iPod School

Bug faz aplicativos encerrarem ao digitar uma sequência de caracteres árabes no iOS 6 e OS X Mountain Lion

Bruno De BlasiBruno De Blasi
apple-bug

Encontrar um bug pode ser super normal no mundo digital. Aliás, é inevitável que sistemas complexos tenham bugs. E por melhor que sejam os programadores da Apple, nem a empresa tecnológica mais revolucionária do planeta escapa de bugs em softwares. Mas cá entre nós, dentro do mundo da Apple há cada bug mais bizarro que o outro. Foi descoberto hoje um bug por um site russo: quando o usuário digita certa sequência de caracteres árabes, o aplicativo no qual está a sequência fecha espontaneamente. Já vimos quase isso uma vez, e estamos vendo novamente.

Reproduzir o bug é bem simples: basta que a sequência de caracteres árabes seja inserida em qualquer aplicativo, a exemplo do iMessage ou Safari; não seria legal algum usuário mal intencionado lhe enviar a maliciosa sequência e causar um loop infinito de ‘crash’ no aplicativo nativo de mensagens do iOS, por exemplo. A vulnerabilidade afeta a framework CoreText, responsável pela renderização de textos no sistema. A parte menos pior é que a segurança do usuário não é afetada, e o bug limita-se à inconveniência causada para o mesmo.

Segundo o site russo, a Apple já tem conhecimento deste bug há seis meses, ou seja, o iOS 7 e OS X Mavericks muito provavelmente estarão livres dele. O Facebook também criou um modo de bloquear que se envie ou publique no mural tal sequência. Aguardemos a versão final dos dois betas de sistemas operacionais da Apple.

Atualização 23h00min: nós, do iPod School, fomos vítimas do novo bug, que já virou brincadeira no Twitter. Alguns aplicativos foram afetados, como o Safari, Facebook e Tweetbot no meu iPod. Mas quando mandei para o André Bazaglia, só afetou o Safari no Mac, já no iPhone, não foi afetado no Facebook. Outro caso, todo mundo está sofrendo com isso. A “string da morte” já virou piada no Twitter e eu tenho ela aqui. Acho que nenhum engenheiro irá dormir esta madrugada.

  • otavioricciotti

    Testei e comprovei: o iOS 7 eliminou o bug causado por esta sequência de caracteres. 😉

    • krikaoli

      Qual é a sequência pra eu mandar pra um amigo de brincadeira.

      • brunogdb

        Sério, se abrirem, vai travar tudo. Não vai ser culpa minha: http://jota.pm/allah

        • krikaoli

          uhauhauhahuahuahu obrigado! Quero ver se funciona mesmo.

        • HAHA, boa! 😛

  • Meu iPhone está no iOS 6.1.3 e não aconteceu nada… hahaha.

  • krikaoli

    ahuahuauhauhahau o meu iphone não manda mais mensagem, não navega mais na net… ahuauauhahahu e não abre mais email também.

  • Bryanuhlig

    Na versão 5.1.1 não ocorre o bug.