iPod School

Atualização para o WhatsApp provavelmente trará bastantes novidades

André BazagliaAndré Bazaglia

Já havíamos antecipado aos nossos leitores, em março, que o WhatsApp incluirá o padrão de taxa anual de uso por in-app-purchase no iOS. Futuramente, o aplicativo será gratuito na App Store, mas usuários terão que pagar uma taxa anual de US$0,99 para trocar mensagens instantâneas pelo serviço – usuários atuais que já compraram o app anteriormente estão livres da cobrança futura de qualquer taxa. No entanto, além da mudança no sistema de geração de receita para a equipe do WhatsApp, mais novidades acompanharão a versão 3 do app, que surgirá em breve na App Store. Listaremos aqui algumas delas – são apenas rumores, mas ultraprováveis.

Push to talk.

whatsapp-3push-to-talk

Um botão bem à lá Voxer pode destruir de vez uma das alternativas mais populares para o WhatsApp. Além desta futura implementação que será (certamente) feita pelo WhatsApp, o Facebook Messenger para iOS ganhou um recurso parecido recentemente, mas menos “na cara” do usuário e com a qualidade de gravações tão péssimas que dá vergonha – certamente o time do Zuck faz isso para poupar seus servidores. Atualmente, o envio de gravações pelo WhatsApp já é possível, o recurso “Push to Talk” somente tornaria seu acesso mais simples. Amei a ideia.

Sincronização com o iCloud

Dados do WhatsApp serão sincronizados com o iCloud. Isso significa que todo o histórico de mensagens será automaticamente restaurado mesmo se você remover os dados locais do app do seu iOS. Em uma restauração do sistema, mesmo que você não use a opção de restaurar o conteúdo antigo a partir de um backup, o WhatsApp recuperará seus dados de conversa. Super prático – uma facilidade possibilitada pelo iCloud que a equipe do WhatsApp nunca tinha explorado antes.

Melhorias no gerenciamento do banco de dados de mensagens

Em paralelo com a integração com o iCloud, é possível que a maneira como o WhatsApp gerencia os dados seja alterada. Com o acúmulo de muitas mensagens, o WhatsApp torna-se lento e dá crashes constantes – lidar com um banco de dados um pouco largo não é especialidade do app. Isso pode mudar.

Envio de múltiplas imagens

whatsapp-imagens-multiplas

Enviar várias imagens de uma vez certamente será possível. Nós agradeceremos persistentemente pela novidade.

Um pouco mais…

whatsapp-3

Ainda é um mistério se as novidades apontadas por nós se concretizarão, mas minha aposta pessoal é que sim. A versão 3 do WhatsApp nos trará recursos bem bacanas que colocarão meu cliente de mensagens instantâneas favoritos na frente mais uma vez. Assim que o update for liberado na App Store, publicaremos uma nova matéria aqui no iPS.

[fonte: iPhone-ticker].

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • efrota

    Legal, mas espero que mudem a interface tbm, ta precisando.

    • Seria ótimo se mudassem. Mas curto a atual, hehe. Bem melhor que a do "iMessage".

  • brazlocateli

    Eu queria mesmo é suporte ao iPad!
    Mas já é uma vantagem.

  • Seria ótimo aumentarem a quantidade de pessoas dos grupos, minha sala da faculdade usa, e muitos ficam de fora por não ter mais vagas no grupo!

  • pinto pequeno

    TOMARA QUE SAIA PRA IPOD TOUCH E IPAD

  • Eduardo Saraiva

    Não consegui baixar meu Whatsapp por completo… Quando coloco meu numero pra terminar a instalação diz "a versão do seu app é muito antiga. Baixe a versão mais recente no Android Master".