iPod School
iPod School

CEO da Sony Music confirma: streaming de músicas da Apple será lançado hoje

André BazagliaAndré Bazaglia

É praticamente certo: hoje, a Apple dará seu primeiro passo público no mundo de streaming de músicas. E ele será bastante pretensioso e ameaçador aos serviços já existentes. Por mais que o universo de streaming pareça estável e dominado por alguns gigantes como Spotify, Deezer, Rdio, Google Play Music e outros, e que a Apple chegará tarde no meio de gigantes, a real situação é outra. A Apple tem vantagens extremamente fortes que podem tornar seu negócio rentável, ao contrário de suas concorrentes. Conforme já expliquei na matéria das minhas apostas para o evento de hoje, o iTunes é a maior loja virtual de músicas do mundo, o iOS é um dos sistemas operacionais mais usados do mundo, e o Beats já tem um pé dentro do no mercado de streaming com o Beats Music.

Uma confirmação interessante que dá mais base para minhas opiniões sobre o assunto veio do CEO da Sony Music, Doug Morris. Ele diz:

O que a Apple tem a nos oferecer com isso? Bem, eles têm 178 bilhões ed dólares no banco. E eles têm 800 milhões de cartões de crédito cadastrados no iTunes. O Spotify nunca recebeu muita publicidade porque ele nunca foi rentável. Meu palpite é que a Apple vai promover loucamente seu serviço e eu acho que o resultado será um efeito de halo sobre o mercado de streaming.

A meta da Apple, de acordo com rumores, é conseguir 100 milhões de assinantes para o seu serviço em um prazo relativamente curto (ainda que não tenha sido especificado). O Spotify tem 15 milhões de assinantes, e sem dúvidas se sente ameaçado. Não duvido nada que a super estranha promoção de 3 meses de Spotify por R$ 1,99 anunciada por eles seja uma estratégia para fidelizar assinantes enquanto há tempo, antes da monopolização da Apple. Aposto que Daniel Ek, CEO da Spotify, assistirá ao evento de hoje apreensivamente.

Assinantes do já existente Beats Musics serão migrados para o novo serviço da Apple. Cobriremos o evento ao vivo, hoje, às 14h, no iPod School LIVE.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.