Press "Enter" to skip to content

Bugs no iOS 6.1: rede 3G e duração da bateria

20130209-004819.jpg

A Apple tem, desde sempre, um histórico de deixar bugs escaparem em suas versões do iOS. Mesmo liberando diversos betas exclusivos para desenvolvedores e recebendo feedbacks de bugs antes das versões finais serem lançadas, é especialidade da Apple modelar um iOS bugado – parece que está no DNA da empresa. Dessa vez, são duas reclamações gerais: 1) péssimo desempenho da rede 3G e 2) duração da bateria lamentável.

Nos dois casos, é impossível – supondo que você que não trabalhe no desenvolvimento do iOS e não seja um especialista em engenharia reversa – explicar os motivos concretos que causam os bugs. Ao mesmo tempo, diversas variáveis devem ser levadas em consideração nos dois bugs. Os mínimos detalhes afetam a duração da bateria; e no caso da recepção do 3G, até a posição da sua mão para segurar o aparelho pode interferir em algo. Pode, também, existir uma relação entre a dificuldade do aparelho em obter o sinal da operadora e o consumo de bateria: uma vez que o iPhone fica constantemente buscando sinal, mais bateria é consumida. A ideia faz muito sentido.

Por enquanto, a única confirmação oficial que temos é a da operadora Vodafone, que aborda diretamente seus clientes [no caso da imagem, a proprietária do iPhone tinha o aparelho de geração 4S] solicitando que a atualização para o iOS 6.1 não seja feita, a fim que problemas com a recepção do sinal 3G sejam evitados. Não só com a Vodafone, o problema é reproduzido no mundo todo – inclusive no Brasil.

A recepção do sinal 3G ainda é, no Brasil, regular. É importante salientar que, mesmo que você tenha problemas com a conectividade 3G e seja usuário do iOS 6.1, o problema pode estar além do sistema operacional do seu smartphone, e fora do seu controle: na própria qualidade de sua operadora, que pode deixar a desejar neste aspecto.