iPod School

Carro autônomo? Veja o que a Apple tem feito em São Francisco

André MacêdoAndré Macêdo

O mercado automotivo tem fervido nos últimos anos. Há mais de uma década atrás, talvez poucos imaginassem que hoje poderíamos estar rodando em carros elétricos, quanto mais em veículos autônomos… Veículos o que? Autônomos! 

Os termos elétrico, híbrido, e autônomo a muito deixaram de fazer parte apenas do portfólio do Exterminador do Futuro e foram parar nas prateleiras de peças das principais montadoras. Quem tem o o melhor, mais barato ou mais eficiente carro com combustível alternativo – senão os três juntos – está ditando o horizonte para o futuro do setor automobilístico.

Mas estamos aqui para falar do que a Apple tem feito. Antes de tudo, entenda o que é um carro autônomo neste vídeo:

Funciona mais ou menos assim…

Ok, eles geralmente não são feitos para dar kawabanga encostar nas pessoas por aí, ao contrário, sua função é de conduzir o veículo sem a necessidade de um motorista ou seja, de moto autônomo. Como isso é feito? Com vários sensores e câmeras espalhados pelo carro, geralmente sobre o teto, que lêem a cada fração de segundo tudo o que acontece ao redor do veículo. Alinhado com GPS e outros truques, os carros autônomos já podem rodar com fluidês em alguns estados dos Estados Unidos.

No começo da semana passada porém, uma van aparentemente a serviço da Apple foi fotografada rodando por San Francisco e note que o veículo carrega consigo uma série de câmeras e sensores no teto. Seria este um carro autônomo?

Esta é uma pergunta que todos nós fazemos. O vídeo acima contudo foi feito ano passado, mostrando um veículo de mesmo modelo que o da foto mas de outra cor, passeando em Nova York. A Dogde Gran Caravan escura foi vista semana passada em Concord, um subúrbio de San Francisco a quase 5.000km de NY. Ambos carros apresentam todos os elementos que indicam um veículo de testes autônomo, embora a Apple não seja homologada a testar este tipo de tecnologia, de acordo com fontes.

Entretanto esta semana, após ter noticiado esta mesma matéria, o site Business Insider recebeu um email não-oficial de um suposto empregado da Apple que alega conhecer do que se trata esse projeto:

Estamos trabalhando em algo que vai dar um banho na Tesla.

Caso não saiba, a Tesla é a maior montadora de carros elétricos hoje no globo, então alegar que uma empresa sem passagens no ramo automotivo vai superar a empresa mais forte do segmento é um tanto quanto ousado. Ainda de acordo com o funcionário a empresa da maçã tem contratados 50 funcionários que trabalharam previamente na Tesla. Ele também diz que será um projeto difícil de ser engavetado, logo, não seria apenas uma tecnologia esquecida.

O que você acha? A Apple está com um pé dentro do mercado automobilístico?

Analista