iPod School

CES 2015: Nova central automotiva com Apple Carplay e Android Auto juntos

André MacêdoAndré Macêdo

Se você é um usuário bem antenado e com poucas frescuras, pode como eu já ter experimentado o melhor do iOS e do Android – no ano passado, entre furtos, rolos e oportunidades tive 7 iPhones, 4 Androids e até um Nokia. Porém quando o quesito são acessórios tudo fica muito restrito a um único sistema. Em muitos carros por exemplo, o som apenas tem compatibilidade via USB para o iOS – nos carros daqui de casa e isto acontece e é um dos motivos que me tirava o interesse do Android. Mas isto está para mudar.

Foi anunciado na CES 2015, uma das maiores conferências de tecnologia do ano, em Las Vegas, uma central automotiva da empresa Parrot denominada RNB6. O que ela possui de tão diferente é um sistema com Dual Boot entre Apple Carplay e Android Auto juntos em um mesmo aparelho.

SEU SMARTPHONE ANDROID OU IOS COM SEU CARRO

Esta poderosa central automotiva foi feita para ser sincronizada com os dois sistemas portáteis mais comercializados dos últimos anos e talvez um deles esteja na sua mão agora: iOS e Android. O funcionamento é bem intuitivo, há um sistema-base – que não foi divulgado nos testes – embutido com GPS, bluetooth para ligações, controles de voz e diagnósticos diversos sobre o carro, além de uma câmera frontal. Sim, uma câmera frontal
CES PARROT RNB6 2

Mais para o seu carro

O Parrot RNB6 conecta-se pela porta OBD do seu carro e trás informações diversas como consumo médio, distância percorrida ou autonomia, também podendo informar falhas mecânicas e elétricas no veículo – sendo bem útil para gearheads como eu. Abaixo, é possível ver também que o RNB6 pode controlar o sistema de ar condicionado.

CES PARROT RNB6 4

O que isso vai mudar em minha vida?

O Parrot RNB6 ainda não tem preço definido – sabe-se apenas que vai custar muito – ou data de lançamento, pois a CES é um momento para empresas exporem seus projetos e progressos ao decorrer ano, não necessariamente vindo a lançar tais produtos em seguida. Mas este projeto em específico representa o começo de tecnologias dedicadas a mais de uma plataforma, o que pode baratear custos no futuro. Então futuramente, se você andar em um carro que integre completamente o iOS e Android – quem sabe Windows Phone também – já sabe quem agradecer, à empresa Parrot!

Analista