iPod School

Coisas da Apple que irritam…

ivzbivzb

Ok, a Apple é revolucionária, só tem produtos legais, bonitos e descolados. Mas existem certos pontos relacionados ao seu mundo (não somente à empresa em si) que são chatos. Uns são compreensíveis, outros não. Vejamos os cinco que se destacam.

1. Janelas que não maximizam

Quem aí acha todos os programas abertos?

Quem usa o Mac OS X sabe que ele é rápido, seguro e prático. Mas por quê diabos não implementar a função de maximizar as janelas dos programas? Só alguns aplicativos aceitam a função, enquanto a maioria não se ajusta a tela adequadamente. Os métodos para fazer essa alteração no sistema causam erros em grande parte das vezes. Podem chamar de inovação, mas ao menos por aqui causa perda de produtividade e, também, de paciência.

2. Telefones de suporte que não funcionam

Se você não tiver disposto a pagar quantias de até R$1.200,00 pelo serviço AppleCare, se prepare pra sofrer quando quiser falar diretamente com a Apple. Não existe uma maneira fácil de entrar em contato com eles via e-mail, e o telefone  exposto no site raramente funciona. A solução é ir em fóruns especializados, dentre eles o do site oficial (em inglês, mas de grande ajuda) para tentar achar a solução do seu problema.

3. Rumores legais que demoram ou não viram realidade

As funções mais esperadas, finalmente incorporadas: multitasking, câmera frontal e flash na traseira.

Ok, essa meio que perdeu força depois do anúncio do iPhone OS 4 e do episódio “perdi um protótipo do iPhone 4G”, disponibilizando as esperadas multitasking e câmera frontal. E até que faz sentido. Como o próprio Steve Jobs ressaltou na última Keynote da Apple, os caras demoram a trazer uma novidade porque, quando o fazem, são melhores do que os outros. E a ausência de Flash (a plataforma, não a lâmpada) no iPhone faz sentido. Olha o HTML5 aí.

4. Bluetooth funcional no iPhone

Outra que é compreensível, mas é um pé no saco e obriga muitos usuários a fazer jailbreak só por conta disto. Incomoda muito não poder enviar uma foto por bluetooth para o Nokia do amigo, mas convenhamos: como será que as gravadoras que dão vários privilégios para a Apple disponibilizando suas músicas para a iTunes Store (essencial para a liderança mundial no ramo de lojas de músicas virtuais) iriam reagir? Será que existe uma maneira de garantir que essa abertura para envio de fotos via bluetooth excluiria brechas no compartilhamento de músicas pagas?!

5. Messenger decente para o Mac OS X e versão em português do MobileMe

Um dos fatos que influenciam pesadamente a decisão dos usuários que estão saindo de um PC para um Mac. Não tem como. Adium, aMSN, Microsoft Messenger ou Mercury: nenhum destes tem um visual tão legal (ou funcionam tão bem) como o Windows Live para PCs. Todos tem consideráveis bugs: webcam o quê? (ignorem a versão 8 beta do Windows Messenger, cheia de bugs), travam, não mostram a imagem de exibição, envio de arquivos/login demorado e exibição de emoticons só quando eles estiverem de bom humor. Tudo bem que pedir um messenger oficial da Microsoft tão bom quanto a versão do Windows é meio utópico, mas pelo menos uma interação decente iChat – Messenger já ajudava bastante. E quão trabalhoso deve ser disponibilizar uma versão em português do serviço de e-mail MobileMe não só para os usuários brasileiros, mas ao menos nas línguas dos países que possuem uma Apple Online Store?!

É claro que tudo isso é compensado pelos prós dos produtos da empresa na hora de escolher. É só perguntar a qualquer usuário Macintosh: qual é a sensação de voltar a usar um Windows?

  • Boa ivzb, gostei muito do post 🙂

  • Falta um bom MSN: verdade, mas até que ponto é culpa da Apple? Maximizar janelas? isso varia de usuário p usuário. Eu detesto trabalhar com janelas maximizadas. Rumores? Quem cria o bafáfá em cima de rumores são os fãs. Ou você acha q a Microsoft ou a Dell não têm patentes malucas e novidades em seus produtos que dificilmente saem da fábrica? A intenção do post foi bacana. Eu, contudo, não concordo com boa parte dos tópicos. cya 😉

    • A intenção não foi me referir somente à Apple em si, e sim ao mundo Apple. Mas valeu pelo comentário, vou dar uma ajeitada no começo pra não confundir outros.
      Realmente, a opção das janelas varia de usuário para usuário, então nada mais digno do que oferecer tal opção para os que preferem a maximização delas, concorda?

  • Eduardo

    Como eh que eh? o ADIUM nao tem visual legal? que outro progrma da pra customizar mais que ele? o adium eh perfeito! Da um pau em qualquer MSN. Desde que migrei pra MAC nunca mais quero saber de msn, so adium!!!

    • Verdade, entre todos ele é o mais bonito. Mas, na minha opnião, não é tão bom quanto o Windows Live pra PCs (incluindo funcionalidades – videoconferência, jogos, etc). Ele até tem aquela aparência legal Mac-like, mas ainda sinto falta de um Windows Live pra mac.

  • Renato Carvalho

    Sei que tem nada a ver com o assunto, mas alguém está com problemas com o Winscp no firmware 3.1.3? Vi umas coisas na net que têm várias pessoas com o mesmo problema. Tenho um iTouch 2G. Nem o Winscp, VNC e Jaduu estão funcionando. Axo que o problema está no Jailbreak e não especificamente no Winscp. Aguardo a ajuda de todos!

  • André Bazaglia

    Eduardo eu também concordo com você, só acho que falta opções de chamadas por vídeo e voz no Adium…

  • Karen

    MAC é aquela empresa de cosméticos, não é?
    Vejamos, odeio aquela nova paleta de sombras e a textura do novo blush.
    Beijinhos

    • Michel

      Hhuahuahauhauhauahuaha ironia (ON)

  • Julio cruz

    Adorei

  • Tiago Albuquerque

    Karen, você é louca? A MAC é a melhor do mundo!!!!

    • @Tiago Albuquerque

      Acho que estava sendo irônica rs

  • Michel

    A questão do MSN eu uso o Adium, e quando estou com o Parallels Desktop ligado eu uso o MSN no Windows XP 😀

  • jegue-boy

    o problema e mac ta se tornando coisa de viado mesmo .
    o tio jobs com aquela camisa preta e calsa jeans enfiada no rego.
    me faz lembrar o cowboy viado
    somos melhores diso daquilo
    a sai fora tao doentes da cabeca

  • Cara, uma coisa eu posso te falar, o AppleCare, email telephone da Apple é simplismente “amazing” aqui no canada!
    Abraços

    • Verdade, e é assim na maioria dos países com uma Apple retail store, mas o problema é que o serviço é tercerizado aqui no Brasil e toda vez que eu, pelo menos, ligo para o número ele tá fora do ar. Outra coisa chata é que a Apple só dá suporte via telefone até após 15 dias da compra, se eu não me engano.

  • Lucas Moreira

    Shooow de bola! É verdade, Apple pode ser ótima, mas tem hora que realmente: irrita.

  • Nao concordo com o 3

  • “Janelas que não maximizam” cara soh pq naum maximiza a janela entao é uma forma para criticar? eu naum uso mac os pq naum tenho, mas tenho um amigo q usa…jah vi ele usando d boa…ele oculta o dock…isso naum ajuda?

    • Não é uma forma “para criticar”, e sim de fazer uma crítica construtiva. Já estou usando a alguns meses e posso dizer que realmente faz falta. Tudo bem que existem pessoas que preferem desse jeito, mas a grande maioria vem de um Windows e está acostumada com essa característica. Como eu comentei ali em cima, por quê não disponibilizá-la então para os que preferem? Quem gosta delas pequenas iria poder usar do mesmo jeito. ;D

  • E a 5, a Apple nao tem nada a ver com isso, MSN e da Microsoft… Ela que tome vergonha e faca um oficial pra iPod Touch/ iPhone e Mac… Quanto ao 3, tudo dentro de sua possibilidade, ja vi um rumor de iPhone 3D, que eh uma caixinha que projeta os icones e etc, pow muito legal, so que nao ta dentro das possibilidades…. Com todo o respeito o post nao ficou muito bom, devia dar uma analizada em algumas de suas ideias… Existem limitacoes cara…

    • Lucas Moreira

      Sim sim, mas talvez seja a incompatibilidade de ambas, pois se a Apple quisesse e fosse atrás, consegueria, na minha opinião.

    • Com certeza. O intuito não foi colocar tudo em cima da Apple em si (como eu disse no começo do post, não estava criticando a empresa em todos os pontos – em alguns rola uma explicação). Existe um aplicativo oficial para Mac, que é o Microsoft Messenger. Provavelmente a Apple não se foca tanto em realizar acordos com a Microsoft para melhorá-lo porque ela quer estimular o uso do iChat, que concorre diretamente com o Messenger. Nem a Microsoft não se interessa em melhorá-lo pra talvez manter essa certa vantagem (o seu produto funciona melhor no seu sistema operacional) nos seus computadores.
      Se você observar bem o 3, eu quis mais “defender” a empresa do que criticar. Dá uma lida novamente e você vai entender o intuito do item: eu estava concordando com o Steve Jobs. Eles talvez demorem a implementar alguma função, mas quando o fazem, fazem direito. Em nenhum momento eu disse que era diferente com outras empresas, até porque a Apple normalmente cria produtos bem mais inovadores do que as concorrentes (que às vezes prometem demais e cumprem de menos).
      Ainda em relação aos rumores, eu quis me referir a coisas mais pé no chão e a tecnologias que já poderiam estar sendo usadas por ela.