iPod School

App Store, loja virtual da Apple, completa hoje três anos de existência

André BazagliaAndré Bazaglia

Dia 9 de janeiro de 2007. Este foi um dos dias mais revolucionários no mundo da tecnologia, pois a partir daquele momento o iPhone chegou ao mundo, da Apple para o resto de nós. O aparelho era extremamente pobre, eram apenas os aplicativos nativos e nada mais: SMS, calendário, fotos, câmera, YouTube, ações, mapas, tempo, relógio, calculadora, notas e ajustes, além dos ícones do telefone, e-mail, navegador (Safari) e o clássico ícone do iPod. Nada mais era possível, e o iPhone apenas tinha uma página de aplicativos: catorze ícones na tela mais quatro na dock, totalizavam dezoito no total. O sistema operacional da época era tão precário (o primeiro iPhone OS) que nem mesmo era possível mover os ícones de posição.

Os hackers, com sua criatividade superior ao pensamento limitado da Apple no momento, criaram o aplicativo Installer. Por ele, era possível instalar qualquer outro aplicativo de terceiro no iPhone de maneira simples: acessando o site www.jailbreakme.com. Era o chamado processo de jailbreak.

Em 11 de julho de 2008, Steve Jobs e sua equipe conseguiu colocar em prática o que Steve mais gosta de fazer: roubar ideias (roubar, literalmente, e não copiar). A Apple anunciava a segunda grande atualização de software para o iPhone e para o iPod touch, o iPhone OS 2.0 – como era conhecido na época. A novidade era um novo ícone azul na tela do aparelho: App Store.

Quem diria que roubar a ideia que o Installer trazia foi uma das melhores jogadas da Apple na última década? Pois é, a App Store cresceu de maneira inacreditavelmente rápida, e em menos de um ano, já era o motivo do grande sucesso do iPhone, e o mesmo valia para o iPod touch. Desenvolvedores que não faziam parte da Apple poderiam publicar seu conteúdo na loja, e não havia nem mesmo necessidade de se preocupar com a divulgação do seu app: um bom aplicativo é bem avaliado pelos próprios usuários e ganha automaticamente uma boa posição na loja virtual, fazendo com que mais pessoas o comprem. 30% dos lucros dos aplicativos vão para a Apple, e os outro 70%, para os desenvolvedores. Imagine o quanto ela já não lucrou com os 15 bilhões de downloads que já foram feitos? Uau, fico até tonto só de pensar no número.

Na quinta-feita, dia 7, a Apple revelou alguns dados sobre a App Store:

Fica aqui minha mensagem de parabéns para a Apple. Ainda sonho em roubar uma brilhante ideia de alguém um dia e ganhar muito dinheiro com isto, como a Apple. 😛

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Humberto Jr.

    Parabéns, App Store!!

    Apesar de eu ser jailbreaker, admiro muito a App Store por ter muitos conteúdos disponíveis facilitando tudo pra gente!

  • Ricardo

    Belo post! Parabens pra Apple pelo grande sucesso!

  • Lukas

    Para completar,sò falta ter uma App Store brasileira!

    Amo essa Apple,não troco meu Iphone por bosta nenhuma de galaxy e android.

    Parabèns!!!

    • Hilal Khaled

      Já existe a AppStore brasileira o0. Mais tem muitos poucos app's, por isso a maioria da população brasileira que tem iPhone/Mac cria conta na AppStore americana.

  • Erick Mateus

    Quem diria, roubar vai trazer recompensa, para o Steve trouxe.

  • Chuck

    Quem diria Hein! Uma Empresa começada numa garagem, e Hoje é isso oque agente tá vendo!! CONQUISTANDO O MUNDO INTEIRO!

  • Só uma correção, André. No texto diz que 30% dos lucros vão pros desenvolvedores e 70% vão pra Apple. É o contrário. 70% são dos desenvolvedores e 30% da Apple.

    • David0809

      É isso aew ta errado arruma isso aí..você esta fazendo isso errado MODE MEME :ON

    • Valeu Luiz, realmente me atrapalhei.

      • Na verdade, tem o IR, vão 60% para a Apple, e 40% para os desenvolvedores, só perguntar para qualquer dev, pode ser o @renatopessanha 😀

  • rafa

    Não creio que steves jobs roubou a idéia da App Store do Installer… provavelmente apenas lançou depois…

    • David0809

      Exatamente!!!

      • Acontece que a Apple já sabia da existência dele… bem difícil que tenha sido apenas lançado depois.

        • rafa

          nao, você acha que a apple preparou o SDK para o iPhone em tão poucos meses ?duvido muito… provavelmente a apple estava esperando um numero de aplicativos razoavel para lançar a App Store.

          • Sim, ela preparou em poucos meses.

          • E tem outra: primeiro ocorreu o evento pros devs enviarem seus apps, e DEPOIS ela lançou a App Store, ela esperou o tal número razoável de aplicativos.

    • Eh assim mesmo, desde o comeco da Apple, Microsoft, etc… existem essas "copias de ideias", no iOS 5 aconteceu algumas, no Android acontece, assista Os piratas do vale do silicio e vc vera….mouse, interface grafica, tudo isso tem nas suas historias no minimo uma copia, ou roubo

      • rafa

        Sim, mas a App Store é algo tão obvio:
        1º ideia: permitir aplicativos de terceiros…
        1º problema: mas podem sair aplicativos ruins que danificam o aparelho…
        1º solução: criar um “portal” que nós(Apple) gerenciamos…

        acho que não foi cópia…

        • Mas mesmo sendo obvio a Apple n se tocou, a ideia foi de outras pessoas, a solucao sim foi ideia da Apple, o problema n foi ninguem q inventou, ele so apareceu…

          Ideia foi feita por outros e copiada pela Apple
          Solucao foi feita pela Apple
          Problema tava ali, mas n foi ninguem q inventou

          • rafa

            Acho que não… mas nunca saberemos… é que nem o iPad, que na primeira versão não tinha camera, só na segunda que foi implementada, então a Apple copiou da Samsumg…

  • Lukas

    sim,mais a maioria dos itens ainda està em inglês =/

  • Marina Isabella

    Vamos combinar, que steve jobs, não rouba idéia e muito menos copia, ele pega o foco só da idéia e transforma ela em algo melhor, hoje em dia a Apple Store alias até em seu lançamento já era melhor que o Installer, o wallpaper tbm veio melhor que a springboard, consome menos bateria, o multitasking tambem melhor que o do jailbreak e as notificações do iOS 5 também melhores que do jailbreak e melhor que do android, pelo menos temos um fundo lindo e botões mais amigáveis, mais inteligentes. Nada se rouba, nada se copia, tudo se faz melhor em termos de Apple.

    • Primeiro, App Store n Apple Store….segundo, vc esta sendo Applemaniaca, tudo bem que melhorou (n sei se eh verdade, nunca usei esses outros) mas mesmo melhorando ele copiou a ideia, talvez nem seja roubo nesses casos, afinal sera que Jailbreak tem copi right e direitos autorais?

      Mas a Apple nao chegou onde chegou so com ideias próprias, teve sim copia, roubo, melhorou as ideias, tudo bom, mas so fez uma copia melhor, e algumas das principais ideis foram copiais, n que as ideias originais n sejam boas…Varias coisas foram roubadas, varias coisas foram copiadas, tudo se faz muito bom em termos de Apple…assim fica bom

    • rafa

      Mas a base é a mesma, logo ele copia, um grande exemplo é o mouse, que quem teve a ideia foi a xerox.