iPod School

Cientistas desenvolvem bateria que pode ser carregada até 70% em 2 minutos

André BazagliaAndré Bazaglia

Em 2013, noticiamos que uma jovem de 18 anos inventou um super capacitor que possibilitaria a carga completa de smartphones entre 20 e 30 segundos. Imagine você conectar seu iPhone na tomada e retirá-lo depois de meio minuto, tendo a certeza que a carga está, novamente, completa. Foi o que a jovem concretizou. Isso garantiu à ela um prêmio da Intel, conforme mostramos em “Jovem de 18 anos cria o super capacitor, que revolucionará baterias“.

201152

Do ano passado, quando anunciamos a novidade, até então, nada da nova tecnologia veio a público. Mas cientistas criaram uma alternativa, ainda baseada na tecnologia já conhecida lithium-ion (íon-lítio), que entrará no mercado em apenas 2 anos. A proposta da tecnologia é menos agressiva do que a apresentada em 2013. Seria possível recarregar uma bateria em 70% em apenas dois minutos, além de aumentar o ciclo total de cargas em até 20 vezes (chegando até 10 mil ciclos).

O professor Rachid Yazami, co-inventor do lítio-grafite, utilizado em grande parte das baterias íon-lítio atuais, já afirmou que este é o próximo grande passo em tecnologia de baterias.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Luciano

    O engraçado que sempre vemos
    Esses avanços surgirem mas nunca de fato chegam ao consumidor final

  • Marcus Alcazas

    Sou muito mais essa tecnologia https://www.youtube.com/watch?v=9DhJZAhjbcI
    Muito mais rápido e não precisa fabricar novas baterias com novos materiais, enfim, parece até mentira mas tá aí pra quem quiser ver.