iPod School

Código-fonte do Adobe Photoshop 1.0 para Macintosh é publicado

Bruno De BlasiBruno De Blasi

Parece que nem é real para a época, mas em 1990, com monitores em preto e branco exclusivamente para Macintosh, o Photoshop viria ao mundo com a realidade de editar imagens, e era uma inovação na época criada por Thomas Knoll. 23 anos depois, a referência em design e a exigência para edição de imagens, tem o código-fonte da sua primeira versão liberado no Museu da História da Computação, isto é, podendo brincar com o editor sem problemas.adobe-photoshop-macintosh

Caso você não saiba exatamente o que isto faz, com o código-fonte, é possível ter acesso a toda criação por trás do aplicativo, isto é, você pode modificar o que quiser e ver o que faz aquilo funcionar. Possivelmente, e se alguém se dispor, pode haver uma possibilidade de vermos o Photoshop tanto no Mac, como no Linux, entre outros, e ainda assim, criar projetos à base disso, por exemplo.

Então, para a alegria de todos — e um milagre por parte da Adobe –, o código-fonte com 185 mil linhas, foi liberado e é quase todo feito em Pascal (com o resto em Assembly). Infelizmente, para aqueles que decidam se aventurar com o código, ele está programado para o processador Motorola 68000 e feito para Macintosh, o que pode trazer uma certa dificuldade.

O código está disponível no site do Museu da História da Computação e precisará aceitar um termo alegando que não utilizará comercialmente e pesa em torno de 600KB. Caso queira saber mais sobre o editor, a Adobe também disponibilizou um manual e um tutorial de uso. Uma oportunidade dessas é ótima para ver como era feito um app para Macintosh, e também, para brincar um pouco.