Press "Enter" to skip to content

Apple lança iPhones 5C e 5S. O que eu achei deles?

iphone-5s

Definitivamente, a linha de pensamento da Apple mudou. Ainda não sei se para melhor ou para pior. Jony Ive, chefe de design da Apple, deu sua cara aos mais novos produtos de uma das empresas mais revolucionárias do mundo. O designer, conhecido por agregar cores à imagem monocromática da Apple, já foi considerado pela nossa equipe uma peça-chave essencial no desenho dos novos Macs Pro – que foram anunciados no meio do ano, há um tempinho. Agora, o trabalho de Jony Ive é mais uma vez perceptível, dessa vez nos iPhones 5C e 5S.

Os rumores estavam certos. Já conhecíamos os iPhones 5S e 5C antes mesmo deles serem apresentados. Já havíamos adiantado: que o aparelho rodaria sobre uma arquitetura de processamento de 64 bits, a existência do leitor biométrico, a câmera com flash dual-LED, sua boa durabilidade de bateria, as cores dourado e grafite e imagens da carcaça externa. A Apple, definitivamente, não nos trouxe mais do que já esperávamos com base nos rumores. Mesmo assim, a maneira da empresa apresentar seus produtos continua encantando o mundo.

iPhone 5S:

– Design:

iphone-5s-home-button

Três cores: grafite, dourado e branco. Sua carcaça é quase idêntica à do iPhone 5. As diferenças, além das novas cores, estão no espaço reservado para ao LED (que agora é duplo) ao lado da câmera e no design do botão de início (home button), que agora ganha um sensor biométrico capaz de reconhecer digitais.

O aparelho tem 7,6mm de espessura e pesa apenas (!) 112g.

– Hardware

apple-a7

A Apple, mais uma vez, inova no hardware. Além do processador do iPhone 5S rodar sobre a arquitetura de 64 bits, o chip A7 possui um componente novo: Motion coprocessor. Ele agrega informações do acelerômetro, giroscópio e bússula, permitindo uma melhor integração com novas tecnologias e apps.

Kernel, bibliotecas e drivers do processador rodam em 64 bits, mas ele suporta tanto apps de 32 bits quanto de 64 bits. O iPhone conquista, assim, o título de primeiro smartphone do mundo a entrar na onda de 64 bits. Cedo ou tarde, eu já previa que isso ia acontecer. A Apple foi pioneira, e isso é maravilhosamente bom.

– Câmera:

A Apple caprichou em novas tecnologias na câmera do novo iPhone. No evento, Phil Schiller explicou: “Quando você tira uma foto, sem seu conhecimento o iPhone tira, na verdade, várias, e escolhe a com melhor definição”. A nova câmera tira 10 fotos por segundo, faz combinações entre elas e escolhe a melhor.

A nova lente de cinco elementos do iPhone promete fazer melhores fotos por engrandecer os pixels, com aperture de F2.2. A cor do LED pode variar para se adaptar a diferentes temperaturas de cor. Super legal!

No recurso batizado pela Apple de “Slo-Mo”, podemos realizar filmagens em câmera lenta com 120 quadros por segundo. Para fechar, contamos com outras novidades também bastante legais: estabilização automática de imagem, fotos panorâmicas de 28 megapixels e dois LEDs (um de luz quente e outro de luz fria).

– Bateria:

bateria-iphone

A mesmíssima durabilidade de bateria do iPhone 5. São 250 horas de duração com o iPhone 5S em modo de espera. Número bacana, e manter a durabilidade de uma bateria no ate de usar um hardware mais potente é uma tarefa possível, mas a Apple poderia dar uma atenção um pouco mais especial para a bateria do iPhone, e tentar melhorá-la. Já está na hora.

– Algo novo:

O Galaxy S4 tem um hardware maravilhoso e uma tela Full HD incrível, o Lumia tem um sistema diferenciado e uma câmera espetacular, o Sony Xperia Z1 é à prova d’ água, mas e o iPhone, o que traz de diferencial, além do design e do sistema operacional – que são fatores que dependem demais de gostos?

Agora, o iPhone traz um sensor biométrico agregado ao home button. Por ser um diferencial do aparelho bastante impactante, redigimos uma matéria focada nele. Acesse-a [link].

– Preços:

Os preços são os mesmos do iPhone 5: U$649 para o modelo de 16GB, U$749 para o de 32GB e U$849 para o de 64GB.

Como curiosidade, saiba que o “S”, do “5S”, significa “Security” (segurança, em português).

iPhone 5C:

O iPhone 5 foi descontinuado. Em seu lugar, entra o iPhone 5C, que traz um chip A6 (e não o novo A7), câmera de 8 megapixels, botão de início sem sensor biométrico. O diferencial do aparelho está nas… cores.

– Adeus, Bumpers! Olá, Crocs!

iphone-crocs

O corpo de policarbonato com uma estrutura interna de aço que, além de formar a antena, dá uma estrutura bem rígida para o iPhone, é completado com capas muito feias desenvolvidas pela própria Apple.

As cores dos novos iPhones 5C são verde, branco, azul, rosa e amarelo. O iPhone 5C desbloqueado sai por salgados U$549 em sua versão de 16GB. A versão de 32GB sai por U$649.

Proposta de design do site da Apple

Cores muito fortes não combinam bem com fundos de páginas da web. Mas Jony Ive acha o contrário. O site da Apple já foi atualizado com as novidades de hoje.

iphone-5c

Os novos iPhones serão lançados em 20 de setembro. A pré-venda começa no dia 13. E você, o que achou dos novos iPhones? Amaremos – eu especialmente – ouvir sua opinião.