iPod School

Bloqueio pela Anatel de celulares não homologados começará hoje

Vinícius SchnoorVinícius Schnoor

logoAnatel-iPS

Hoje as operadoras de telefonia brasileira colocarão em prática o Siga, projeto criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para bloquear qualquer dispositivo, seja smartphone ou tablet, não homologados que tentem acessar a rede de dados móveis de alguma das operadoras.

O Siga tem como objetivo tirar de circulação dispositivos piratas que não possuem selo da Anatel nem de outras agências equivalentes em nenhum dos outros países, ou seja, realmente pirateados.

Se todos os aparelhos não homologados pela Anatel serão bloqueados, como ficam os iPhones comprados no exterior? Vão parar de funcionar? Não, a Anatel vai apenas bloquear os dispositivos piratas, os famosos Xing-Ling, pois eles apresentam um grande nível de radiação. Os dispositivos originais continuarão funcionando perfeitamente, sendo eles homologados ou não.

O Siga, embora não foi muito dito sobre seu funcionamento, irá funcionar assim: através de alguma chamada de voz ou acesso à internet móvel, trocará informações com o smartphone ou tablet, ele verificará o aparelho via IMEI, caso o dispositivo esteja cadastrado na lista da Anatel ele será impedido de acessar a internet ou realizar chamadas de voz.

Esta nova medida da Anatel poderá acabar com as chamadas de voz cheio de ruídos ou conexões ruins com a internet móvel que eram causados por estes dispositivos e o contrabando que existe destes aparelhos. Por enquanto, o Siga mandará mensagens para os dispositivos, e apenas em setembro que realmente começará a bloquear os dispositivos não homologados pela Anatel.

  • Pingback: Links entre 11.03.2014 e 17.03.2014 | Fábio Caparica()

  • Gabriel

    meu Deus tenho um 5s nao homologado kkkkk sera????

    • Luciano

      Maldita mania de nao ler o
      Texto !

      • Kim

        Kkkkkkk falou tudo!

      • Francisco

        Verdada
        Não sei se é preguiça ou ignorância

  • Fabricio

    Na verdade, segundo as informações fornecidas pela ANATEL, não há como saber se os iPhones comprados no exterior que NÃO são os modelos homologados aqui no Brasil serão realmente bloqueados, o documento é muito vago sobre esse item específico (aliás, vindo da ANATEL, tudo é completamente vago). Partindo do princípio de que todos os aparelhos ("xing-ling" ou NÃO) que NÃO são homologados pela ANATEL serão bloqueados, então acredito que os proprietários de iPhones comprados em terras estrangeiras, mas que NÃO são os modelos homologados no Brasil, realmente devem se preocupar, porém as pessoas que compraram no exterior, se forem os modelos homologados aqui no Brasil, provavelmente não terão problemas com bloqueio. Ressalto que isso tudo ainda é especulação, ações como essas, vindas de um governo completamente sem rumo, que não sabe de nada que se passa ao seu redor, me levam a crer que pode-se esperar que até os modelos homologados pela ANATEL e fabricados no Brasil podem sofrer com bloqueio, esse é o país da incompetência, então tudo é possível.

    • Vinícius Schnoor

      A Anatel disse que possui a intenção apenas de bloquear dispositivos piratas, ela não pretende bloquear dispositivos originais, como por exemplo iPhones importados.

  • Fabricio

    Só para complementar, o bloqueio será efetivado aproximadamente em seis meses (ou mais, a incompetência pode levar a uma prorrogação de prazo), por enquanto a ANATEL está só coletando os IMEI's dos aparelhos quando estes fazem uso da rede (para voz ou dados) e o armazenando em uma base de dados para posteriormente fazer um cruzamento de informações e verificar os números correspondentes aos da base de dados de aparelhos homologados. Então, infelizmente, muita gente vai ficar na ansiedade por muito tempo ainda. Boa sorte a todos!

  • Fabricio

    Olá Vinícius, na verdade a ANATEL diz que não vai bloquear (apenas verbalmente), mas isto não está escrito em nenhum documento oficial publicado por ela, pelo contrário, no texto oficial do projeto (dê uma pesquisada na internet e você vai encontrá-lo) é bem claro que os aparelhos NÃO homologados serão bloqueados, não especifica se são piratas ou originais. O site MacMagazine fez uma matéria onde eles citam que um conselheiro da ANATEL disse que os iPhones importados não serão bloqueados, mas há uma ressalva na matéria, onde o próprio autor da mesma também cita que no documento enviado pela ANATEL para a redação do site dá a entender que TODOS os aparelhos não homologados serão bloqueados. segue aí o link da matéria:
    http://macmagazine.com.br/2014/03/18/conselheiro-

    Como tudo o que alguns funcionários estão falando não consta no documento original e oficial do projeto de bloqueio feito pela ANATEL, eu acredito que as pessoas que compraram seus iPhones no exterior que não sejam o modelo homologado no Brasil devem se preocupar com um possível bloqueio. Mas vindo de um governo completamente desgovernado pode-se esperar qualquer coisa, inclusive que os modelos fabricados aqui e homologados pela ANATEL também sejam bloqueados. Vamos ter que aguardar como essa novela vai acabar.

    Abraços, obrigado pela resposta.