Press "Enter" to skip to content

Biografia autorizada de Steve Jobs é oficialmente lançada em todo o mundo! E o iPod School já tem um exemplar em português no iBooks.

Na madrugada de domingo para a segunda foi liberada para comercialização a Biografia autorizada de Steve Jobs, feito por Walter Isaacson. Infelizmente para nós brasileiro, as versões em português só estão disponíveis em livros físicos ou digitais pela Livraria Saraiva, ficando disponível apenas a versão em inglês e outras línguas na iBooks Store para a leitura no aplicativo iBooks.

Mas o iPod School conseguiu (de uma forma completamente legal) colocar a versão em português no aplicativo iBooks, que na minha opinião é bem melhor para ler do que o aplicativo de leitura da saraiva.

Veja agora como colocar essa biografia no seu iPhone, iPod ou iPad em português.

Primeiramente quero dar uma péssima notícia aos que praticam pirataria, pois essa dica só é válida para aqueles que compraram o livro digital e o mesmo veio protegido pelas leis autorais (DRM).

Bem a dica que vou dar a vocês é como pegar esse ePub (formato digital do livro) que está protegido pelo DRM e retirar essa proteção para que você possa acessar esse arquivo diretamente do seu device pelo iBooks.

Primeiramente você irá comprar o livro em formato digital (disponível na livraria saraiva), após o processo da compra você receberá as dicas para baixar o programa da saraiva para poder baixar o livro para o seu computador. Após concluída a compra e o Download, você irá procurar por um programa que retire o DRM do seu arquivo (a maioria desses programas não é free, eu sugiro esse que te da direito de tirar 5 DRM de graça antes de expirar).

Depois de baixar todos os arquivos e programas necessários, você irá abrir o programa que retira o DRM e pegar o arquivo ePub do livro (Steve Jobs   A Biografia.epub) e fazer os procedimentos necessários para remoção do DRM. Após feito esse processo é só você adicionar o livro a sua biblioteca no iTunes e sincronizar.

Pronto, após a sincronização é só ler o seu livro tranquilamente.

Lembrando mais uma vez, esse processo é um procedimento legal. Toda pessoa que compra um livro com DRM (assim como músicas e vídeos) tem o direito de retirar os mesmos para reprodução pessoal. É terminantemente proibido a distribuição desse arquivo após a retirada do DRM para fins lucrativos e não lucrativos. 

O iPod School só está dando a chance do leitor exercer um direito de quem adquiriu o livro legalmente.

Falando agora sobre o livro, é claro que ainda não conseguir ler, acabei de sincronizar em meu iPad e iPhone. Mas já pude fazer algumas imagens do livro e ler alguma coisa bem rápido.

Essa é a primeira página do livro (tirando a marca d’água do iPod School é claro). O livro no formato digital tem um índice (sumário, TOC) que ajuda a você a navegar tranqüilamente pelo livro.

Para quem já teve a experiência de ler um livro no iPad, essa vai ser bem diferente, pois você estará lendo sobre o que passava na mente do inventor do mesmo instrumento que você está utilizando para ler o livro, interessante não é?

O Aplicativo iBooks é, na minha opinião, o melhor leitor de livros digitais do mundo. É rápido, prático e com inúmeras funções. Eu usei uma delas para marcar as últimas frases do livro. Veja na imagem:

Nesse trecho (última página do livro), Jobs está falando com Walter sobre a morte, falando que é ruim saber que a morte está eminente e que prefere acreditar que a mais vida após a morte de alguma forma, mas logo depois ele comenta que talvez seja um simples liga-desliga. “Clique! E agente já era”. Após isso ele falou: “Talvez seja por isso que eu jamais gostei de colocar botões liga-desliga nos aparelhos da Apple.”

Leia esse livro e conheçam um pouco mais sobre essa mente brilhante da nossa época.