iPod School

Apple lança iPhones 5C e 5S. O que eu achei deles?

André BazagliaAndré Bazaglia
iphone-5s

Definitivamente, a linha de pensamento da Apple mudou. Ainda não sei se para melhor ou para pior. Jony Ive, chefe de design da Apple, deu sua cara aos mais novos produtos de uma das empresas mais revolucionárias do mundo. O designer, conhecido por agregar cores à imagem monocromática da Apple, já foi considerado pela nossa equipe uma peça-chave essencial no desenho dos novos Macs Pro – que foram anunciados no meio do ano, há um tempinho. Agora, o trabalho de Jony Ive é mais uma vez perceptível, dessa vez nos iPhones 5C e 5S.

Os rumores estavam certos. Já conhecíamos os iPhones 5S e 5C antes mesmo deles serem apresentados. Já havíamos adiantado: que o aparelho rodaria sobre uma arquitetura de processamento de 64 bits, a existência do leitor biométrico, a câmera com flash dual-LED, sua boa durabilidade de bateria, as cores dourado e grafite e imagens da carcaça externa. A Apple, definitivamente, não nos trouxe mais do que já esperávamos com base nos rumores. Mesmo assim, a maneira da empresa apresentar seus produtos continua encantando o mundo.

iPhone 5S:

– Design:

iphone-5s-home-button

Três cores: grafite, dourado e branco. Sua carcaça é quase idêntica à do iPhone 5. As diferenças, além das novas cores, estão no espaço reservado para ao LED (que agora é duplo) ao lado da câmera e no design do botão de início (home button), que agora ganha um sensor biométrico capaz de reconhecer digitais.

O aparelho tem 7,6mm de espessura e pesa apenas (!) 112g.

– Hardware

apple-a7

A Apple, mais uma vez, inova no hardware. Além do processador do iPhone 5S rodar sobre a arquitetura de 64 bits, o chip A7 possui um componente novo: Motion coprocessor. Ele agrega informações do acelerômetro, giroscópio e bússula, permitindo uma melhor integração com novas tecnologias e apps.

Kernel, bibliotecas e drivers do processador rodam em 64 bits, mas ele suporta tanto apps de 32 bits quanto de 64 bits. O iPhone conquista, assim, o título de primeiro smartphone do mundo a entrar na onda de 64 bits. Cedo ou tarde, eu já previa que isso ia acontecer. A Apple foi pioneira, e isso é maravilhosamente bom.

– Câmera:

A Apple caprichou em novas tecnologias na câmera do novo iPhone. No evento, Phil Schiller explicou: “Quando você tira uma foto, sem seu conhecimento o iPhone tira, na verdade, várias, e escolhe a com melhor definição”. A nova câmera tira 10 fotos por segundo, faz combinações entre elas e escolhe a melhor.

A nova lente de cinco elementos do iPhone promete fazer melhores fotos por engrandecer os pixels, com aperture de F2.2. A cor do LED pode variar para se adaptar a diferentes temperaturas de cor. Super legal!

No recurso batizado pela Apple de “Slo-Mo”, podemos realizar filmagens em câmera lenta com 120 quadros por segundo. Para fechar, contamos com outras novidades também bastante legais: estabilização automática de imagem, fotos panorâmicas de 28 megapixels e dois LEDs (um de luz quente e outro de luz fria).

– Bateria:

bateria-iphone

A mesmíssima durabilidade de bateria do iPhone 5. São 250 horas de duração com o iPhone 5S em modo de espera. Número bacana, e manter a durabilidade de uma bateria no ate de usar um hardware mais potente é uma tarefa possível, mas a Apple poderia dar uma atenção um pouco mais especial para a bateria do iPhone, e tentar melhorá-la. Já está na hora.

– Algo novo:

O Galaxy S4 tem um hardware maravilhoso e uma tela Full HD incrível, o Lumia tem um sistema diferenciado e uma câmera espetacular, o Sony Xperia Z1 é à prova d’ água, mas e o iPhone, o que traz de diferencial, além do design e do sistema operacional – que são fatores que dependem demais de gostos?

Agora, o iPhone traz um sensor biométrico agregado ao home button. Por ser um diferencial do aparelho bastante impactante, redigimos uma matéria focada nele. Acesse-a [link].

– Preços:

Os preços são os mesmos do iPhone 5: U$649 para o modelo de 16GB, U$749 para o de 32GB e U$849 para o de 64GB.

Como curiosidade, saiba que o “S”, do “5S”, significa “Security” (segurança, em português).

iPhone 5C:

O iPhone 5 foi descontinuado. Em seu lugar, entra o iPhone 5C, que traz um chip A6 (e não o novo A7), câmera de 8 megapixels, botão de início sem sensor biométrico. O diferencial do aparelho está nas… cores.

– Adeus, Bumpers! Olá, Crocs!

iphone-crocs

O corpo de policarbonato com uma estrutura interna de aço que, além de formar a antena, dá uma estrutura bem rígida para o iPhone, é completado com capas muito feias desenvolvidas pela própria Apple.

As cores dos novos iPhones 5C são verde, branco, azul, rosa e amarelo. O iPhone 5C desbloqueado sai por salgados U$549 em sua versão de 16GB. A versão de 32GB sai por U$649.

Proposta de design do site da Apple

Cores muito fortes não combinam bem com fundos de páginas da web. Mas Jony Ive acha o contrário. O site da Apple já foi atualizado com as novidades de hoje.

iphone-5c

Os novos iPhones serão lançados em 20 de setembro. A pré-venda começa no dia 13. E você, o que achou dos novos iPhones? Amaremos – eu especialmente – ouvir sua opinião.

Top

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Germano

    Show! Valeu pelo post 😉

    • Eu que agradeço por comentar, Germano. Forte abraço, e obrigado pela visita.

      • José Carlos

        Valeu André, hj fiz elogios sobre você ao seu tio Paulo!!!

  • Vitor

    Então cara, em relação a uma opinião pessoal eu achei muito bom, dentro dos padrões que esperávamos, não veio nada de muito surpreendente, porém todos os rumores se concretizaram e isso é bom! Eu particularmente cansei desses rumores falsos e irreais em que a Apple lançaria um iPhone com holograma, e coisas do tipo. Na parte interna achei muito bom, chip A7 como de costume, mas com o novo M7 e processador de 64 bits (que faz muita diferença). E na parte externa, acho que as mulheres em geral vão gostar bastante do dourado, o prata é igual ao anterior, e achei que a cor gravite ficou muito mais bonito do que o preto do iPhone 5, eu não gostava daquele preto fosco. Acho que é isso. Valeu!

    • Opinião super sólida. Ainda aguardo a divulgação de mais detalhes do hardware do iPhone. A Apple explicou muito por cima o funcionamento do coprocessador e, como sempre, não divulgou detalhes como o clock do seu processador e RAM. Veremos se seu hardware poderá bater de frente com o Galaxy S4. Torço pra 2,5GB de RAM, mas acho difícil. Chegando a 2GB, está ótimo.

      • Felipe

        Acho que vai ficar com os 1GB.
        Unica coisa de inovador nesse novo modelo foi o Touch ID. E quanto ao Hardware, tinha que melhorar pra poder bater de frente com os outros modelos e ainda acho que devia ter sido melhor. Sem mais, o Galaxy S4 HTC ONE Xperia Z1 e LG G2 são melhores que o iPhone 5S.

        • Vitor

          Ah meu não sei! Tenho um grande amigo meu que convivo com ele e ele tem o S4, e a bateria dele é de aproximadamente 2600 mAh, enquanto a do iphone 5 é de 1500mAh, porém a do S4 não dura o tanto que a minha dura nem ferrando. Sei lá, isso foi só um exemplo de que na teoria seria superior, mas que na prática não é. A apple pulou muito na frente com os 64 bits, M7, o TouchID e o OpenGL. Além do mais eu acho que a Samsung, Sony ou Lg, nunca vão encontrar uma ferramenta tão genial quanto o Jailbreak..

  • Allyson Assunção

    Agora com o 5C fez muuuito mas sentido o novo design adotado para o iOS7.. (minha opinião)

  • bryanuhlig

    Antes de dizer minha opinião quero parabenizar o site pela cobertura, infelizmente eu não vou opinar, eu certamente serei um comprador da versão colorida ou Dourada. Não vou dizer que foi O EVENTO , pois não foi mas perto da Samsung com seu sistema que eu fico literalmente PERDIDO eu continuarei apostando na Apple. Eu ainda prefiro acreditar num futuro da empresa que simplesmente anda dando uns Fora ao ter INFO vazadas. Agora gostaria de saber você Andre pretende comprar ou Trocar o seu e se for por qual ?

  • Vamos aprender a escrever? Seu texto ta cheio de erro de concordância.

    • deni

      caramba o cara foge totalmente do assunto do tópico pra vir fala q o cara ta com um monte de erro de digitação ah vai arruma o que fazer seu imbessil

    • Aponte-os. 😉

    • Edilton

      O seu texto também tem erro de concordância. Quando você diz “cheio” pressupõe-se que seja no plural, logo o correto seria: “seu texto está cheio de erroS de concordância.”

  • Eu gostei muito do 5S e pretendo vender o meu 5 para comprar um. Já o 5C achei caro.

    • Vitor

      Concordo plenamente, ao invés da apple lançar um aparelho de baixo custo, para agregar a todos, acabou apenas substituindo o 5C pelo 5.

  • Lucas

    legal o iphone colorido.. Mas nao tinha necessidade de tirar o iphone 5.. Não é todo mundo que curte aparelhos coloridos ou usa um sensor biométrico. É desnecessário. Ainda bem que eu nao comprei o 5. Falta de respeito aos consumidores,o aparelho não tem nem 8 meses que chegou por aqui e já caiu fora.. Eu prefiro o iphone 5,não uso sensor,e não quero um aparelho colorido,gosto apenas do design e da sofisticacao da apple.

  • esporadico

    Fiquei impressionado c/novo iPhone. Continua sendo o melhor smartphone do mundo, ou o mais equilibrado, com tela bastante sensível (talvez a melhor), OS estável e rápida, muitos apps, simplicidade para o uso. Não que não haja bons produtos concorrentes, como os Samsung com 8 núcleos, porém sabe que quer dizer esse novo A7? Um bilhão de transistores no mesmo espaço do A6, que tinha a metade desses transistores. Um Yve Bridge da Intel (i3, por exemplo) tem 1,4 bilhão de transistores, logo dá para perceber a complexidade desse processador. Li que a própria ARM ainda está desenvolvendo o processador A57 64-bits junto com outros fabricantes. A Apple fez in-house, pois ela desenha os chips e o A6 dual-core competia bem com os quad-core lançados na mesma época. Não sabemos ainda se será um dual-core ou quad-core e nem sobre o real desempenho tanto com apps 32-bits e apps 64-bits, mas todos concordamos que é o caminho futuro de todos os fabricantes. Um botão de safira (não risca!) que lê sua digital (resolução 500ppi!) em qualquer posição. Dois flashs, um branco e outro âmbar. São 10 fotos por segundo, filmes a 120 fps em 720p. Um software escolhe a melhor foto. Um chip exclusivo para os sensores, de modo que um gadget externo pode acessar o GPS do iphone sem usar o A7, gastando menos bateria. Vários desses itens poderão se tornar comuns entre os fabricantes, que vão copiar, exceto se encarecer demais os aparelhos. Conclusão: trocaram o 5 por um aparelho mais barato, mas com mais memória (vão manter 16 e 32 gb). Vão vender o 4s com 8gb. No mundo todo, deve vender 80% de 5c (mais barato, roda tudo, só não terá a sofisticação do touch id e a câmera melhor). O 5s ficará para a elite (em geral, o iPhone não é um aparelho acessível para as massas), embora essa sofisticação tecnológica não seja meramente estética ou de "status", é de segurança e funcionalidade. Nos EUA, por U$ 100 de diferença, deve vender 60% 5s e 40% 5c. Novos IOs ativados a partir de setembro 2013 receberão o iWork de graça. A MS ainda vai boicotar o IOs e o Android? Os roubos vão migrar para os 5c, porque se se concretizar o que estão prometendo, você transforma o 5s roubado em peso de papel e só o reativa com a digital. Vão ter que cortar o seu dedo junto, ou fazer a cópia do dedo em silicone…

  • Rodrigo Cysne Reis

    Resumindo os lançamentos do dia, segundo algumas pessoas do Facebook:

    – A Apple copiou as cores dos telefones da Nokia
    – A Apple copiou o poder de processamento dos aparelhos da Samsung Mobile
    – A Apple copiou os sensores de movimento da Nike
    – A Apple copiou o poder gráfico da Nintendo
    – A Apple copiou o leitor de digitais dos Caixas Eletrônicos do Itaú

    FIM, hahahahhaa….

    • Miguel Neto

      Cara você perdeu uma GRANDE oportunidade de ficar em silêncio…

    • Na verdade o leitor foi de uma empresa que era da Motorola 🙂 A qual lançou a linha atrix com exemplares que possuiam o leitor em 2011.

  • Adilio

    Muito bom Post!, André !
    Tanto o iPhone 5S. E 5C ficou show !!,
    "Agora vou ter meu iPhone 5" !,

  • Bruno

    Esqueceu de mencionar que o 4G agora é universal, o que pra mim seria a grande diferença entre o 5 e o 4S e acabou não servindo para nada no Brasil…

    Parabéns pelo post e pelo site pela cobertura do evento e velocidade com que expõe as novidades!

    • Elaboraremos uma matéria nova agora explicando isso. Obrigado pela sugestão. 😉

      • Luciano

        *Sugestão para essa nova matéria* deem uma explicada nesse modelo unlocked, pois no site da apple diz ser UM modelo específico lá… que não sei se é compativel com o BR e tal
        Cobertura foi mt boa, cheguei atrasado para a keynote mas foi fácil ver oq perdi com o live.ips 🙂
        Parabens pelo post e cobertura!

        • Luciano

          ops acabo de ver q já tem xD

  • Marcelo Neumann

    O único problema no iPhone 5, que poderá apresentar no 5S, é que a parte traseira de alumínio é pintada, e não muito bem pintada… Qualquer "risquinho" no iPhone preto, fica prateado (cor do alumínio). Até mesmo usando uma capa de proteção, quando entra um pouco de poeira já começa a riscar…
    Tomara que a Apple melhorou esse quesito neste novo modelo… Eu gostaria muito de adquirir o grafite, mas pelo bom censo nesta questão, o melhor seria o Prata mesmo…

    Uma coisa que gostaria saber, se alguém puder me dar essa resposta, dentro das Especificações no site da Apple, consta os modelos de Transmissão de Sinal, que são A1533 (GSM), A1533 (CDMA), A1453, A1457 e A1530…. Qual deles finciona no Brasil? Qual é melhor???

    Ótimo blog,
    Obrigado

  • Andre

    Eu ainda sinto falta de uma tela maior para o iPhone. Não acho que ter deixado a tela um pouco mais comprida, como fizeram a partir do iPhone 5, solucionou a questão.. E o fato de haver agora dois modelos, o 5S e o 5C, poderia ter proporcionado à Apple a chance de inovar no tamanho da tela em pelo menos um dos dois modelos, para testar a receptividade em seu público alvo.

    • Alexandre

      Concordo em gênero, número e grau! Uma tela maior é o que falta pra achar meu iphone perfeito… 4,5 já estaria ideal.

    • deni

      quer tela maior compre um ipad

      • Andre

        Eu tenho um iPad. Mas o iPad não é telefone. E não cabe no bolso. Nem mesmo o mini.

  • Oswaldo

    Achei a materia excelente e muito bem escrita.

    Agora acho q vc poderia fazer uma outra, fazendo um comparativo entre os dois modelos e ajudando quem quer comprar um ou outro, no momento da escolha.

    A diferença de 100 dólares, vale a pena ir para o 5S, ou somente se vc é um usuário avançado?

    Abraços

  • Rafael

    Sinceramente no "Algo Novo" que vc escreveu, eu particularmente preferia um hardware maravilhos e uma tela Full HD incrível, ou um telefone a prova d' agua do que um simples sensor biometrico!

    • Luiz

      simples…

  • Hugo T.

    Tenho o 5 e quero trocar pelo 5s, mas acho que vou esperar pelo 6 (paciencia :((( ), mas tambem estou pensando no z1, duvida cruel!!!

    Mas fora isso, agora temos docks oficiais e capinhas da apple para o iphone 5/5s 🙂

  • Para mim o real diferencial do iPhone 5s não foi apenas o leitor biométrico, visto que já existia desde 2011 smartphones da Motorola com tal tecnologia. O que fez uma certa diferença foi a junção de tal tecnologia com um hardware satisfatório(e infelismente com um preço instatisfatório rsrs). O lado ruim do leitor do modo que colocaram é: se a pessoa colocar seu dedo já cadastrado, vai sobrar aquela gordura do dedo(pelo fato de todo dedo ter gordura). já se sabe que é possivel coletar digitais deixadas pela gordura. Mesmo que necessite de um certo trabalho, existe essa brecha(que a Motorola não tinha pelo fato de ser por deslizamento). Então será realmente mais confiável a própria senha, ou seja, para o consumidor final, a diferença é praticamente inexistente(não estou falando do geek que conhece e procura o produto pelas especificações, e sim o consumidor que quer funcionalidades úteis). 😉

  • O pior dessas capinhas pro 5C que a Apple fez é cobrir a palavra "iPhone" atrás, ficou escrito somente "hon". Deveriam ter dado uma alargada nos círculos que iam cair em cima da palavra.