iPod School

Apple oficializa Jogos em sua Apple Store Brasileira

Guilherme WilliamGuilherme William

É meus amigos, nós aguardamos a muito, muito, muito tempo por essa excelente novidade. O Brasil com todas as categorias de aplicativos em sua loja, inclusive a tão sonhada por nós brasileiros, categoria de JOGOS.

Agora é oficial, a Apple oficializou (no iTunes e todos os idevices), e nós brasileiros agora podemos comprar todos os games em nossa terra natal, mas ainda em dinheiro estrangeiro, o dólar.

Com praticamente tudo traduzindo para nossa língua, é muito fácil de navegar, buscar e o principal, comprar! Como todos pensavam, o problema era a classificação dos jogos. Acredito eu que graças ao Tim Cook (acredito que ele seja o responsável por essa visibilidade maior da Apple com o Brasil) a Apple se adaptou a nossa maneira de classificar os jogos.

Devido a essa novidade muitos usuários (inclusive eu) estão “aniquilando” suas contas estrangeiras (americana, argentina, uruguaia, chilena, portuguesa, tangamandápiana), e com isso surge algumas dúvidas que tentarei ajudá-los, mas antes falarei um pouco mais sobre essa novidade.


Isso mesmo, a foto acima mostra que a nova categoria está completa com tudo que tem direito. Os jogos na Apple Store BR estão muito bem organizados, assim como todas as categorias da loja.

O Game Center também foi “atualizado” com o novo país, a terra do pau Brasil.

A categoria já conta com várias opções de subcategorias destacadas na página principal.

Resumindo, ela veio para nos felicitar nessa páscoa. Afinal, que não tem jogos por que não conseguiu fazer a maratona que tinha que ser feito para comprar um game jogo, agora é só comprar com um cartão brasileiro mesmo. (Isso parece até 1º abril)

Mas tudo isso só foi e é possível pela nova forma de classificação que a Apple adotou para os jogos no Brasil, adaptando assim as regras locais. Ela mudou a forma adotada nos EUA e em vários países do mundo para a nossa, que é igual a foto que você verá abaixo:

Amigos, eu acredito que era somente por essa classificação que nós brasileiros ficamos anos sem jogos em nossa Apple Store.

Mas e ai amigos, quem tem conta de outro país e quer migrar para o brasil, o que tem que ser feito?

O procedimento de mudança é bem simples, é só você abrir seu iTunes, logar em sua conta estrangeira, clicar em cima do seu email (aparece no canto superior direito) e depois na primeira opção (o nome varia da língua da sua conta estrangeira, podendo ser account, conta…).

Quando a tela de administração de sua conta, você terá uma opção de mudar seu país, é só você clicar ai e mudar para o Brasil e colocar um cartão de credito válido com o endereço válido também e pronto, você terá uma conta nacional.

Mas antes de fazer essa mudança tome algumas precauções. Quando você muda de país, a lista de aplicativos é “zerada”, ou seja, todos os aplicativos comprados no outro país não aparece mais na sua lista da conta BR. Mas isso é um “erro” da loja, pois na verdade os seus aplicativos ainda estão comprados em sua conta, apenas não constam na lista. Mas para voltar a constar, é só você “comprar” novamente e ele será baixado sem custo.

Veja o meu exemplo. Tinha com conta em portugal e migrei para o brasil. Tinha mais de 200 apps em portugal, olha como a lista ficou:

Apareceu só a lista dos apps que eu já tinha comprado na Apple Store BR. Os outros 196 apps não aparecem na lista.

E agora, o que eu faço?!?

Você precisa fazer uma lista de aplicativos comprados ANTES de migrar. Antes de você fazer a mudança, clique em “comprados” na sua Store e veja a lista de aplicativos que você tem e anote, ou tire uma foto de sua tela, e registre todos.

Feito isso, após fazer a migração é só “comprar” um por um da sua lista que eles serão colocados na lista. Veja o que aparece na hora da compra:

Quando você clica em comprar um aplicativo que você já tinha, aparece a mensagem “Esta atualização é gratuita”, dai é apertar em “OK” e ele será baixado e listado na sua Apple Store.

Caso você não tenha feito a lista e mudou de conta na empolgação (eu fiz isso!), ainda tem jeito! (ufa!) Mas é um jeito mais complicado e demorado e só é possível se você tiver o aplicativo em sua biblioteca.

Vá até sua biblioteca de apps, lá você encontrará a lista de aplicativos que você já baixou no seu PC ou Mac. Clique com o botão direito do mouse e clique em informações (ou Command+I no Mac ou Crtl+I no Windows) e você verá em qual email foi baixado esse aplicativo, se ele foi baixado em sua conta atual, é só ir na loja e compra-lo novamente.

É isso amigos, espero que vocês aproveitem essa novidade.

Caso tenham alguma dúvida, não fiquem com vergonha, perguntem nos comentários ou em nosso fórum.

Não esqueçam de compartilhar essa novidade em suas redes sociais, ok?

  • Caio

    Galera, na Apple Store BR. tem todos os jogos disponíveis na loja americana, ou o acervo de games daqui é menor?

    • Guilherme_William

      Até agora todos os games que eu procurei eu encontrei.

  • Frankerlly

    Maravilha!!!

  • JanjaBoy

    Eu como não curto jogo, estou IMPRECIONADO como os recursos do IPhone/iPad e similares são usados em 99% dos casos para jogos, apenas para jogos.
    A notícia da venda de jogos na AppStore BR, não muda nada na minha vida. Fiquei espantado com a quantidade de gente que não dormiu com a notícia.

  • http://twitter.com/cmvieira2 Cristianno

    Opa, William, blz?
    Parabéns pelo post, ficou ótimo. Mas só queria complementar as infos dele: caso c tenha mudado de país e queira ver a lista de comprados novamente, tem uma forma mais simples.
    Primeiro, tente seguir os passos de mudança de país para o antigo país até que sejam pedidos os dados do pagamento. Nesse ponto, o iTunes já mudou de loja. Cancele o processo e, sem comprar nada na loja, visite sua lista de comprados (purchases, ou seja lá o q aparece no país em questão). C poderá ver todas as suas compras enquanto estava naquele país. Daí dá pra tirar fotos e tals =)
    PS: assim que vc clicar em comprar algo, o iTunes vai reconhecer q sua conta é de outro país, e vai t levar pra loja nova ;)

  • Danielaraujo297

    gente  me ajuda
    troquei para o Brasil mas não consigo transferir os apps que eu consegui no freemyapps para o Brasil, quando aperto para comprar, não avisa que é gratuito, fala que vai cobrar do meu cartão de credito

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000728331865 Ricieri Cápua

    O preço dos apps está dólar ou em real?

    • JanjaBoy

      Dólares americanos.

  • adrianojbr

    Sugestão de leitura: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/por-que-so-ago

    Guilherme, suas suposições estão equivocadas, mas mesmo assim obrigado pelas dicas.

    • Guilherme_William

      Obrigado pela dica.

  • http://www.facebook.com/people/Renato-Antunes/100001392203923 Renato Antunes

    Muitos dos jogos, ainda não entraram na lista especialmente os de maiores de 17 anos como o caso do modern combat , gangstars ou gta se você não tiver backup dos jogos é bom não mudar ainda. 

  • Assirati

    Me ajude por favor (:
    Mudei minha conta dos EUA para o pais Brasil , funcionou tudo certo .. Porem ao ir em atualizacoes e ir nos itens comprados nao esta mais nenhum app que eu tinha baixado anteriormente ! E preciso deles ! Como que eu faco ?

    • Guilherme_William

      Amigo, é como esta escrito no Post. Vc terá que re-baixa-loz para que apareça em sua conta.

  • http://www.facebook.com/people/Kayam-Hamdar/100002538034364 Kayam Hamdar

    Será que para fazer compras ainda será necessário ter cartão de crédito internacional?

    • Guilherme_William

      Sim, cartão de credito sempre foi exigido. Mas é bom testar novamente.

      • Guilherme_William

        Cartão internacional*

  • Pingback: Push the Ball - Um joginho muito legal | iPod School()

  • http://www.facebook.com/people/Geraldo-Belmont-Barretto/1512908296 Geraldo Belmont Barr

    infelizmente alguns jogos (otimos) so na app USA (e alguns na argentina)

  • Gabi

    Enfim,eu comprei vários apps pensando que era em reais…

  • Leonardo

    A appstore tá em dolar ou é só pra mim? Tem como mudar pra real? Caso não tenha tem problema em pagar em cartão nacional?