Press "Enter" to skip to content

Bateria do iPhone: Entenda-a a melhor

A bateria do iPhone sempre foi algo muito polêmico. Usuários sempre reclamam de sua duração, e sempre tentam ao máximo otimizar a duração da mesma. Nesta matéria, falarei justamente sobre isto: bateria dos gadgets do Apple. Pretendo responder algumas dúvidas gerais e dar dicas de como otimizar ao máximo a bateria dos nossos gadgets.

A bateria do iPhone vicia?

Vicia sim, mas ela não vicia pelo fato de você não seguir o velho padrão de “esperar a bateria inteira descarregar para carregá-la novamente”, vicia por fatores externos independente da maneira de como você carrega. Além disto, é extremamente difícil que a bateria do seu iPhone vicie. Como mostra o próprio site da Apple, a bateria dos iPhones, iPods e iPads é de lítio, que não vicia tão facilmente quanto aquelas baterias de celulares antigos. Os únicos dois cuidados que você deve ter com ela são:

  • Temperatura adequada: tente manter seu gadget em locais entre 0º e 35ºC. Quanto mais próximo à temperatura ambiente, melhor.
  • Assegure-se de esgotar pelo menos um ciclo de carga por mês (carregue a bateria em 100% e em seguida utilize-a até que descarregue totalmente).

Dicas: otimizando a duração da bateria:

As duas primeiras dicas são relacionadas à conexão com a internet. São, sem a menor dúvida, as mais importantes, não ignore-as. 😉

Desative a rede 3G:

O uso de redes de telefonia celular 3G permite o carregamento de dados mais rapidamente, mas também é o maior veneno para a bateria, especialmente em áreas com cobertura 3G limitada. Para desabilitar a rede 3G, na tela inicial Home escolha a opção Ajustes > Geral > Rede, e desmarque a rede 3G. No lugar da rede 3G, você pode usar a rede EDGE (ou 2G), que é mais devagar, mas gasta muito menos bateria do que a rede 3G – se não acredita, faça o teste você mesmo e impressione-se com o resultado!

Desative a rede Wi-Fi quando você não estiver usando:

Muitos usuários, principalmente aqueles menos experientes, deixam a rede Wi-Fi sempre ativada pelo aplicativo de Ajustes do iOS. Mesmo que você não use, o iOS continuará buscando por redes conhecidas em plano de fundo, e isto resulta num consumo maior de bateria. Somente ligue a opção Wi-Fi quando você realmente estiver usando tal rede.

Siga algumas dicas do site da Apple:

Desative o bluetooth, diminua o número de contas do seu e-mail (clique aqui para saber como fazer isto), desative as notificações inúteis, feche os aplicativos abertos no multitasking, ajuste o brilho, desative o EQ e desative os serviços de localização.

Todas essas dicas, com suas devidas explicações, estão disponíveis numa página do site da Apple específica para cuidados com a bateria do iPhone. Certamente, vale a pena dar uma olhada na página: clique aqui para acessá-la.

Controle-se no jailbreak:

Se você tem jailbreak, não instale todos tweaks ou modificações no sistema que você vê pela frente. Selecione as melhores e prossiga em frente. Nada de exagerar, pois alguns tweaks são extremamente pesados, e prejudicam claramente na duração da bateria do iPhone.