Press "Enter" to skip to content

Chromecast – E agora, Apple?

Dispositivo Chromecast, com cerca de 2 polegadas.
Dispositivo Chromecast, com cerca de 2 polegadas.

Eis que no dia de ontem (24), a Google lançou um dispositivo que promete simplificar muita coisa. Já ouviu falar de AirPlay? Pois é, creio que já. É a tecnologia da Apple que te permite reproduzir conteúdo multimídia em qualquer tela maior, usando Wifi. Claro que você precisa de um Apple TV para que essa mágica aconteça. Suponho que muita gente não utilize desse recurso. Porém, BUM, a Google veio e mastigou essa ideia no seu novo portable device.

O Chromecast é um pequeno dispositivo (parecido com um pendrive) que vai se conectar na entrada HDMI do seu televisor e, claro, promete maravilhas! Com ele, é possível reproduzir qualquer conteúdo desde vídeo a imagens na sua TV, direto do seu Smartphone, tablet, notebook etc. Note beeem esse ‘etc’. Sim, diferentemente do AirPlay, tecnologia restrita aos dispositivos da Apple, o Chromecast funciona com qualquer plataforma (até OS X). Ele se conecta a rede Wifi, linka com o seu dispositivo de reprodução e exibe tudo na tela maior.

Para utilizar, é só conectar o device na entrada HDMI do aparelho televisor.
Para utilizar, é só conectar o device na entrada HDMI do aparelho televisor.

Um exemplo simples dessa ‘portabilidade facilitada’ é que o App do Youtube para iOS possui essa compatibilidade e, com um simples toque, te liberta da tela pequena do seu iPhone. O mesmo acontece com um tablet ou, até mesmo, com seu navegador Chrome. Alguns sites até estão noticiando que o Chromecast transforma sua TV normal em uma Smart TV, que são aqueles novos televisores sofisticados que se conectam a internet e fazem de tudo.

O Chromecast se conecta a todas as plataformas; Android, iOS, Windows e até OS X.
O Chromecast se conecta a todas as plataformas; Android, iOS, Windows e até OS X.

É cara, foi uma ótima sacada da Google. Porém, entretanto, todavia, com certeza não seria um dispositivo barato. Porque pra fazer tudo isso, precisa de muita tecnologia de produção… Pensou errado, moço! Nos US, o Chromecast está saindo por meros 35$ (algo como 70 dilmas aqui no Brasil) e já está a venda. Mesmo que esteja barato lá fora, se deseja adquiri-lo, já é ‘legal’ prepararmos os bolsos porque aqui, 35$ viram uma bola de neve em reais facilmente. Infelizmente, como já esperado, o dispositivo ainda não foi lançado no Brasil e nem tem previsão para que isso aconteça.

Concluindo: é uma solução um tanto barata, funcional e muito simples. Afinal, plugar um pendrive na TV e ter acesso a tanta coisa é conceito futurista até. Só nos resta esperar se a Apple abrirá uma retalha nesse produto. Porque, olha, não tem nem comparação de preço entre um Apple TV e um Chromecast.

Esse é o vídeo conceitual lançado pela Google:

E aí, galera? Qual o veredito de vocês?

##

Atualização (12:00):
Pelo visto, há algo não mencionado no vídeo conceitual do Google e que, graças ao leitor Thiago Diniz, completará o post. No vídeo, vemos um Chromecast ‘espetado’ na televisão e funcionando com autonomia. Mas na realidade, quando você adquire o produto, ele vem com uma fonte USB e até uma pequena extensão para a HDMI da TV, caso necessite. Era de se esperar que fosse necessário para o fornecimento de energia adequado. Algo também a adicionar é que os Apps precisam de uma atualização já disponível, que adiciona o recurso de reproduzir o conteúdo pelo Chromecast ou pela tela do próprio dispositivo.

É claro que isso deixa o produto um pouco menos atrativo, comparado com o que vimos no vídeo. Porém, segundo a resenha da Forbes, ele executa sua função perfeitamente como prometido.

A Forbes também preparou um vídeo de Unboxing do produto, confiram: