Press "Enter" to skip to content

Apple remove a API que permite a detecção do jailbreak no iOS 4.2.1

A partir do iOS 4.0, a Apple aplicou uma nova API no iOS que permite a detecção do jailbreak. Isto significa que a partir do momento que o usuário atualiza o software do aparelho para o iOS 4.0 e realiza o jailbreak, é possível que a Apple saiba que seu gadget está rodando tal método considerado ilegal pela empresa.

A API facilitava a detecção de um gadget jailbreak pelos desenvolvedores: com ela em seus aplicativos, é possível detectar sistemas operacionais com alterações não autorizadas (ou melhor, jaibroken). Mesmo assim, ainda é possível que desenvolvedores usem outros métodos para detectarem o jailbreak em dispositivos da Apple.

A propósito, apesar do jailbreak ser considerado legal pela legislação americana, a Apple considera-o ilegal e anula a garantia dos aparelhos jailbroken. Portanto, caso você ative a garantia do mesmo por algum problema de hadware, lembre-se de restaurá-lo antes, a não ser que você viva no Brasil – digo por experiência própria, já troquei dois gadgets jailbroken. 🙂

O mais lamentável de tudo isto é que os desenvolvedores ainda confundem o jailbreak com pirataria. A solução mais prática seria existir uma nova API que permitisse a detecção de aplicativos pirateados.