iPod School

Códigos do iOS 8 beta indicam multijanela. O recurso poderá chegar na versão final

André BazagliaAndré Bazaglia
apple-wwdc-_0318

Com o provável lançamento do próximo iPhone com a tela maior quase que certo para o próximo evento da Apple, partindo do pressuposto que os rumores estão, hoje em dia, cada vez mais precisos, é de se esperar que um dia a Apple recorreria ao recurso “multijanela” como uma forma de permitir que o usuário aproveite melhor o espaço criado na tela. O recurso, apesar de não existir no sistema puro do Android, existe na TouchWiz, que é a customização que a Samsung cria a partir da versão de código aberto do Android (Android Open Souce Project, o AOPS). Sendo assim, os novos smartphones da Samsung (entre os que têm a tela grande o suficiente) contam com o recurso “multiwindow”. Acreditem, ele é mágico. É uma das únicas coisas que a Samsung fez direito em cima do Android.

Agora, é a vez da Apple fazer o mesmo. O desenvolvedor Steven Troughton-Smith encontrou referências de redimensionamentos 1/2, 1/4 e 3/4 nos códigos da springboard.



Ao anunciar o recurso multijanela como algo a mais no iOS 8, provavelmente junto com o próximo iPhone (que terá a tela mais adequada para o uso de dois apps simultaneamente), a Apple dará um passo à frente do Android. Afinal, a versão pura do sistema operacional da Google não oferece essa possibilidade que é quase que indispensável para quem, assim como eu, já teve a chance de ter uma experiência com ela.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.