iPod School

Apple faz o que já deveria ter feito: abre espaço para denúncia de aplicativos

André BazagliaAndré Bazaglia

Roubo, literalmente, de propriedade intelectual não falta na App Store. Desenvolvedores malandros também não faltam: experimente você mesmo buscar por “Jailbreak” ou “iBlacklist”. No primeiro exemplo que citei, há um aplicativo nomeado ‘Jailbreak’ na App Store, que tem como ícone a clássica imagem de um cadeado aberto, que muitos de vocês provavelmente já viram. Nos comentários da página do app, só vemos compradores frustados por gastarem 7 dólares (!) à toa.

Aproveitando a vitória sobre a Samsung e as lindas frases sobre propriedade intelectual ditas por Tim Cook em um memorando interno, a Apple levou este espírito à App Store: qualquer conteúdo que seja avaliado como cópia pode ser denunciado nesta página, no próprio site dela.

App Store. Certamente, umas das maiores ideias da Apple.

Apesar de ótima a iniciativa da Apple, a empresa ainda tem muito o que melhorar na organização de aplicativos na App Store. Os exemplos citados no começo desta matéria são só alguns das centenas de aplicativos fraudulentos, e a iniciativa tomada pela Apple quanto a proteção à propriedade intelectual ainda é considerada, na minha concepção, fraca, já que ainda há muito lixo na App Store.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.