Press "Enter" to skip to content

Anunciado o “Facebook Home”, projeto da rede social para o Android

Hoje pela manhã havíamos colocado um breve post aqui no blog sobre o “Facebook Home”. Enfim, as suspeitas e os rumores se confirmaram. O novo recurso foi apresentando hoje à tarde pelo CEO da rede social, Mark Zuckerberg. A ideia de criar um smartphone do Facebook agora foi deixada um pouco de lado. Parece que o objetivo da empresa é transformar dispositivos já existentes em um celular personalizado da rede social.

Uma das interfaces do Facebook Home.
Fonte da imagem: Facebook

A “Home”, estará disponível na Play Store apartir do dia 12 de abril. A ideia do Home se confunde entre um aplicativo e um sistema operacional. Porém ela nada mais é do que uma espécie de “tema/skin” que irá sobrepor a interface original do smartphone.

Assim que você liga o aparelho já dá de cara com uma interface amigável, que lhe mostra as principais publicações e fotos mais recentes dos seus amigos. Uma novidade interessante é que agora você pode conversar com eles enquanto estiver usando outro aplicativo, sem precisar fechar o mesmo para poder responder à uma mensagem. O serviço de chat agora incorpora-se ao serviço de SMS, assim você vê todas as suas mensagens em um só lugar.

 

Fonte da imagem: Facebook
Fonte da imagem: Facebook

Sistema inteligente de notificações. Avisos sobre ligações perdidas, eventos, atualizações do Facebook e de outros aplicativos ficam visíveis na tela principal do aparelho e permanecem lá até você precisar delas. E você ainda conta com imagens para ilustrar as notificações.

O “Home” inicialmente estará disponível apenas para smartphones Android. Entretanto, não serão todos os dispositivos que

serão compatíveis com o mesmo, provavelmente somente os mais recentes lançamentos do mercado, como Samsung Galaxy Note II, Samsung Galaxy S4 e SIII, HTC One X e X+, e HTC One. Informações mais específicas sobre o assunto ainda não foram divulgadas, de fato só teremos certeza no dia do lançamento do aplicativo na Google Play Store.

Fonte da imagem: Facebook
Fonte da imagem: Facebook

Junto com a introdução ao recurso, na página do Facebook, a rede social aproveitou para colocar no final da página uma breve descrição do novo HTC First – não confunda com “One”–, que aparenta já vir com o Home instalado de fábrica.

Veja uma breve apresentação do Home no vídeo acima.