iPod School

Apple ataca Microsoft três vezes em sua última keynote

André BazagliaAndré Bazaglia

A Apple faz questão que sua concorrência saiba que ela está na melhor. Uma só empresa domina 81% do mercado de tablets – e este número é surpreendente. Separamos e explicamos algumas frases exploradas por executivos da gigante de Cupertino na última keynote.

tim-cook-confused

Tim Cook cutucou o Surface – que tenta ser um meio termo entre tablets e PCs.

Nossa concorrência é diferente: eles estão confusos. Eles insistiram em netbooks. E agora eles estão tentando transformar PCs em tablets e tablets em PCs. Quem sabe o que eles farão a seguir? Não posso responder isso, mas eu posso lhes dizer que nós estamos focados. – Tim Cook.

apple-microsoft-windows-8

Usuários do Windows pagam pelo sistema operacional que usam. Cada atualização corresponde a mais dinheiro gasto pelo usuário. A Apple se mostra estar um passo a frente neste aspecto. Craig Federighi cutucou o sistema operacional da Microsoft.

Os dias de gastar centenas de dólares para obter o máximo de seu computador já acabaram. – Craig Federighi

apple-office-365

O iWork na nuvem nasceu sem plano anual e com compatibilidade com Windows – foi o que Eddy Cue destacou.

Agora você pode criar um documento em um iPad, editá-lo em um Mac e até compartilhá-lo com um amigo que ainda está preso em um PC. – Eddy Cue

A Microsoft respondeu às críticas com três argumentos: ao contrário do iPad, o Surface é uma máquina funcional; a Microsoft entende de produtividade (mais do que a Apple); a abordagem da Apple para software de produtividade é “fraca”.

[via VB: 1, 2]

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Olha, o Keynote é superior ao PowerPoint já faz um bom tempo. O Numbers para o público mais leigo é prático e funcional, qualquer um que entende pouco de informática consegue fazer cálculos e gráficos elaborados nele. O Pages ainda precisa evoluir um pouco, mas permite uma personalização da página bem fácil de usar.

    Então se fosse a M$, eu não contava que está com essa bola toda não viu.. Até o iPhoto é uma puta ferramenta, diferente daquele pacote que vinha com o falecido MSN. Unico impesilho da Apple continua sendo os preços, muito caro para a maioria dos consumidores.

    • Falou muitíssimo bem, Rafael. Curti seu comentário. 🙂

    • RIcardo

      Excel infinitamente superior ao Numbers, qualquer um que entende pouco de informática sabe disso!

  • Felipe

    Perai… "a abordagem da Apple para software de produtividade é fraca".
    TA DE SACANAGEM??? Alguém devia mostrar pra Microsoft esse video: http://www.youtube.com/watch?v=B8Le9wvoY00

  • Rodid

    Agora quando alguém fala as verdades podres da Apple e que são muitas diga-se de passagem, todo mundo fica de mimimi…

    • Leonardo

      Concordo plenamente. Gosto demais dos produtos da Apple mas em termos de produtividade, o ecossistema da Microsoft ainda é melhor. Não pq o sistema operacional seja melhor mas em razão dos padrões de mercado estarem naquele ambiente, infelizmente, e não no da Apple. Eu tenho um Mac e um PC. A maioria dos softwares que eu uso estão presentes no Windows e não no Mac, o que é triste.

      Aparentemente os produtores de software ainda não pensam que o ambiente Apple é o melhor para eles, dada a pouca penetração de mercado. Afinal de contas, ele deve pensar assim: investir em um ambiente que tem lá seus 90% de mercado ou em outro que tem menor participação?

      Não há dúvidas de onde ele deseja ficar.

      Posto isso, digo que uso diversos softwares para Mac e ficaria feliz em ver correlatos do Windows no ambiente Mac. Mas ainda não chegamos lá. E, nesse ponto, os tablets da Microsoft (que não sejam Windows RT) são mais indicados para esse tipo de público, pois terão a gama de aplicativos não disponíveis no iPad ou num Mac Book Pro.

      • Felipe

        "That's an app for that". Sempre tem um aplicativo pra isso. São muuuuuitos aplicativos na app store, alguns mais úteis do que programas para PC. O que voce quer, vc acha. E tb tem programa pra caramba pra MAC! Hoje em dia, quase todos os programas pra Windows vc consegue achar no mac. É muito raro não ter, até pq o que vc falou de 90% bla bla bla não faz sentido pq hoje em dia 30% dos usuários usam MAC, e a maioria são profissionais de tecnologia, enquanto os outros 70% que usam Windows são usuários comuns, sem muito conhecimento na área, e que não utilizam os melhores programas.

        "pois terão a gama de aplicativos não disponíveis no iPad ou num Mac Book Pro" => cara, é muito dificil isso acontecer. Como eu falei, tem aplicativo pra caramba pra ipad e quase todos os programas pra windows tem pra mac.

        • Rodid

          Discordo. Trabalho com TI e é raro achar algum cliente com MAC e ainda mais que faça uso dele…dos 1% que tem um MAC, 90% comprou pra ver porque achou bonito na vitrine…chegou em casa, ligou e viu que não entendia nada e deixou ele na mesa pra decoração. Eu mesmo já instalei Windows em vários porque o cara não achava nada pra ele ou achava que vinha com Windows. Depois que ficava sabendo da realidade diziam: Pra que eu fui comprar isso?!?.