iPod School

Bate bola, jogo aberto com o Hakcer @Comex

Lucas FonteneleLucas Fontenele

Como já apresentamos aqui há alguns dias atrás a comunidade jailbreak teve uma perda, se é que podemos assim chamar, de um de seus hackers, o @comex (pai do Jailbreakme.com) que foi fisgado pela Apple para ser estagiário na Empresa. Muitos agora estão se perguntando como irá ficar a comunidade jailbreak.

Agora que o hacker foi para o outro lado às coisas irão ter que mudar um pouco, obviamente, disso ninguém tem dúvidas. Ele mesmo afirmou que agora irá ajudar a Apple a encontrar Exploits para que se reduzam assim as brechas nas quais os outros hackers possam trabalhar, porém acredita que os outros membros dessa comunidade irão continuar a fazer um bom trabalho, diz: Há um monte de pessoas inteligentes trabalhando para a Apple e talvez eu possa ajudar, mas duvido que eu possa impedir as pessoas de encontrar exploits.

O hacker afirmou também que sua ferramenta jailbreak irá ser continuada por MuscleNerd, chpwn ou quem quer que cuide deles, assim a ferramenta poderá ter continuidade para ser desenvolvida e aprimorada.

Comex, que há alguns meses foi entrevistado pela revista Forbes, indício do seu grande sucesso na comunidade jailbreak, afirma também que logo irá retomar a faculdade que cursa, pois acredita que o estágio será longo e que pode ocorrer da Apple oferecer-lhe no futuro um emprego permanente, disse: Eu não sei se eu quero fazer isso, eu nunca tive um emprego antes e eu não sei o que é e eu pretendo voltar para a faculdade em breve.

O hacker comentou também que irá continuar fazendo o jailbreak em seu aparelho e que espera que sempre tenha alguém explorando os Exploits para que isso seja possível.

Você sempre se propôs a ser um hacker ou foi apenas algo que lhe interessou e descobriu que tinha um talento para essa atividade?

Comex: Eu nunca quis ser um hacker de chapéu preto, mas eu gostava de hacking (originalmente de injeção SQL e crap) como uma extensão natural da programação.

Quais os seus pensamentos na partida de Steve Jobs?

Comex: Realmente uma pena, eu estava esperando para encontrá-lo algum dia, a direção da empresa e a keynote não será tão divertida sem ele.

Você já fez algum dinheiro com o jailbreak?

Comex: Eu fiz uma boa quantia de dinheiro através de doações, que foi o principal meio pelo qual me ajudou a pagar a faculdade.O JailbreakMe 2.0 rendeu-me uns US $ 40.000; o 3,0 foram uns US $ 15.000 (não entendo porque diminuiu).

Você conheceu Steve Jobs?

Comex: Desejaria, mas não.

Você pode dar qualquer insight sobre como a Apple ver a comunidade jailbreak?

Comex: Eu não tenho ideia.

Em primeiro lugar, por que você escolheu se envolver na cena especificamente jailbreaking no iPhone, o que foi que atraiu você para o iPhone? Em segundo lugar, você sempre se propôs a ser um hacker ou foi apenas algo que lhe interessou e descobriu que tinha um dom para? E Finalmente, em relação ao bug PDF utilizado para o jailbreak JailbreakMe.com, de onde você tirou a idéia brilhante para ele?

Comex: Eu tive um iPhone … e era um dispositivo que (a) tinha um monte de funcionalidade, (b) tiveram uma agradável e flexível UNIX OS, (c) já tinha uma comunidade ativa homebrew, e (d) foi muito legal. : P

Eu nunca quis ser um hacker de chapéu preto, mas eu gostava hacking (originalmente de injeção SQL e crap) como uma extensão natural da programação.

FreeType foi um dos menos estudados componentes de código aberto do IOS.

Você tem algum arrependimento?

Comex: eu deveria ter trabalhado sobre essas fugas de forma mais consistente para lançá-las mais rapidamente, eu tive vários exploits fixos que poderia ter sido usado em um jailbreak se eu fosse mais rápido em desenvolvê-los.

O que, além de dinheiro, fez você virar para o outro lado?

Comex: Não é sobre dinheiro. Uma grande parte da minha motivação para fazer o jailbreak foi sempre o desafio, o estágio será um novo tipo de desafio.

Texto com Adaptações.

Assim, é esperar pra ver o que poderá surgir de agora em diante dos colegas do @Comex, eu particularmente não acho que a comunidade perca tanto assim, afinal de contas como muitos sabem não é a primeira vez que uma empresa tão grande contratou alguém da comunidade jailbreaking. Geohot por exemplo, foi fisgado pelo Facebook, o desenvolvedor Peter Hajas, o homem por trás do tweak jailbreaking famoso MobileNotifier também foi contratado pela Apple, onde dizem que o seu trabalho mais proeminente foi a ajuda na criação do Centro de Notificação para o iOS 5. É mole?