Press "Enter" to skip to content

Chip de desbloqueio Gevey é incompatível com o iOS 5 beta 2. Solução? Downgrade de baseband!

Ontem, logo após o lançamento do iOS 5 beta 2, passei por um susto enorme. Assim que o Gabriel Mettrau me mandou um SMS informando que o iOS 5 havia sido lançado, logo corri para o portal da Apple e fiz o download dele, com o iTunes novo. A atualização ocorreu normalmente, mas logo em seguida, fui seguir o procedimento padrão do desbloqueio do Gevey, que para minha surpresa, não funcionou. Tentei de novo, e de novo, e de novo. Foram mais de dez tentativas, todas fracassadas. Comecei a me preocupar.

Pelo fato do Gevey ter funcionado no primeiro beta do iOS 5, eu estava absolutamente certo de que tudo funcionaria normalmente com o segundo beta. Errei. É bom errar. Isso só me mostrou que o iPhone, assim como a Apple, é uma caixinha de surpresas: ele surpreende quando você menos espera. Para os que exigem mais detalhes: o Gevey chegava a exibir a tela de introcução. Eu aceitava, aguardava 15 segundos, discava para o número “112”, ligava o modo avião, esperava a mensagem de que nenhum SIM estava instalado, e desligava o modo avião. Depois de certo tempo, ao invés do nome da operadora aparecer, era a tela de introdução do Gevey que aparecia novamente.

Imaginem meu desespero até aí. Tive calma e tentei fazer algo um pouco diferente. Tentei voltar para o iOS 4.3.3, na confiança de que o bloqueio seria imposto pelo iOS 5 beta 2, e não pela sua nova baseband (04.11.06). Foi aí que encontrei a solução, e descobri algo bem interessante.

Solução:

A restauração foi extremamente simples. Conectei meu iPhone 4 ao MacBook e coloquei o mesmo em modo DFU. O MacBook rodava a última versão pública do iTunes (10.3), e não a versão beta (10.5). O iTunes avisou que havia um iPhone em modo de restauração, e pediu que eu o restaurasse. Foi o que eu fiz: cliquei em restaurar e aguardei.

Depois da atualização, para a minha surpresa, o processo de desbloqueio pelo Gevey funcionou. Fui checar a baseband também, e foi aí que fiquei completamente surpreso: a versão da baseband não era mais a 04.11.06, e sim a 04.10.01. Uau, foi feito um downgrade de baseband no iPhone.

Conclusão:

Que coisa mais interessante: o downgrade de baseband é possível quando você está em uma versão beta. Ao que me parece, a baseband dos betas da Apple não é assinada, e o iTunes prioriza a baseband assinada à não-assinada. Restaurei meu iPhone para a versão 4.3.3, e ele voltou para a baseband da versão 4.3.3. Acredito que se eu restaurasse para as versões 4.0 ou 4.0.1, a baseband *possivelmente* voltaria para a mais antiga de todas, que é  desbloqueável via software sem a necessidade nem mesmo de um chip externo, como um Gevey. Por que eu não restaurei meu iPhone para a 4.0, então?

Não restaurei ele para a 4.0 porque não é possível. Há a necessidade de ter o SHSH salvo anteriormente para a respectiva versão pelo Cydia. Já que meu iPhone veio, de fábrica, com o iOS 4.2.1, não possuo o SHSH da versão 4.0 salva nele, e minha ideia ficou só no conceito.

De qualquer maneira, fica a dica para qualquer um que tenha atualizado para o iOS 5 beta 2 e use o Gevey: restaure seu iPhone com a versão 10.3 do iTunes. Seu iOS e sua baseband será restaurada. 😉