iPod School

Análise: Testamos o primeiro beta público do iOS 9

Cibelly AguiarCibelly Aguiar

Na última semana, a Apple liberou o primeiro beta público do iOS 9 e nós o testamos! Logo de cara, pudemos perceber que esse beta está um pouco mais estável que os das versões anteriores do iOS, como iOS 8 e 7. Claro que ainda assim encontramos alguns bugs que podem incomodar algumas pessoas, portanto, se você prefere um sistema totalmente estável, não aposte em betas.

O iOS 9 está bem bonito, além de contar com diversas funcionalidades não oferecidas no iOS 8. Uma que chamou nossa atenção foi a opção de voltar para o App anterior quando você abre alguma notificação. Para exemplificar, imagine que você está no app Saúde, daí você recebe uma mensagem no WhatsApp; então você abre a notificação, quando você troca de apps para responder, o logo da operadora é substituído para a opção de voltar ao app anterior, neste caso o app Saúde!

ios-9-voltar-app-ips

Com esta função de voltar ao app anterior, acabamos ”economizando” o botão Home. Também temos diferenças no Multitarefas, agora os apps abertos, adotaram novas posições na tela, como você pode ver na imagem abaixo.

IMG_3496

Apesar da mudança de organização deles, fechar o app continuou como antes, deslizando o app para cima.

Outra função que a Apple apostou bastante: o Spotlight. Este conta com melhorias no design e também com sugestões da Siri, de acordo com os apps que você mais utiliza, os contatos que recentes que ficavam no multitarefa também foram remanejados para o spotlight. Com essas mudanças, para você acessá-lo, basta deslizar a tela para a esquerda, como era feito no iOS 6; também há como acessá-lo pelo modo utilizado no iOS 7 e 8, deslizando a tela para baixo.

IMG_3495

O iOS 9 ainda conta com diversas outras modificações, mas preferimos mostrá-las na versão final, porque como se trata do primeiro beta, muita coisa ainda poderá mudar.

Como dissemos acima, o iOS 9 ainda é beta, então você poderá enfrentar muitos bugs. Também é relativo os bugs, certas pessoas têm muito problema, outras nem tanto. Eu, no início achei o sistema super fluído, mas hoje, uma semana depois de uso intenso, estou sentindo muita falta de uma versão estável. Meus apps dão crash o tempo todo, alguns congelam na tela inicial. No WhatsApp também não consigo adicionar contatos aos grupos, além de não conseguir atender às ligações, apenas fazê-las.

Neste primeiro beta público também não é possível capturar imagens através do botão de volume, o app Banca e News não estão disponíveis. O Passbook agora se chama Wallet, por dentro, continua com o mesmo design, apenas o seu ícone foi modificado.

IMG_3498

Portanto, minha dica é: pense bem antes de instalar um beta, eu tenho passado por maus bocados nas horas de emergência e os apps congelarem ou não abrirem. Tirando tais coisas que são comuns em betas, este primeiro trouxe muitas melhorias em relação aos outros. Caso você ainda queira testar, ensinamos como fazê-lo neste post!

Geek fã de tecnologia, principalmente Apple. Gosta de escrever e faz sempre que o pode. Quer falar comigo? Estou no Telegram pelo usuário @aguiarcibelly.

  • Alvaro Oliva

    No meu caso o aplicativo banca continua aqui e para ter o News, foi só mudar a opção de formato regional nos ajustes, para Estados Unidos. A única coisa que mudou com isto foi que as medidas do Google maps passaram a vir em milhas…
    Os bugs que percebi foram:
    -Air Print não funciona mais
    -Instabilidade em alguns aplicativos
    -As vezes as mensagens do iMessage ficam embaralhadas e o som do teclado some, aí é só fechar e reabrir o app
    Ah, também consigo atender chamadas no WhatsApp normalmente.

  • Patricia

    Dá para fazer downgrade? Quis experimentar mas estou tendo muitos erros constantemente