iPod School

Apple Music pagará artistas durante o período de avaliação

A repercussão do desabafo da Taylor Swift foi o motivo-chave da mudança.

André BazagliaAndré Bazaglia

Ontem, explicamos a denúncia que a Taylor Swift fez sobre o Apple Music. Basicamente, a artista não aprovou o modelo de negócios da Apple abusivo: o período gratuito para usuários de 3 meses seria patrocinado pelos próprios artistas, que ficaram sem ganhar nada durante este período. É como se os artistas fossem forçados a oferecerem suas músicas de graça por 3 meses. Ela ainda brincou: “Nós não estamos lhes pedindo para dar iPhones de graça. Por favor, não peça-nos para fornecer nossas músicas sem nenhuma compensação”.

E a reclamação fez efeito. Eddy Cue, vice-presidente da Apple de softwares e serviços voltados para internet, declarou em seu Twitter: “#AppleMusic will pay artist for streaming, even during customer’s free trial period“. Em tradução: “O #AppleMusic pagará artistas pelo streaming, mesmo durante o período de testes (trial) dos clientes“.

De acordo com o que foi divulgado pela mídia, Eddy ligou para Taylor Swift e informou-lhe sobre a decisão da Apple. Em seu Twitter, ela postou uma nota de agradecimento aos que a apoiaram, e terminou: “Eles nos escutaram”.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.