iPod School

Chromecast – E agora, Apple?

Murilo FigueiredoMurilo Figueiredo
Dispositivo Chromecast, com cerca de 2 polegadas.

Dispositivo Chromecast, com cerca de 2 polegadas.

Eis que no dia de ontem (24), a Google lançou um dispositivo que promete simplificar muita coisa. Já ouviu falar de AirPlay? Pois é, creio que já. É a tecnologia da Apple que te permite reproduzir conteúdo multimídia em qualquer tela maior, usando Wifi. Claro que você precisa de um Apple TV para que essa mágica aconteça. Suponho que muita gente não utilize desse recurso. Porém, BUM, a Google veio e mastigou essa ideia no seu novo portable device.

O Chromecast é um pequeno dispositivo (parecido com um pendrive) que vai se conectar na entrada HDMI do seu televisor e, claro, promete maravilhas! Com ele, é possível reproduzir qualquer conteúdo desde vídeo a imagens na sua TV, direto do seu Smartphone, tablet, notebook etc. Note beeem esse ‘etc’. Sim, diferentemente do AirPlay, tecnologia restrita aos dispositivos da Apple, o Chromecast funciona com qualquer plataforma (até OS X). Ele se conecta a rede Wifi, linka com o seu dispositivo de reprodução e exibe tudo na tela maior.

Para utilizar, é só conectar o device na entrada HDMI do aparelho televisor.

Para utilizar, é só conectar o device na entrada HDMI do aparelho televisor.

Um exemplo simples dessa ‘portabilidade facilitada’ é que o App do Youtube para iOS possui essa compatibilidade e, com um simples toque, te liberta da tela pequena do seu iPhone. O mesmo acontece com um tablet ou, até mesmo, com seu navegador Chrome. Alguns sites até estão noticiando que o Chromecast transforma sua TV normal em uma Smart TV, que são aqueles novos televisores sofisticados que se conectam a internet e fazem de tudo.

O Chromecast se conecta a todas as plataformas; Android, iOS, Windows e até OS X.

O Chromecast se conecta a todas as plataformas; Android, iOS, Windows e até OS X.

É cara, foi uma ótima sacada da Google. Porém, entretanto, todavia, com certeza não seria um dispositivo barato. Porque pra fazer tudo isso, precisa de muita tecnologia de produção… Pensou errado, moço! Nos US, o Chromecast está saindo por meros 35$ (algo como 70 dilmas aqui no Brasil) e já está a venda. Mesmo que esteja barato lá fora, se deseja adquiri-lo, já é ‘legal’ prepararmos os bolsos porque aqui, 35$ viram uma bola de neve em reais facilmente. Infelizmente, como já esperado, o dispositivo ainda não foi lançado no Brasil e nem tem previsão para que isso aconteça.

Concluindo: é uma solução um tanto barata, funcional e muito simples. Afinal, plugar um pendrive na TV e ter acesso a tanta coisa é conceito futurista até. Só nos resta esperar se a Apple abrirá uma retalha nesse produto. Porque, olha, não tem nem comparação de preço entre um Apple TV e um Chromecast.

Esse é o vídeo conceitual lançado pela Google:

E aí, galera? Qual o veredito de vocês?

##

Atualização (12:00):
Pelo visto, há algo não mencionado no vídeo conceitual do Google e que, graças ao leitor Thiago Diniz, completará o post. No vídeo, vemos um Chromecast ‘espetado’ na televisão e funcionando com autonomia. Mas na realidade, quando você adquire o produto, ele vem com uma fonte USB e até uma pequena extensão para a HDMI da TV, caso necessite. Era de se esperar que fosse necessário para o fornecimento de energia adequado. Algo também a adicionar é que os Apps precisam de uma atualização já disponível, que adiciona o recurso de reproduzir o conteúdo pelo Chromecast ou pela tela do próprio dispositivo.

É claro que isso deixa o produto um pouco menos atrativo, comparado com o que vimos no vídeo. Porém, segundo a resenha da Forbes, ele executa sua função perfeitamente como prometido.

A Forbes também preparou um vídeo de Unboxing do produto, confiram:

  • Raniere Dantas

    Vou comprar o meu 😉

  • movibe

    Da hora! A Apple deveria dar suporte a outros dispositivos também, se o produto dela realmente é superior a pessoa deveria pelo menos experimentar os recursos e migrar aos poucos e não ser totalmente forçada a migrar por completo e ter que adquirir todos os idevices da empresa

  • Thiago Diniz

    nao eh um pendrive como anunciam, olha como ele realmente funciona https://mobile.twitter.com/OurielOhayon/status/36

    • Murilo Figueiredo

      Valeu, cara! Eu vou ratificar o post!

  • Joao Luiz Gomes

    Vontade de ter uma Apple TV < abismo < take my money google.

  • Gabriel

    Vai ser possivel espelhar a tela do computador na tv? não so paginas do google chorme e videos do youtube?

    • Murilo Figueiredo

      Sim, ele reproduzirá apenas o conteúdo multimídia, salvo paginas do Chrome.

      • eduard08

        existe sempre o jailbreak é so esperar por algo

        • brunogdb

          Se ele tiver algo open source como o Android e alguém consiga criar um modo de "enganar", claro que consegue. Vindo do Google, ele deve ter algo (e algo fundamental) open source, assim como o Android é.

  • Fabio

    Acho que não podem ser comparados.
    O Chromecast só consegue reproduzir audio e video na TV, enquanto o AppleTV disponibiliza jornais, Netflix, Radio, músicas, filmes, fotos e espelhamento de tela na TV.

  • Emiliano

    vou querer 2, por favor, 😀

  • Para os que se desanimaram com o cabo de força: ele é opcional. Se o dispositivo for plugado em uma porta hdmi 1.4 não será necessária a alimentação externa, do contrário sim…

  • Rafael

    Bem agora que comprei meu Apple TV sai isso :S

  • Gerivaldo

    Vendendo meu Apple TV