Press "Enter" to skip to content

Baixando seu aplicativo e travou? Eis algumas soluções!

Olá amigos, como podem ver, estou um pouco afastado estes dias, isso devido a correrias internacionais e com isso já sabem do resto não é mesmo?

Pois bem, vou para de enrolar e vamos ao que interessa.

Hoje trago a vocês uma dica que sei que muita gente aqui já deve ter passado por isso. Já aconteceu com você de baixar um aplicativo direto pelo iPhone, iPad ou iPod e o mesmo não sair da tela de “Aguardando”? Com isso tentarão de vários modos apagar o App, mas não conseguiram desinstalar e nem terminar de baixar o dito cuja e nem cancelar o download. Pois bem, vou passar-lhes algumas dicas visando ajudar a solucionar este problema.

NOTA: Vale lembrar que estarei mencionando aqui soluções para aplicativos baixados diretos dos iDevices na App Store, assim antes de tudo, vejam se o aplicativo ao ser baixado foi dado tempo suficiente para começar o download e também certifique-se de que a conexão não caiu ou algo do tipo. OK

Possíveis Soluções

1 – Desligue e ligue seu aparelho

Este método básico é principalmente para falhas de conexão na hora de baixar o aplicativo.

Reinicie seu aparelho pressionando o botão power (botão chato acima do iDevice), espere aparecer a mensagem em um botão e deslize para desligar. Logo após isso, pressione o mesmo botão power para ligar o aparelho.

Pode ser que a dica acima ainda não solucione o seu caso, assim vamos a uma outra solução.

2 – Vá ao seu Mac ou PC convencional.

Abra o iTunes e entre no menu Loja e Buscar transferências disponíveis. Com isso o iTunes baixará tudo comprado antes, até o aplicativo que deu problema.

Apenas certifique-se de estar usando o mesmo loguin da loja baixada no iDevice. Por fazer isso, evitará ser cobrado indevidamente pela segunda vez com o aplicativo já baixado antes.

Agora conecte de preferência o iPhone, iPad ou iPod diretamente pelo cabo (evite neste momento a conexão WiFi entre iTunes e aparelho) e faça a sincronização, assim o iTunes terminará a instalação do App que deu problema por um novo totalmente funcional.

Se isso ainda não deu certo, poderá procurar o aplicativo direto na Store, usando a mesma conta e baixe-o mais uma vez. Vale lembrar que o mesmo não deverá ser cobrado, lembre-se de estar usando a mesma conta, sendo assim, estará lá a opção baixar sem o custo.

Ainda não deu certo?

Dependendo de como seu aparelho está configurado para ser sincronizado, isto impedirá o bom funcionamento destas possíveis soluções.

Alguns users tem os aplicativos configurados para serem sincronizados automaticamente ao passo que outros de forma manual.

Sendo assim vejam:

Para deixar de forma automática

Entrem na lista de dispositivos no iTunes, selecionem o seu aparelho com o App problemático e selecione a opção logo abaixo na tela principal “Sincronizar novos Aplicativos Automaticamente”.

No caso da opção estar desmarcada no iTunes, sempre que precisar instalar um App no iDevice, deverá usar a lista de aplicativos e selecionar marcando a caixa ao lado do App a ser instalado. Poderá fazer isso ou no iTunes, vá na biblioteca e em aplicativos e escolher o Aplicativos a ser baixado, arrastando para a lista correspondente do seu iDevice.

Lembrando que ao fazer isso é necessário sincronizar para que as alterações sejam efetuadas.

O problema ainda persiste?

Neste caso, poderá usar do seguinte recurso.

Na aba dos aplicativos, desmarque a opção de sincronizar aplicativos e confirme a exclusão de todos os aplicativos, logo após isso, volte a marcar e mande sincronizar sempre ao final de cada ação.

Não preciso dizer que isso já é um apelo, mas é uma forma de forçar a instalar tudo e inclusive o App que deu pau na hora de baixar. E por fazer isso, já é algo a se pensar, pois poderá perder algumas informações de certos aplicativos em especial, como loguins, senhas, informações de jogos completados ou parcialmente. Assim vale pensar se este método vale a pena no seu caso, ficando por sua conta e risco.

Se o problema ainda persistir, sinceramente não tenho mais cartas nas mangas a não ser o apelo final e reinstalar o sistema. Mas pelos meus testes ao longo de minha experiência com este problema em específico, nunca precisei reinstalar o iOS, sempre em um dos estágios acima foi resolvido.

É isso aí pessoal, espero ter ajudado.

Se algum de vocês tiver uma dica bacana sobre este assunto, compartilhe conosco. Abraços  😉