iPod School
iPod School

Campus Party Recife: Conheça o casemod de um Power Mac G4

André MacêdoAndré Macêdo

Campus Party é uma conferência de referência tecnológica e empreendedora na América Latina. Atualmente ela acontece no Brasil ao decorrer do ano estrategicamente em São Paulo e Pernambuco (concentrando assim a região centro-sul e norte-nordeste). Se você ainda não foi para uma, está convidado para a próxima de janeiro de 2016 em São Paulo, pois neste momento que escrevo a Campus Party Recife teve seu último dia! De que? De palestras diversas, workshops variadas (vamos falar sobre uma bem bacana depois) ao campeonato de LOL – vulgo lolzinho.

Mas o post de hoje é sobre casemods. Um em específico, bem nostálgico de o que parece ser um Power Mac G4 – que inclusive passou ontem pelo nosso Facebook. Caso você não saiba, casemod é a personalização interna e externa de uma CPU, bem como a criação de uma, ao gosto do dono. Mas também pode ser considerado como aquelas CPUs grandes e caras vendidas no varejo. Seja como for, esta aqui parece ser apenas uma CPU da Apple fabricada entre 1999 e 2004 que o tempo conservou. Mas por dentro ela levou os upgrades necessários para sobreviver sem precisar de bengalas. Observe abaixo.

Especificações técnicas:

Esta pode não ser uma configuração gamer, mas é bastante funcional. A título de comparação, meu Mac Mini mid 2010 tem placa integrada inferior (256mb GeForce). Veja o comentário sobre o proprietário, Diego Raniery acerca do seu casemod.

DSC_2916

Gastei em torno de dois meses para a modificação, tentei preservar os artigos externos do gabinete por se tratar um gabinete bastante bonito de fábrica, entretanto sua parte interna foi drasticamente mudada. Sua performance foi baseada no resfriamento interno do gabinete, no qual foi arquitetado um melhor fluxo de ar quente e ar frio.
O que achou deste casemod? Você conhecia essa época “de cristal” da Apple? Infelizmente Diego não foi vencedor da sua categoria na disputa de casemods da Campus Party Recife, mas vai pra casa feliz por ter revivido uma bela máquina. 🙂

Analista

  • Alex

    1 post por quinzena agora? :/

    • Alex

      abandonaram os post de jailbreak tambem?

    • JanjaBoy

      Por conta dessas, eu as vezes esqueço de vir até aqui!

  • JanjaBoy

    Matéria nova gente!!