iPod School

Biip, biip, biip, meu Mac não inicia, e agora?

André BazagliaAndré Bazaglia

Hoje passei por um susto legal, meu iMac simplesmente travava na inicialização, o que acontecia era o seguinte: ele apitava com uma sequência de três sons repitidos, ou, raramente, avançava, iniciava, e me mostrava a tão querida tela do Kernel Panic do Mac, o que seria uma famosa tela azul da morte no Windows.

Primeiramente, tentei iniciar o sistema em modo de segurança, segurando a tecla Shift nas raras vezes que o sistema não ficava apitando e me impedindo de avançar, mas não adiantou. Tentei rodar vários outros processos para redefinir certas coisas, como a PRAM e a NVRAM, e mesmo assim nada adiantou (informações sobre estes processos podem ser encontradas aqui).

Resetei o computador várias vezes até um momento em que ele não iniciasse apitando, e então rodei o DVD do Snow Leopard, e pedi para ele instalar. Depois de 3 segundos ao clicar no botão “Instalar” do DVD, o computador exibiu novamente a tela do Kernel Panic. Até aí o sistema não tinha copiado ou deletado nenhum arquivo, então menos mal, a partir daquele momento já tinha a certeza de que o problema não estava nos meus arquivos, então resolvi iniciar pela partição do Windows, e olha só o que vi: tela azul da morte, haha.

Já sabia então a partir daquele momento, que o problema era de hardware, e então fiquei na torcida, para que uma peça menos cara esteja danificada. Tirei inicialmente um dos pentes da memória RAM, sugestão de nosso amigo Willy, que já tem um conhecimento maior sobre isto, e já sabia o que significava 3 bips no boot: problema na memória. Iniciei apenas com um dos pentes de RAM e, para minha surpresa: o sistema iniciou normalmente. Restava saber se o problema era mesmo naquela memória RAM que estava descontectada ou no reconhecimento dos dois pentes: conectei a que estava desconectada, e tirei a que aparentemente funcionava. Liguei o computador, e estutei: biip, biip, biip.

Sabia então que uma das memórias estava com problemas, tirei ela, conectei a funcional, passei borracha branca na memória que aparenta estar danificada, e abri o iPod School para escrever este artigo, vamos ver se a borracha branca resolve o problema, por enquanto estou rodando com 1GB, por isto aceito doações de memórias, haha (brincadeira..)

Então, fica a dica para vocês, 3 bips na inicialização que se repetem em certa sequência: problema na memória RAM, assim como outra quantidade de bips também se repetindo, até em PCs, podem identificar problemas, todos relacionados ao hardware.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Mochi

    Se eu estivesse na sua pele, teria um infarto.

    • Eu quase tive, kkk

      • Lucas

        aconteceu a mesma coisa comigo, o que pode fazer uma memoria parar de funcionar assim, de uma hora para a outra?

  • Que bom que conseguiu arrumar! Agora, a seu Mac está na garantia? Se estiver peça uma peça nova. Se não tiver, daí o jeito é comprar outra memória.

    Enfim, o melhor foi que era só a memória, imagina se fosse outra peça mais importante?

    Bom post e dica!

    • Infelizmente não, hehe, acabou semana passada.

  • Leandro

    MACs tbm tem erros…

  • Willy

    Muito bom o post André, bem explicativo

    Fico feliz em ter ajudado, pelo menos o seu Mac ta ai vivo

    Em relação as memórias, se for comprar fala antes comigo que eu vejo aquele esquema que falei com você no Msn, quem sabe não consigo bem mais em conta

    Abraços e valeu pela citação no texto

  • iMark

    Beleza iAndré, mas o importante é que o problema foi sanado, e parabéns para o Willy, por ter lhe ajudado, bom saber que agora temos um amigo
    aqui no blog, que realmente entende de hardware 😀

    Abraços

    • iMark

      Sim e bela dica, isto vale tanto para PCs, como para Macs, quando você for realizar uma limpeza interna na torre, aproveite e de uma olhada nos pentes de memória, se estiver oxidado, com um pouco de ferrugem, passe um pincel macio para tirar o pó e depois uma borracha branca macia.

      Até mais…

  • Mateus Pinheiro

    Esse problema de memória eu já conheço também acontece nos PCs se der 3 bips é memória , eu tenho uma tabelinha aqui se depois vocês quiserem eu passo com os bips curto ou longo tem diferença , mas também os bips variam de placa mãe , mas em geral tem um padrão

  • Michel

    Espero não passar por isso com meu MacBook.

  • Andreia Guimaraes

    Aconteceu comigo ontem e graças a seu post consegui a solução da borrachinha salvadora. Muito obrigada!!!!

  • Robson Bueno

    Fala pessoal, blz.. to com quase o mesmo problema que o nosso amigo ai tinha…
    To com o mac aki no escritório e depois de alguasm quedas de energia (lembrando q não tinha no-break aqui) e a instalação de um arquivo de segurança que o mac disponibilizou, o meu mac ficou mto, mas muiiiito lento..
    se não bastasse, agora ele liga de manhã, ai xega tarde, ele trava e num quer inicializar nem por reza brava, nem na seção descarrego..
    e ai, q q eu faço?? ajuda ai.. valeu…
    meu msn é [email protected]

  • Samara

    Pessoal to enfrentando o mesmo problema.
    trabalho em uma faculdade que possui um laboratório com 30 imac´s.
    Ah uma grande oscilação el´´etrica e só estabilizador para cada duas máquinas.
    Hoje na hora que uma aluna dtarde foi ligar a máquina esta apitou 3 vezes e ficou o tempo todo com a tela preta.
    Embora o texto esteja ótimo gostaria de saber se há como entrar em algum modo de segurança mesmo com a tela toda preta , se a tecla de atalho shift resolve para essas situações.
    Ficaria muito grata se alguém pudesse me ajudar!
    No aguardo!
    abraços

  • Norton

    Meu deus q susto hein, eu quase morreria…

  • Caik Rocha
  • Aqui um problema parecido http://www.openosaco.com/2011/11/mac-os-x-nao-ini… mas este ai é problema de hardware.

  • Comprei  duas memoria de 2gb para meu macbook, mais quando coloco as memorias e tento ligar ele não liga e fica apitando (3 bip). o que eu faço?

  • Antonio Paulino

    valeu gente, passei ppor uma cituação parecida , meu imac ligou uma vez com meu filho , e quando fui ligar , deu três bips e nada mas , depois de ler a dica do colega , resolvi  obrigadooo..

  • Mauro

    Obrigado André. Testei as memórias e uma está funcionando blz, vou comprar a outra para substituir a com defeito. 

  • Neto

    O meu Imac, de 2010 um belo dia não iniciava, tinha recebido a revista MAC MAIS e justamente lá tinha dicas para resolver este problema, mas agora o meu imac demora como 20 ou 30 minutos para ligar, aperto o botão de ligar e posso sair fazer qualquer outra coisa.
    O que será que está acontecendo?
    Alguém pode me ajuda?

  • Lelo

    Estou com um macbook air 2010, ele não liga e fica com bip pausado continuo, o que pode ser, um técnico que me pareceu não quer nada com nada, disse que era ssd, mas ném deu muito atenção. o que fazer?

  • Sandra

    oi André estou com um problema semelhante ao seu. O meu iMac 2011 logo que comprei fiz um upgrade de memória (Kingston) começou a dar problema, ele trava no meio do trabalho e começa a apitar sem parar. Mandei para a AT da Apple trocaram o HD da máquina, fiz o teste tirando as memórias (inclusive troquei por outras duas novas), coloquei um no break…agora ele trava e apita num intervalo bem maior de 4 em 4 meses. Ah! agora ele está reiniciando sozinho. Você imagina o que pode ser? Nenhum técnico que consultei soube me explicar e isso está me incomodando muito!!!!
    Obrigada.

  • Renato Reis

    O meu acontece isso também…. Só que as duas memorias funcionam… O problema esta no local onde a memoria vai… O que devo fazer? Limpeza?

    • Hadrianvs

      Você conseguiu resolver o seu problema? Estou com o mesmo aqui em minha máquina, descobri que é o slot da memória, por isso fiz a opção em usar somente um slot, consegui identificar o problemático. Por enquanto tudo ok, sem maiores problemas.

      • Renato Reis

        Ja resolvi meu problema, no meu caso ,ainda estava na garantia e era problema na placa logica, ou seja, tive sorte. Caso nao esteja na garantia , leve pelo menos para ver o que poder ser, pode ser apenas uma sujeira ou mal contato. Se for placa logica ai fica mais complicado sem garantia.

        • Hadrianvs

          Valeu Renato, vou levar à assistência para ver o que vai dar.

  • Wagner Oliveira da Costa

    Cara, quase tive um infarto pq hj tinha mechido nos. HD. Valeu, deu certo haha

  • Fui fazer o upgrade do meu Mac Mini e agora está acontecendo isso. Estou muito decepcionado porque fui fazer um upgrade em um notebook Samsung, cheio de plástico e horrível pra abrir, e está tudo funcionando.

    E acho que o meu caso é pior: acho que é o slot de memória que não está deixando a memória encaixar corretamente (o cartão fica frouxo).

    Estou tão P da vida que larguei de lado para depois mexer.

    Abraços!