Press "Enter" to skip to content

BigBoss: Esclarecimentos sobre os futuros jailbreaks nos firmwares 3.1.3 e 3.2 do iPad.

BigBoss uma equipe tradicional que à tempos desenvolve apps para o repositório Cydia resolveu publicar um artigo à respeito dos futuros jailbreaks que serão lançados para os firmwares 3.1.3 e 3.2 do iPad.

Aqui você verá um resumo das principais novidades que estão por vir no mundo do jailbreak, principalmente pelo fato de que em breve a ferramenta Spirit vai ser disponibilizada.

Como todos nós sabemos não foi emitido nenhuma ferramenta completa para o firmware 3.1.3 mas isto não quer dizer que ela é impossível de ser desbloqueada, no geral ela é idêntica ao firmware 3.1.2 e o único motivo pelo qual não foi lançada uma nova ferramenta de jailbreak que trabalhasse em cima do firmware 3.1.3 é que não valia pena lançar um novo jailbreak para uma atualização que não trazia nada de novo.

Isto porque toda vez que é liberado uma nova versão de jailbreak a Apple também faz o download destes softwares para análisa-los procurando resolver os bugs que os hackers encontraram, esta talvez seja a outra razão pelo qual não foi lançada uma ferramenta específica para a versão 3.1.3

Mas agora com o lançamento do iPad Wi-Fi + 3G, e a confirmação por parte de MuscleNerd de que a ferramenta Spirit realmente funcionou neste novo dispositivo, as esperanças reacenderam.

Talvez o único motivo que esteja realmente dificultando o lançamento final desta nova ferramenta é devido ao fato de que o iPad 3G ainda está sendo comercializado somente nos Estados Unidos e não à nivel mundial, provavelmente com o lançamento mundial desta nova versão do iPad, este novo jailbreak pode vir à ser liberado.

Se seguirmos este raciocínio esta nova ferramenta pode ser liberada até o final de maio data esta em que a maioria dos países já deverão estar comercializando as 2 versões do iPad.

Podemos afirmar que hoje existem 2 falhas de exploits que permitem o processo de jailbreak e que serão aproveitadas por 3 tipos diferentes de ferramentas, vamos explicar um pouco de cada uma delas:

Spirit

Esta é sem dúvida por enquanto a mais famosa das três ferramentas, e que já tem uma previsão de lançamento até o final do mês de maio vai ser funcional em todos os dispositivos inclusive aqueles que tinham o chamado jailbreak tethered.

Vai ser funcional nos firmwares 3.1.3 e 3.2 do iPad, esta ferramenta requer um iPhone ativado por via oficial ou seja desbloqueado oficialmente de fábrica para todas as operadoras GSM, ela não faz o desbloqueio na baseband 05.12.01, faz somente o  jailbreak que é outro processo.

Esta ferramenta irá executar uma série de comandos do terminal e vai ter interface gráfica funcional tanto em Mac como para Windows. A falha foi encontrada pela equipe Comex e mais tarde se juntou ao iPhone Dev-Team e Chronicle Dev-Team no intuito de aperfeiçoá-lo, tornado-o mais seguro e confiável.

Limera1n

Uma ferramenta que foi motivo de discórdias devido ao fato de que chegou a ser divulgado que o hacker Geohot estaria trabalhando em uma nova ferramenta e que à princípio tudo levava a crer que não passava de um software fake, mas tudo indica que isto não passou de uma jogada do jovem hacker para que não colocassem pressão pedindo a rápida liberação deste novo jailbreak.

É isto, ele realmente está trabalhando em uma nova ferramenta só não quer saber de pressão por isto foi entendido que era fake, mas não é, de acordo com que BigBoss apurou  Geohot está trabalhando em cima deste novo jailbreak.

Mas ele vai ser funcional somente no iPhone OS 4.0 e vai ser liberado somente quando a Apple lançar a próxima geração do iPhone. A nova ferramenta promete jailbreak untethered para todas as versões dos dispositivos da maçã, previsão de lançamento? Não sabemos.

Greenpois0n

É a ferramenta do Chronicle Dev-Team equipe que tem o hacker posixninja como um de seus membros, greenpois0n é um novo método que inclui um conjunto de utilidades para o jailbreak, tem a capacidade de decodificar firmwares chaves e outras informações que serão úteis no futuro.

Porém não tem data determinada para o seu lançamento.

O que você precisar saber sobre o Spirit jailbreak e o que ele vai trazer?

  1. Se você tiver o chip da AT&t você pode atualizar para o firmware 3.1.3, porém como a maioria dos usuários não possuem e dependem de desbloqueio via software esta ferramenta não é indicada então você não pode atualizar pois ficará sem a função telefone no seu iPhone.
  2. Quem possui qualquer modelo de iPod touch pode atualizar para o firmware 3.1.3 normalmente e utilizar esta nova ferramenta sem restrições, o mesmo se aplica à donos de iPads.
  3. Usuários que possuem iPhone com o firmware 3.1.2 e utilizam o desbloqueio via software devem esperar. Esta ferramenta Spirit jailbreak não vai ser funcional neste caso e se você atualizar para o firmware 3.1.3 a baseband também vai ser alterada e você não poderá ativar a função telefone.
  4. Agora se o seu iPhone é desbloqueado oficialmente e está no firmware 3.1.2 e não se enquadra no caso acima pode atualizar sem medo e utilizar esta nova ferramenta que permite o processo de jailbreak, unlock ela não faz.
  5. Como forma de evitar possíveis atualizações voluntárias ou involuntárias a nossa sugestão é que você SALVE o arquivo ECID do seu gadget (somente se você possuir iPhone 3GS, iPod touch 3G e iPad) utilizando o software RC2 AutoSHSH clicando aqui.

Abraços e até mais…

Via