iPod School

Brecha no Java causa transtorno para Apple e Facebook

André BazagliaAndré Bazaglia

Java. Existe algo mais polêmico e bugado do que ele? Talvez sim: o sistema operacional da gigante de Redmond. Brincadeiras à parte, mas o fato da Oracle todo dia corrigir um bug no Java já está virando motiva de piada. Vulnerabilidades tornaram-se tão constantes que a Apple até parou de incluir o software, que antes vinha pré instalado, no Mac OS X.

Explorando mais uma falha da linguagem de programação nascida em 1995 – Java –, dois ataques de hackers invadiram duas empresas distintas ligadas no ramo de evoluções tecnológicas: Facebook e Apple. Em ambos casos, o bug já foi admitido, autoridades da lei já estão trabalhando para achar os culpados e, em detalhes, a proteção sandbox foi burlada no plugin para navegadores. Até então, nenhum dado de usuário do Facebook foi comprometido, e a Apple diz que o pequeno de número de Macs infectados já foram isolados de sua rede.

Minha recomendação particular de segurança? Deixe o Java instalado em sua máquina apenas se necessário, já que ele é usado em sites bem específicos, como de bancos. Tendo ele instalado, configure-o – nas preferências – para que ele seja executado apenas quando o usuário do computador permitir isso. Mantê-lo atualizado também é o óbvio, e essencial.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.