iPod School

Apple trás código-fonte do WebKit do iOS 4.3 mas trazendo mais polêmicas

Bruno De BlasiBruno De Blasi

E essa Apple causando polêmica com WebKit?

Depois que a Apple nos deu uma forma mais legal de navegar no Safari Mobile do iOS 4.3 com o engine Nitro de JavaScript (engine é o motor do JavaScript), que deixa a sua navegação mais acelerada, a empresa demorou um bom tempo para publicar o código-fonte do novo recurso, mas felizmente ela já está entre nós.

Como a maioria sabe, o WebKit é o motor de navegador mais usado por vários navegadores, que tanto é mais usado, que os grandes, como Safari, tanto a versão para Mac OS como para iOS, e o Google Chrome e outros demais usam este sistema, e até os desenvolvedores preferem o WebKit por ser mais fácil.

Para infelicidade de alguns defensores do código aberto (como eu), o site TUAW nos informa uma notícia chata relacionada ao papo do tão esperado código-fonte. Segundo o site, a empresa continua ignorando alguns limites impostos pela licença GPU LGPL. Esta licença, obviamente, é algo que as empresas de software livre mais utilizam, como podemos citar, o Linux usa as licenças GPL para citar os direitos e até onde vai a liberdade do usuário, e o WebKit vai no mesmo ramo.

Fora isso, tudo está normal, e você caso seja desenvolvedor, pode pular da cadeira do computador, ou sair correndo com seu iGadget em mãos, pois está tudo nos trinques e pode fazer de tudo para o iOS 4.3.3 agora. Por mais que demorou, a causa da demora pode ser por causa do novo motor, mas a Apple não comunicou sobre o caso ainda, que já pode conferir todos os arquivos aqui.

Via.

 

  • Jota Junior

    De Verdade fiquei sem entender … Eu fazendo o Down desses aquivos vai facilitar meu acesso ?!

    Abraço.

    • Não não, isso é só o código fonte do motor básico do Safari, serve pros desenvolvedores entenderem como o navegador funciona e criarem coisas mais compatíveis e etc.