iPod School

Apple libera atualização do Safari, iTunes e iWork

Rodrigo VianaRodrigo Viana

Com o lançamento do Mac OS X Lion algumas horas atrás, era de se esperar que a Apple liberasse as atualizações dos seus programas para se tornarem compatíveis com o novo sistema de Macs.

O Safari foi um dos primeiros programas que recebeu atualização. Esta versão tem como principais novidades os gestos multitouch, o Reading List, novos recursos de segurança e a navegação em tela cheia.

O Reading List é um recurso exclusivo do Safari bem interessante. Com ele, o usuário pode salvar páginas da web para ler mais tarde com mais calma. Esta função será melhor ainda quando o iOS 5 for lançado, pois haverá uma sincronização entre Mac e iOS. Quer dizer que se você salvou uma página web no Reading List no seu Mac, com a sincronização, você poderá ler esta página no seu iOS Device, seja ele um iPhone, iPod touch ou iPad.

Já os gestos multi-touch e a possibilidade de navegação em tela cheia são novidades exclusivas para o Mac OS X Lion. Os gestos multi-touch são muito similares ao do iOS, como por exemplo o de juntar e separar os dedos para dar zoom em determinada página de web.

Ele já está disponível para download no site da Apple. A atualização pesa 47.5MB e necessita do Mac OS X Snow Leopard para realizar a instalação.

O iTunes também recebeu uma nova atualização trazendo uma série de melhorias para o Mac OS X Lion. O principal novidade é a possibilidade de, agora, usar o iTunes em tela cheia. Um detalhe interessante é que ele é um aplicativo 64 bits escrito em Cocoa, o que deixa ele mais rápido e mais estável. Para aproveitar mais este detalhe, é fundamental ter o Mac OS X Lion instalado no seu Mac.

Ele já está disponível para download diretamente do site da Apple ou pelo “Atualização de Software…”. A atualização pesa 90.2 MB.

O conjunto iWork também recebeu uma interessante atualização. Dentre as novidades desta atualização está o Auto Save e a possibilidade de usar o Pages, Numbers ou Keynote em tela cheia. O Auto Save é uma nova função que salva os documentos automaticamente de acordo com as modificações que você realiza.

A atualização está disponível pelo “Atualização de Software…” ou pela Mac App Store, para os usuários que compraram a suíte por ela.

 

Me chamo Rodrigo Viana, tenho 14 anos. Meu primeiro device da Apple foi um iPod touch 2G, meu 1º jailbreak foi no iOS 3.1.2 , a partir do meu 1º jailbreak que me interessei pelo o mundo da Apple. Tenho dois iPods touch (2g e 4G - 8GB e 64GB) e um MacBook Pro 2010. Siga-me no twitter: @irodviana

  • Nossa legal, não vejo a hora de ter o Lion.

    • Rodrigo Viana

      Já comprou? hehehe 😀

      Eu estou desde o beta 1, realmente um excelente sistema.

      • Erick Mateus

        Dependo do Hackintosh, vou instalar o TonyMacx lançou uma forma de instalar ele no PC, vou tentar.

        • Erick Mateus

          Aliás, pra poder instalar o Lion necessita mesmo ter o 10.6.6 em diante, tenho o 10.6.3, e se não der Thepiratebay.

    • Tbm, mas n posso comprar ainda, acho que computadores HP n aceitam neh? hihihi

      • Rodrigo Viana

        hahahaha 😛

  • Erick Mateus

    Ah, um detalhe. O iTunes voltou os botões de fechar igual antigamente, a barra de volume mudou, e os ícones também, ele tá parecendo o iTunes 8.

  • joao cassiano

    como assim? da pra instalar o lion em um PC? fica igual um MAC?

  • MacMag

    Amigos, estou precisando de uma ajuda.

    Caso eu compre um Ipad hoje, que veio para o Brasil antes da atualização do IOS 4.3.4, ele ira vir com 4.3.2 ou 4.3.3, certo?

    Porem, a primeira vez que liga ele é necessário ligar no computador, certo? Ai ele não ira baixar a versão 3.4.4?

    Valeu!

    • Rodrigo Viana

      Creio que não. Instalará no 4.3.3 ou 4.3.2, acho.

      • MacMag

        No meu iphone eu rodo a 4.2.1.

        Quando ligo no itunes aparece para baixar a 4.3.4.

        O que eu não lembro é se os device já vem o IOS instala e vc só coloca ele no computador p reconhecer, ou se ele vem sem IOS e ele baixa na hora que vc conecta ele…

        • Rodrigo Viana

          Os devices vem com o "iOS pré-instalado", bata conectar no iTunes e ele logo ativa.

          • ThomasTurbando

            Atualmente, c vc comprar um ipad/ipod/iphone, ele ira vir com a versao 4.3 somente, soh q nao tem + como atualiza pra 4.3.3/4.3.2/4.3.1, pois a apple ja lancou a 4.3.4 entao la soh ira dar para atualizar para a 4.3.4

  • MacMag

    Amigos, estou precisando de uma ajuda.

    Caso eu compre um Ipad hoje, que veio para o Brasil antes da atualização do IOS 4.3.4, ele ira vir com 4.3.2 ou 4.3.3, certo?

    Porem, a primeira vez que liga ele é necessário ligar no computador, certo? Ai ele não ira baixar a versão 4.3.4?

    Valeu!

    • Rodrigo Silva

      Fique tranquilo amigo ele ja vem pré-instalado 4.3.3 ( pelo menos o meu que comprei semana passada), ele só pede para ativar depois vai avisar q tem uma nova atualização ai é só não atualizar.

      • Caio

        Se eu comprar o Ipad 2 Wifi + 3G com o IOS 4.3.2, eu consigo atualizar para o 4.3.3 para fazer o jailbreak? Ou ele vai pular direto para o IOS 4.3.4?

      • Caio

        Aonde você comprou seu Ipad 2?

  • vilelanew

    Twitter: @vilelanew

    To Adorando tudo isso!

    Ontem dormi muito tarde para ficar mexendo esse novo OS, usei muito o Safari, Puts para quem ama internet ele é perfeito por ser multitouch, ter o leitor que deixar a materia incrivelmente facil de ler e também, Reading List funciona como o delicius… Safari da Show de internet

    • Rodrigo Viana

      Hehehe, realmente ficou bom, mas ainda prefiro meu Chromezinho :P.

  • José Roberto

    To é feliz com o Lion. Uma dúvida: ao instalar o Lion, você perde todos os seus dados que estão no computador como os outros SOs ou ainda continua tendo? Me veio essa duvida quando eu vi que saiu a atualização, ai eu pense que não teria sentido atualizar o Safari, iTunes e iWork se vai perder tudo depois de instalar o novo Mac.

    • Rodrigo Viana

      Aqui eu atualizei por cima, ou seja, não perdi nada. Tem a opção de instalar do zero, perdendo tudo. Vai da sua escolha.