iPod School

Blackberry lança applicativo BBM para iPhone, mas volta atrás

André BazagliaAndré Bazaglia
bbm-iphone

A Blackberry, conforme já havíamos previsto, tenta ressuscitar o BBM, seu serviço gratuito de mensagens instantâneas que dominou o mercado de apps da categoria.

O lançamento oficial, que estava supostamente agendado para ontem, dia 21, de fato ocorreu: o app oficial da BBM surgiu nas App Store’s da Nova Zelândia e Austrália, e era questão de tempo até que ele se espalhasse para todas as outras App Store’s do mundo. Até que a Blackberry cancelou a publicação do app, que está, agora, indisponível em todos os países que contam com a loja virtual de aplicativos da Apple.

Quem chegou a baixar o aplicativo notou, certamente, uma interface feia que passa longe da cara do iOS. O app para Android também vazou, mas de forma não-oficial – ele nem chegou a pintar na Google Play.

Em nota, um porta-voz da Blackberry diz:

Estamos pausando o lançamento global do BBM para Android e iPhone. Antes do lançamento do BBM para Android, uma versão não-oficial do aplicativo foi publicada online. Consequentemente, isso nos causou problemas que tentamos corrigir ao longo do dia.

Em breve, o relançamento do BBM deve ocorrer. Será que ele tem espaço para competir dentro do efêmero universo dominado, hoje, pelo WhatsApp?

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Thiago Jdi

    Embora muito bom, creio que o BBM nasceu morto, pois chegou muito tarde. Td mundo está habituado ao Whatsapp. Só terá uma chance se permitirem, no futuro, o envio de mídias sem ter q pagar 0.99/ano, como o concorrente famoso fará em menos de 12 meses para aqueles que baixaram o app pelo novo formato de cobrança.

    • A vantagem do BBM é justamente essa: ausência de taxa anual. Mas nossos amigos e contatos já usam o WhatsApp… Então fica difícil. E outra: não sabemos se o modelo monetário do BBM se manterá assim pra sempre.

    • Ah, fora que o design dele ficou tão feio (pelo menos na versão pra iOS) que nem dá vontade de usar, rsrs.

  • O Whatsapp já devia ter se atualizado para ficar com a cara do iOS 7

    • Whatsapp, e Instagram :p eles já devem estar trabalhando com isso

      • Jorge

        O Instagram ja esta a ser trabalhado… quem analisar o arquivo do instagram, depara-se com um "icon_dev.png" que devera ser o novo icon do iOS7 😀
        bem bacano! :p

  • Carlos

    Como disseram ai ele ja nasceu morto , mesmo que ele venha grátis sem taxa nenhuma nao a chances , pois se fosse assim outros apps de mensagens ja estariam batendo o whatsapp , exemplos como viber wechat que são totalmente gratuitos ,!

  • Jonas

    Bom, eu penso que existe espaço sim para o BBM, pois ainda existe muita gente que usa Blackberry, e a uns 2 anos atras era super moda usar bbm, eu mesmo queria naquela época compra um Blackberry apenas para usar o BBM. E como BBM tem uma certa "fama" acredito que vai fazer uma bela concorrência ao Whatsapp, diferente desses outros mensageiros gratuitos =).

  • Efêmero universo???

    • Hoje ele é dominado pelo WhatsApp. Amanhã, quem sabe não…