iPod School

Bloqueio de ativação reduz roubos de iPhones em algumas cidades

André BazagliaAndré Bazaglia

iphone-senha

O recurso que trava a ativação do iOS exclusivamente ao proprietário do iPhone, iPod touch ou iPad, introduzido a partir do iOS 7, mudou o cenário de furtos de iPhones. Antes, bastava restaurar o aparelho em modo Restore ou DFU que, mesmo no caso de uma possível existente senha estar ativa, ela era removida – já que o aparelho era restaurado. Hoje, isso é impossível. Mesmo após uma restauração, na tela de ativação do aparelho, a Apple ID e a senha do usuário são solicitadas, bloqueando por completo a sua utilização.

Na combinação iPhone 5s + iOS 7, por exemplo, o usuário tem um conforto muito bacana: configura a TouchID para desbloquear seu aparelho instantaneamente (assim que toca seu dedo cadastrado no botão home) e deixa sua Apple ID cadastrada no iPhone. O aparelho é, dessa maneira, bloqueado ao seu proprietário por completo, sem que ele nem mesmo tenha a necessidade de digitar sua senha para desbloqueá-lo toda hora. Foi uma das maiores ideias da Apple ao introduzir o iPhone 5s.

O interessante é que deu certo: a polícia de Nova York, Londres e São Francisco confirmam, e o The New York Times divulga:

Os oficiais da polícia em São Francisco e Londres dizem que, depois que a Apple lançou o tal recurso de “Actvation Lock”, no último outono, o furto de iPhones caiu significativamente. Comparando os dados nos seis meses antes e depois da introdução da novidade com o iOS 7, a polícia afirmou que os roubos em São Francisco caíram em 38%. E 24% em Londres.

A polícia de Nova York disse que assaltos envolvendo produtos da Apple caíram 19% e os que envolvem grandes furtos caíram 29% nos primeiros cinco meses de 2014, quando comparados ao mesmo intervalo de tempo de 2013.

“A introdução do recurso teve um efeito sobre a conduta dos ladrões de smartphones”, disse Scheneiderman em uma entrevista. “Se eles podem ser cancelados assim como cartões de crédito podem, teremos o equivalente a roubar um peso de papel”.

Esperamos que as outras empresas de smartphones sigam o exemplo da Apple.

[via iClarified].

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • umas das melhores coisas que a Apple introduziu no iOS !….