iPod School

Aquecimento do novo iPad está mais para sensacionalismo

Alex CazarotiAlex Cazaroti

O novo iPad chegou, com uma incrível  tela de altíssima resolução, câmera melhorada, processador gráfico de quatro núcleos e uma bateria 70% maior. Tudo isso resultou no aumento de temperatura ao usar o tablet, e muitos sites e blogs acabaram divulgando isso como um defeito, ou melhor, um superaquecimento, que inclusive já foi batizado de “heatgate”. Mas será que é tudo isso mesmo?

O site PCWorld resolveu testar o novo iPad juntamente com mais outros 3 tablets: o iPad 2, o Galaxy Tab 10.1 e o Asus Eee Pad Transformer Prime. Eles realizaram testes jogando por mais de 1 hora em cada tablet, uma vez conectado à tomada e outra somente usando a bateria. A diferença de um aparelho para outro chega a ser tão pequena que não há motivos para tanto escândalo como as pessoas vem dizendo.

O novo iPad, enquanto estava na tomada, alcançou a temperatura de 37,7º Celsius, enquanto o iPad 2 obteve 34,4º; o Galaxy Tab 36,6º e o Transformer Prime 35º. Ou seja, a diferença não ultrapassou 4º para justificar um possível superaquecimento. Quando o mesmo teste foi realizado apenas usando a bateria, o Galaxy tab se mostrou mais quente que o novo iPad, alcançando uma temperatura de 36,6º contra 36,1º.

Que o novo iPad realmente esquenta um pouco a mais é totalmente verdade, mas a ponto de ser considerado um grande defeito ou um motivo para não ser comprado acaba sendo meio ridículo.  Já tive experiências com outros smartphones e até mesmo com o iPhone apresentando indícios de aquecer além do normal, mas somente ao jogar jogos pesados ou usar o GPS, por exemplo.

Portanto, a mídia deveria realmente verificar os fatos antes de sair publicando algo desse tipo. Isso é algo que tem se tornado comum, visto que atrai muitas visitas para os sites e blogs. As pessoas estão esquecendo de um fator muito importante ao divulgar informações, que é a credibilidade.  Não é porque somos fãs da Apple e de seus produtos que jamais deixaremos de verificar as falhas presentes em seu produtos, pois nada é perfeito. Porém verificar com afinco o que realmente está acontecendo é a melhor forma de garantir a veracidade da informação, além de manter os leitores mais conscientes.

Ex-autor do iPod School

  • Danielseibell

    O problema e que fica impossível segura-lo, chega a travar e na tela aparece uma mensagem dizendo que o iPad precisa esfriar. Não sei isso acontece com todos os aparelhos mais o meu e do meu irmão estão apresentando esse problema, meu irmão mora no EUA ele entrou em contato com a Apple que se dispôs a avaliar o problema e enviar outro iPad. Uma coisa é certa, atendimento da Apple com seus consumidores é fantástico.