iPod School

August inova fechaduras ao integrá-las com smartphones

André BazagliaAndré Bazaglia

august

Desde sempre, usamos chaves para fecharmos nossas portas. Desde muito tempo mesmo. A maioria das fechaduras requerem chaves para serem abertas, mas o August introduz uma ideia diferente: uma fechadura que não requer nenhuma chave. Por meio de um aplicativo controlado pelo smartphone do dono da casa, convidados podem ser adicionados ou removidos, e tudo é feito a partir do reconhecimento. A porta abre se a pessoa que tentar abrí-la for reconhecida. Ou melhor, não é que o August não requer chaves, mas sim que as chaves são… nós mesmos.

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, o vídeo acima deve valer mais do que “The Collection, Obama and Pluralism”, o livro de 5.472 páginas – maior que a Bíblia – que conta a história de Barack Obama. Brincadeiras à parte, assistam-o e confiram como o August funciona, detalhadamente.

A partir do vídeo, notamos recursos interessantes: notificações chegam no iPhone quando alguém da lista de autorizados entra ou sai de sua casa, portanto, você tem acesso ao histórico de tudo o que acontece. O August se comunica com dispositivos móveis via bluetooth. Simples e prático. A ideia pode parecer futurística, mas já é realidade. O August está em pré-venda por US$200 no august.com.

Alguns dos problemas previsíveis que podem ser criados com a implementação de uma fechadura tão inteligente já foram resolvidos: como o August é conectado à energia, no caso dela cair, duas pilhas serão ativadas para o August continuar funcionando. Ou ainda, se o reconhecimento do August falhar, ou se a energia cair e as pilhas estiverem sem carga, ainda há uma clássica chave manual que pode abrir o August.

via Wired.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Gustavo Henrique

    Wow! Tecnologia super óbvia, não sei como ninguém nunca tinham feito isso antes. Tem coisa que parecem tão óbvias depois que vemos. O.o

  • eu já conheço isso faz algum tempo e faço uso mais de dois anos. do mesmo sistema….

    • Uau! Por curiosidade: qual é o nome do seu sistema? E ele também "conversa" com o smartphones?

  • Bryanuhlig

    Gostaria de saber se enviam para o Brasil e se é facil instalar uma fechadura dessas e se é preciso conectar a uma rede wifi ? Obrigado desde já pela ajuda.

    • Não é preciso de Wi-Fi, e eles dizem que é de fácil instalação. O grande problema é que, mesmo que eles enviem pra cá, você pagará uma taxa bem alta de impostos. O ideal é mandar uma mensagem pelo formulário deles.