Press "Enter" to skip to content

Atualizações sobre o jailbreak

Sempre será contraditório ver fanboys de carteirinha da Apple querendo um iOS aberto. O sistema operacional móvel da maçã mordida, modelado em Cupertino visando sempre a perfeição e experiência extremamente agradável para o usuário final, é fechado em todos os ângulos possíveis. Nada que não seja nativo nem passe pela aprovação prévia (App Store) pode ser instalado no iPhone. É essa a maneira mais interessante que a empresa da maçã vê para garantir a segurança de seus usuários: limitar o tamanho do pedaço da maçã que podemos comer. No entanto, no mundo sempre existirão aqueles que pensam diferente e discordam de como a Apple leva as coisas – são verdadeiros artistas que contrariam tudo, e praticamente os únicos que podem oferecer saídas criativas para um mundo melhor. Dentro desses nomes, está o hacker planetbeing. ‘planetbeing’?! Sim, ele é um dos membros mais antigos da iPhone Dev Team, e consequentemente, um dos nomes mais antigos na comunidade do jailbreak. Fez coisas incrivelmente impressionantes, como portar o sistema Android para o iPhone. Eu mesmo me aventurei a instalar sua ferramenta em meu antigo iPod touch de primeira geração, que até hoje (!) faz dual boot entre Android e iOS.

20130107-161523.jpg

Principalmente depois de um tuíte de Stefan Esser – o nome por trás do jailbreak untethered do ultrapassado iOS 4.3 -, nasceu um medo coletivo do fim do jailbreak na internet. Traduzida para o português, a mensagem de Stefan era: “Para todos que continuam perguntando, o jailbreak do iOS 6 será lançado no dia de São Nunca”. Li tanta bobagem sendo falada ao mesmo tempo por causa desse tuíte que preferi não comentar nada sobre o assunto aqui no iPod School, sempre com a certeza que o jailbreak do iOS 6 (ou de qualquer versão superior) seria de fato lançado, um dia. Afinal, está no DNA dos gênios criativos: “stay hungry, stay foolish”. O tal dia de São Nunca certamente chegará quando todos os hackers desistirem de trabalhar no jailbreak. 😉

Para reforçar que desistir é fora do perfil dos hackers da Dev Team, planetbeing fez um post em seu reddit lembrando que ele roda, hoje, o jailbreak untethered em seu iPhone 5, e explica as duas razões principais para o adiamento do jailbreak untethered. Com a chegada do iOS 6.1 (que já está em fase beta) em breve, é super provável que o mais aguardado jailbreak de todos os tempos também acompanhe a versão do iOS que está para sair do forno. Essa é minha aposta pessoal, já que ninguém precisa ser hacker especialista para afirmar, com certeza máxima, que a qualquer momento uma atualização do iOS pode fechar, mesmo que a Apple faça sem querer, os exploits (falhas no sistema exploradas) que os hackers guardam em segredo. Aguardemos. Até lá, temos que nos contentar com o jailbreak tethered.

O hacker pod2g também anunciou em sua conta do Twitter que, antes ocupado em outros projetos, ‘está de volta’, ressalta o óbvio (que a Apple não ganhou) e podemos contar com o brilhantismo dele.

Aposto dez reais que os hackers levarão a melhor. E vocês? 😛