Press "Enter" to skip to content

Bug no iOS 6 permite fazer ligações sem desbloquear iPhone

ios6-logo-vivid-e1339511874517Como ocorrido em 2010, mais um problema similar de segurança (re)ocorre no iPhone: a questão de bugs no estado de bloqueado do aparelho. A falha pode ser reproduzida por qualquer um que fizer um procedimento não muito complicado, que como resultado faz com que o aplicativo “Telefone” é aberto invés de fazer uma chamada de emergência, dando acesso total aos contatos, fotos e completando ligações, mesmo que a senha não seja digitada no iOS.

Explicando melhor: quando você está com o iPhone bloqueado e deseja desbloqueá-lo, você tem a opção de fazer uma chamada de emergência – a função de chamada de emergência realmente deve existir, em todas as situações. Brincando com esse recurso, apertando alguns botões que completam a brincadeira mágica, o resultado é esse:

Caso deseje testar, você precisa bloquear seu aparelho; deslizar o famoso “Slide to unlock”; pressionar o botão para desligar até aparecer o slide, mas cancelar — se a barra de status (onde fica sinal, hora e afins) ficar azul, deu certo; digitar um número de emergência, discar e cancelar a ligação; bloquear o aparelho e ativar apertando o “home”; por fim, deslizar o “Slide to unlock”, segurar sleep/power por 3 segundos e abrir a chamada de emergência. O aplicativo de telefone será aberto ‘automágicamente’.

Uma falha dessas é algo bem crítico, já que as informações do usuário estarão disponíveis para qualquer um. A Apple já anuncio que em breve terá uma solução, mas não há data de liberação. Essa semana, a Apple liberou a atualização do iOS 6.1.1 apenas para iPhone 4S. Será que teremos um iOS 6.1.2 em breve?