iPod School

Analistas interpretam aquisição da Motorola pela Google

Lucas FonteneleLucas Fontenele

A essa altura todos já sabem da aquisição de parte da Motorola Mobility pela Google, para nós fãs, usuários, membros avançados isso significa diversas coisas, cada um pensa em algo, mas e para os analistas, especialistas na área, o que devem estar pensando?

Gene Munster, analista da Piper Jaffray, crer que a Apple não terá problemas com isso e analisa que é uma disputa sadia de duas gigantes, afirma também que nesse mercado tem espaço para as duas ficarem no topo, diz também que quem deve se preocupar são as gigantes adormecidas a muito tempo como a Nokia, HP, Research In Motion etc. Além do que os preços com a competitividade sadia podem cair, melhor para nós.

Já para Katy Huberty a aquisição pode trazer um poderio maior para a Google que terá milhares de patentes, um lucro cada vez maior e uma forte propriedade intelectual, por outro lado, a gigante de Mountain View terá problemas com parceiros e marcas que também usam o seu SO e com milhares de ativos judiciais em aberto e muitos que estão por vir. Seria aí que a Apple pode explorar vantagens.

Chris Whitmore, do Deutsche Bank, encara essa aquisição como uma grande confusão entre empresas como Samsung e HTC com a Google em relação ao seu SO. Reforça também que a Google está mais imitando a Apple, pois defende que apesar de justificar essa aquisição em compra de patentes a Gigante da Internet está mais preocupada com o pouco sucesso, por exemplo, entre os seus Tablets

O Mike Abramsky, da RBC Capital, analisa que as patentes da Apple estão pautadas no multi-touch e outras implementações modernas enquanto as da Google, adquiridas pela Motorola Mobility, já estão devidamente licenciadas e são fundamentais apenas para telefonia celular. Em relação ao hardware a Google irá ganhar uma massa de força mas a curto prazo a Apple ganhará tempo enquanto a Google passa uns meses organizando a casa, e depois disso pode ser que se tornem menos fragmentados em meio a tantos aparelhos e Tablets rodando o seu SO.

Assim, entendo que a Apple deverá preocupar-se em breve a adquirir novas patentes para se proteger de novas investidas da Google ou de qualquer outra. Como um bom exemplo de bons negócios poderiam ser a compra do Portfólio da Nokia, InterDigital e RIM já que agora a maior rival possui algumas boas patentes essenciais ao desenvolvimento de redes 3G e 4G.

Estamos de olho; e vocês vislumbram uma Apple forte como sempre ou não? Eu acho isso tudo bastante saudável.