Press "Enter" to skip to content

Biip, biip, biip, meu Mac não inicia, e agora?

Hoje passei por um susto legal, meu iMac simplesmente travava na inicialização, o que acontecia era o seguinte: ele apitava com uma sequência de três sons repitidos, ou, raramente, avançava, iniciava, e me mostrava a tão querida tela do Kernel Panic do Mac, o que seria uma famosa tela azul da morte no Windows.

Primeiramente, tentei iniciar o sistema em modo de segurança, segurando a tecla Shift nas raras vezes que o sistema não ficava apitando e me impedindo de avançar, mas não adiantou. Tentei rodar vários outros processos para redefinir certas coisas, como a PRAM e a NVRAM, e mesmo assim nada adiantou (informações sobre estes processos podem ser encontradas aqui).

Resetei o computador várias vezes até um momento em que ele não iniciasse apitando, e então rodei o DVD do Snow Leopard, e pedi para ele instalar. Depois de 3 segundos ao clicar no botão “Instalar” do DVD, o computador exibiu novamente a tela do Kernel Panic. Até aí o sistema não tinha copiado ou deletado nenhum arquivo, então menos mal, a partir daquele momento já tinha a certeza de que o problema não estava nos meus arquivos, então resolvi iniciar pela partição do Windows, e olha só o que vi: tela azul da morte, haha.

Já sabia então a partir daquele momento, que o problema era de hardware, e então fiquei na torcida, para que uma peça menos cara esteja danificada. Tirei inicialmente um dos pentes da memória RAM, sugestão de nosso amigo Willy, que já tem um conhecimento maior sobre isto, e já sabia o que significava 3 bips no boot: problema na memória. Iniciei apenas com um dos pentes de RAM e, para minha surpresa: o sistema iniciou normalmente. Restava saber se o problema era mesmo naquela memória RAM que estava descontectada ou no reconhecimento dos dois pentes: conectei a que estava desconectada, e tirei a que aparentemente funcionava. Liguei o computador, e estutei: biip, biip, biip.

Sabia então que uma das memórias estava com problemas, tirei ela, conectei a funcional, passei borracha branca na memória que aparenta estar danificada, e abri o iPod School para escrever este artigo, vamos ver se a borracha branca resolve o problema, por enquanto estou rodando com 1GB, por isto aceito doações de memórias, haha (brincadeira..)

Então, fica a dica para vocês, 3 bips na inicialização que se repetem em certa sequência: problema na memória RAM, assim como outra quantidade de bips também se repetindo, até em PCs, podem identificar problemas, todos relacionados ao hardware.