Press "Enter" to skip to content

Apple e Samsung dominam 100% do mercado de smartphones

Em fevereiro deste ano, mostramos estatísticas que ilustram o sucesso da Apple. A gigante de Cupertino dominava, junto da sul-coreana Samsung, 103% de lucros do mercado de celulares. O excêntrico número maior que 100% só foi possível graças ao péssimo desempenho de empresas como Nokia, BlackBerry e Motorola, que tiveram perdas. Um trimestre se passou e o cenário continua muito parecido – sem alterações gritantes, mas com traços de que outras empresas começam a ganhar um pouquinho (bem pouco mesmo, acreditem em mim!) de espaço dentro do duopólio Apple-Samsung.

apple-samsung

No primeiro quarto do ano, a Apple detém 57% do mercado de smartphones. Os 43% restantes ficam com a Samsung – não deixando espaço nenhum para qualquer outra empresa dessas mais populares. Mesmo assim, a Nokia, Blackberry, Sony, LG e HTC não têm mais o mesmo défice de um ano atrás – ter “0% dos lucros de mercado” na verdade não é ter lucro nem prejuízo. As fabricantes estão conseguindo baratear os custos de produção de seus aparelhos – e talvez estejam conseguindo vender um pouco mais também. A última a tentar ganhar um espaço um pouco largo no mercado foi a Blackberry, com o Z10.

tabela-lucros-smartphones

Aguardemos, sempre na mesma tentativa fracassada de imaginar o que os próximos meses farão com o imprevisível mercado de smartphones.

[fonte: AllThingsD]