Press "Enter" to skip to content

Análise: primeiras impressões do iOS 9

As novidades do iOS 9 já foram expostas em matéria do blog. Neste artigo, abordaremos alguns pontos-chaves do sistema e compartilharemos uma galeria de imagens — sabemos que vocês gostam de ver como tudo funciona na prática, e imagens são uma ótima forma de compartilhamento neste aspecto.

Depois de muita expectativa, o iOS 9 foi anunciado ontem (8) na WWDC. O sistema não trás grandes mudanças visuais, mas apresenta novas funcionalidades que são muito úteis aos usuários em geral, e vamos listar todas aqui. O primeiro beta foi disponibilizado para os desenvolvedores, em breve a versão estará disponível aos usuários comuns, no mesmo segmento do beta para Mac OS.

  • Já na configuração inicial do iOS e dos futuros aparelhos, uma novidade. Agora a Apple pede a senha de tela com seis números. O usuário pode escolher entre a nova opção, e as opções antigas de quatro números e letras e números.
  • Os usuários vão notar também que a fonte do sistema foi alterada.
  • A performance da bateria foi aumentada em uma hora no iPhone 6 e 6 Plus, mostrando que o sistema está sendo mais otimizado. Há também o Modo de Pouca energia, fazendo o sistema reduzir o desempenho e a atividade da rede para prolongar o uso. Esse modo prolonga a bateria por até 3 horas de uso. O nível de bateria a partir de agora é ativado por esse menu (Ajustes > Bateria > Nível da Bateria).
  • Os apps Buscar iPhone e Amigos são aplicações padrão do sistema.
  • Arrastando a primeira tela para a esquerda, aparece uma nova tela de busca com o Spotlight integrado a Siri, e sugestões de contatos, com opções de ligação, mensagens e FaceTime (se o outro usuário for Apple) e aplicativos para uso diversos.
  • O Control Center está com uma mudança sutil, o AirPlay agora está visível todo o tempo, não sendo necessário uma Apple TV ou acessórios diversos para integração.
  • O botão lateral do iPhone com o novo sistema tem agora a mesma opção de funcionalidade do iPad. É possível Bloquear a rotação, ou ativar modo Toque/Silencioso.
  • Dentro de acessibilidade tem uma nova opção: Símbolos nos seletores. A função ativa uma bolinha nos seletores diversos do sistema.
  • O aguardado CarPlay enfim apareceu no iOS. A função é ativada por Bluetooth, Wi-Fi ou USB. Tudo depende do modelo do equipamento no veículo.
  • O Spotlight foi reformulado e ganhou integração com a Siri. Dentro dos ajustes é possível definir quais tipos de dados e aplicações podem ser pesquisados através do sistema de buscas do aparelho, como aplicativos, sugestões do Safari, Contatos, dados de e-mail, músicas, podcasts, vídeos, notas, calendário, calculadora, mensagens e muitos outros.
  • É possível escolher o jeito que as notificações a partir de agora, tendo o modo Recentes, onde tudo que é notificado aparece por ordem de hora, ou agrupar por aplicativo, o que já é conhecido pelos usuários.

Imagens:

Toque/clique nas imagens da galeria para ampliá-las.