Press "Enter" to skip to content

Apple libera atualização do Safari, iTunes e iWork

Com o lançamento do Mac OS X Lion algumas horas atrás, era de se esperar que a Apple liberasse as atualizações dos seus programas para se tornarem compatíveis com o novo sistema de Macs.

O Safari foi um dos primeiros programas que recebeu atualização. Esta versão tem como principais novidades os gestos multitouch, o Reading List, novos recursos de segurança e a navegação em tela cheia.

O Reading List é um recurso exclusivo do Safari bem interessante. Com ele, o usuário pode salvar páginas da web para ler mais tarde com mais calma. Esta função será melhor ainda quando o iOS 5 for lançado, pois haverá uma sincronização entre Mac e iOS. Quer dizer que se você salvou uma página web no Reading List no seu Mac, com a sincronização, você poderá ler esta página no seu iOS Device, seja ele um iPhone, iPod touch ou iPad.

Já os gestos multi-touch e a possibilidade de navegação em tela cheia são novidades exclusivas para o Mac OS X Lion. Os gestos multi-touch são muito similares ao do iOS, como por exemplo o de juntar e separar os dedos para dar zoom em determinada página de web.

Ele já está disponível para download no site da Apple. A atualização pesa 47.5MB e necessita do Mac OS X Snow Leopard para realizar a instalação.

O iTunes também recebeu uma nova atualização trazendo uma série de melhorias para o Mac OS X Lion. O principal novidade é a possibilidade de, agora, usar o iTunes em tela cheia. Um detalhe interessante é que ele é um aplicativo 64 bits escrito em Cocoa, o que deixa ele mais rápido e mais estável. Para aproveitar mais este detalhe, é fundamental ter o Mac OS X Lion instalado no seu Mac.

Ele já está disponível para download diretamente do site da Apple ou pelo “Atualização de Software…”. A atualização pesa 90.2 MB.

O conjunto iWork também recebeu uma interessante atualização. Dentre as novidades desta atualização está o Auto Save e a possibilidade de usar o Pages, Numbers ou Keynote em tela cheia. O Auto Save é uma nova função que salva os documentos automaticamente de acordo com as modificações que você realiza.

A atualização está disponível pelo “Atualização de Software…” ou pela Mac App Store, para os usuários que compraram a suíte por ela.