Press "Enter" to skip to content

Breve review novo OS X Mountain Lion para MACs

Como sabemos no mundo dos PCs que ainda dominam o mercado mundial, temos o popular Windows e sua nova versão ao qual há meses está em desenvolvimento na sua versão 8.

Mas na Apple as coisas estão de vento em popa e como já anunciado a poucos dias de forma inesperada até aqui mesmo no Blog pelo camarada Bazáglia, a maçã mal lançou um sistema e já vem com outro ao qual promete quebrar a banca o OS X Mountain Lion que por enquanto está em sua versão preview para developers.

Bem, em comparação com sua rival, a Maçã está fazendo um caminho diferente da empresa de janelas, que ao invés de desenvolver um sistema voltado para tablets, ela está trazendo o sistema que já funciona em seus tablets com iOS para os seus belos PCs de mesa ou portáteis.

A aparente vinda do iOS para os seus PCs ao que parece vem agradando muita gente que a princípio com o OS X Lion ficou um tanto com o pé atrás, mas ela está investindo pesado neste grande integração de Hardware e seus sistemas.

Em teste aqui, o que posso dizer?  O sistema é muito equilibrado, simples e bem funcional, fora que estou sentindo ser até mais leve que o seu irmão Lion já em sua verão 10.7.3.

Aplicativos que antes tinha apenas nos aparelhos portados do iOS, agora estão presentes no novo sistema, dentre estes destacamos, Messages, Notes, Reminder e outros, foram portados também para o OS X Mountain Lion.

Lembram-se do iChat, um programa de troca de mensagens?, bem agora virou o Messages, que permite a troca de mensagens entre pessoas proprietárias de iDevices Apple de forma muito prática e rápida, além de evitar alguns gastos com $$$. O app Messages possibilitará o envio ilimitado de mensagens, fotos e vídeos, diretamente de Macs para outro Mac ou dispositivo iOS. Ainda sim,  continuará suportando as redes JAbber, Yahoo, AIM, Messenger e Google Talk – Este app já pode ser baixado em versão Beta aqui.

Sobre o Notes ou na forma português “Notas”, poderemos escrever assim como da forma nativa no iOS. Poderemos escrever simples notas de qualquer coisa que desejarmos até as receitas de bolo da vovó. A integração com o sistema iOS entre Mac, iPad, iPhone e iPod é perfeita!

 

Já o Reminders “Lembretes”, tem o mesmo objetivo do aplicativo nativo a partir do iOS 5.x.x ao qual no ajuda com determinadas tarefas, adcionando lembretes sobre o que desejamos ser lembrados e com hora marcada.

Você usa muito seu Game Center? A rede social criada pela Apple para jogos? Então vai gostar das boas novas, pois o mesmo já marca sua presença no Developer Preview do sistema.

Como no caso dos dispositivos móveis, essa central vai reunir games instalados no Mac e permitir jogos on-line contra outros usuários. Junto com ela, a Apple está oferecendo novas ferramentas aos desenvolvedores de jogos para que possam integrar seus programas ao Game Center.

Algo que logo nota-se é a facilidade de uso assim como nos aplicativos nativos em iOS, agora portados para a sua versão desktop. Da mesma forma que usamos em um iPhone ou iPad estes apps, é a mesma forma de ser usado no novo sistema M. Lion.

Já no Lion a Apple chamou a atenção para o seu sistema iCloud “nas nuvens”, mas nesta nova versão a Apple admite que a integração será bem melhor, sendo assim o novo sistema foi totalmente re-trabalhado a fim de integrar o iCloud da forma mais perfeita possível, tanto que no OS X Mountain Lion você também poderá se logar com a sua Apple ID. Uma vez feito isso, os seus dados do iCloud estarão automaticamente sincronizados no seu Mac, Mac pro e assim por diante de forma mais aperfeiçoada que no sistema anterior. A princípio, tudo que você fazer no seu iOS, como notas, Lembretes, Game Center, dentre outros, estarão automaticamente sincronizados e serão mostrados ou alertados no M. Lion. Isso é um espetáculo, além de grande organização e integração que trará aos novos users do sistema.

Outra coisa que vale a pena destacar e se você já gostou, ficará ainda mais feliz, é que a maçã portou do novo iOS 5 para seu novo sistema, é o Centro de Notificações.

No iOS, o mesmo é responsável por gerenciar de forma limpa as notificações e diversos avisos e lembretes dos vários aplicativos instalados nos idevices. Da mesma forma agora, o CN terá funções semelhantes ao seu irmão mais velho no iOS e mostrará de forma discreta as várias notificações dos programas instalados no sistema bem como os portados do iOS para o M. Lion. Acima eu disse “semelhante”, sim claro, isso porque no M. Lion a maçã, aprimorou mais o CN de forma a aproveitar melhor o espaço em tela e seus recursos, com o  fim de tirar melhor proveito do mesmo.

Outra coisa que vale dizer é que assim como no iOS 5, notamos uma boa integração com o twitter, da mesma forma o novo sistema criado pela Apple trará maior integração com a rede social do pássaro azul. Por meio deste novo recurso oferecido nativamente pelo sistema, você poderá dar suas twittadas diretamente dos programas como Safári, illustrator, alguns games dentre outros de forma simples e rápida.

Algo que muitos estão comentado mundo afora é o chamado Gatekeeper. Este será o novo responsável pela segurança do sistema. Mas ele não é um simples sistema de segurança qualquer. O uso dele impedirá que os softwares sejam executados em diferentes níveis e tenham acesso a várias partes do sistema. Este recurso será opcional, porém será recomendável a todos os usuários fazer uso do mesmo, uma vez que funciona de forma minimalista com os aplicativos baixados da App Store. Mas isso não impedirá que você possa usar outros programas que não sejam de fonte Apple.

O novo Safari agora terá uma cara similar ao Chrome, unificando a barra de endereços com a de pesquisa, isso com certeza agradará a muitos users que já pediam isso a um bom tempo.

Falando sobre outro recurso vindo do iPad 2, usando um Apple TV, o AirPlay Mirroring, agora estará presente no novo M. lion. Com isso será possível espelhar o que você vê na no seu Mac em HDTV por meio de um Apple TV na tela de uma TV de 40 ou mais Polegadas, por exemplo.

As novidades não param por aí, este novo OS X está com vários, e muitos deles aperfeiçoados, tenho certeza que muitos users antigos e os mais novos vão gostar das melhorias propostas pela empresa do tio Jobs. Ao logo do tempo até seu lançamento teremos a oportunidade de falarmos mais sobre alguns recursos em específico que ao todo são mais de 100 novidades.

O Mountain Lion facilitará a configuração do serviço e acesso a documentos através de dispositivos. O sistema utilizará o Apple ID para configurar automaticamente os Contacts, Mail, Calendar, FaceTime, Messages, entre outros aplicativos.

A Apple está trazendo o sucesso do iOS para a mesa de seus usuários Mac, está apostando alto na jogada da integração de sistemas e iDevices, este é um pensamento interessante, tendo em vista que a partir de um tempo pra cá, só se fala de produtos cada vez mais sincronizados usando IDs dos seus sistemas Cloud. Isto trás comodidade, facilidade e simplicidade, tendo em vista que pessoas que já tem um iPhone ou iPad por exemplo, poderão comprar um Mac e apenas logando sua ID, já poderão sair usando seus arquivos no iCloud e ter tudo integrado sem mistérios ou grande configurações.

Felizmente o novo sistema terá muios recursos, mas não será privilégio de todos, alguns Mac users ficarão de fora, veja a lista de Macs que são compativeis com o OS X Lion mas não com o Mountain Lion:

  • Qualquer MacBook com processador Intel Core 2 Duo finais de 2007 e  finais de 2008 (Modelo(s): MB061*/B, MB062*/B, MB063*/B, MB402*/A MB403*/A MB404*/A, MB402*/B); **
  •  Mac mini lançado no início de 2007 (Modelo(s): MB138*/A, MB139*/A);
  •  iMac de policarbonato de 2006 (Modelo(s): MA710xx/A);
  •  MacBook original de 2008 (Modelo(s): MB003LL/A);

O motivo pelo qual serão incompatíveis com o novo SO é porque não tem suporte para chipset GMA 950 e x3100, ambos chipsets da Intel.

** Ainda por confirmar os modelos Unibody e Alumínio de finais de 2008.