iPod School

BBC demonstra abusos em fábrica que produz produtos da Apple na China

iMarkiMark

Segundo a rede britânica BBC, as condições de trabalho dos empregados da empresa Pegatron na China não melhoraram apesar das promessas da Apple no passado. Com a ajuda de uma câmera escondida, repórteres do programa Panorama, da BBC,  se infiltraram na fábrica da Pegatron e filmaram as linhas de montagem na qual foram constatados diversos abusos e irregularidades.

reportagem-da-bbc-se-infiltrou-em-empresa-que-fabrica-iphones-6-da-apple-1419024347957_615x300

Essas denúncias não são antigas já que em 2010, 14 trabalhadores cometeram suicídio em outra fábrica que produzia iPhones por conta das  excessivas horas de trabalho e na época a Apple tinha prometido que iria melhorar as condições para os trabalhadores que trabalham em fábricas que produzem dispositivos para a Apple.

Passado certo tempo a equipe de reportagem da BBC foram verificar se a situação realmente havia melhorado. Eles conseguiram se infiltrar em fábricas na China por meio de agências de emprego e foram trabalhar na supracitada fábrica, sem se identificar.

Os repórteres conseguiram constatar inúmeras irregularidades, incluindo a retenção de documentos de identidade de operários, jornadas excessivas de trabalho, funcionários que acabavam dormindo na linha de serviço, conforme você vai poder ver no vídeo a seguir:

Depois que esse vídeo foi divulgado, a Pegatron afirmou que está investigando cuidadosamente as denúncias da BBC e que tomará todas as medidas necessárias.

Por sua vez, a Apple afirmou que trabalha em conjunto com fornecedores visando prevenir horas extras em excesso e ainda alega que faz mais do que qualquer outra empresa para garantir condições de trabalho justas e seguras.

Logo após a exibição do programa Panorama da BBC no Reino Unido, Jeff William, vice-presidente-sênior de operações da Apple afirmou por e-mail que “nada está mais longe da verdade” e que a reportagem dava a entender que a empresa não está melhorando as condições de trabalho em sua cadeia produtiva.

Afirmou ainda que ele e Tim Cook, CEO da Apple estavam “profundamente ofendidos com a idéia de que a Apple estaria quebrando uma promessa com os trabalhadores em nossos fornecedores ou enganar os clientes de alguma maneira”.

Se você quiser, pode conferir o documentário completo no vídeo abaixo:

via MacRumors e BBC

Paulistano, mas cearense de coração. Pai de dois filhos, sendo um autista.

  • Bruno

    Estou sinceramente mudando meus conceito sobre essa empresa. Decepcionante!!!

  • Décio Machado

    Se isso for verdade, a Apple perde um cliente… Só se for verdade.. vamos a ver!

    Décio Machado, Portugal

  • Apple nunca mais !

    Parando de comprar produtos apple imediatamente !

  • Biel