iPod School

Análise: Apple é processada porque iPhones não têm 16GB

André MacêdoAndré Macêdo

Aloha galera, esse é o meu primeiro post como contribuinte no iPS, espero que gostem e entendam tudo!

Se você possui um smartphone e ficou com a memória cheia de fotos e tantos arquivos, já deve ter parado para olhar a capacidade do armazenamento interno no sistema e visto que ela não é igual a informada pelo fabricante, certo? Isso pode acontecer por dois motivos. Um deles é quando a fabricante informa que o aparelho tem por exemplo 8GB mas que na realidade possui 5.5GB – explicarei posteriormente o porquê. Outro motivo é quando o sistema toma uma parte do armazenamento para ser instalado – nesse mesmo exemplo dos 8GB, além de ser apenas 5.5GB ele ocuparia 2GB, deixando menos de 4GB para o usuário.

Pois bem… Loucura (sim) ou não (não), a Apple está sendo processada nos Estados Unidos por dois clientes insatisfeitos com a capacidade de seus iPhones. A capacidade em questão é a de 16GB, onde dois usuários alegam que o iOS 8 está ocupando muito espaço – mais de 3GB – para rodar o iPhone OS.

As falsas declarações e omissões são deturpadoras e enganosas porque omitem fatos materiais que a maioria dos consumidores iria decidir se comprar ou não comprar este produto.

Mas por que que um sistema ocupa tanto espaço?

Hoje em dia um sistema é composto por extensas linhas de códigos e arquivos pré-instalados com diversos programas como aplicativo de ligação, internet, câmera, notas, mensagens dentre outros, além de uma loja virtual onde é possível baixar mais aplicativos. Mas ao longo dos anos, Cada versão do iOS foi ficando maior que a anterior – porém sempre trazendo mais funcionalidades – e deixando menos espaço para os usuários dos gadgets portáteis da Apple com este sistema – iPod Touch, iPhone e iPad.

screen-shot-2015-01-01-at-10-35-53-am

Pela tabela acima, é visível que o iOS ocupa em média 1/5 ou 20% do armazenamentos de aparelhos de 16GB da Apple, mas você nem tem 16GB. Tomando o iPhone 6 como exemplo, você tem 13GB de armazenamento total, mas com o iOS 8 ocupando 3GB, o iPhone acaba com 10GB livres para salvar seus arquivos pessoais. Mas será que em comparação à concorrência o iPhone fica atrás na utilização do espaço oferecido?

É tudo uma questão de referencial

A própria Apple em seu website de suporte tem uma nota explicando a diferenciação de espaço. Em suma essa variação de quase 20% deve-se a conversão de binário para decimal:

Os fabricantes de dispositivo de armazenamento medem a capacidade usando o sistema decimal (base 10). Assim, 1 gigabyte (GB) é calculado como exatamente 1.000.000.000 bytes. A capacidade da mídia de armazenamento no Mac, iPad, iPod, iPhone e outros hardwares da Apple é medida usando esse sistema decimal. Isso é explicado com detalhes na embalagem do produto e on-line através da declaração “1 GB = 1 bilhão de bytes”.

Quando você visualiza a capacidade de armazenamento do seu iPod, iPhone, iPad ou outros dispositivos eletrônicos pelo sistema operacional, ela é relatada de acordo com o sistema de medida binário (base 2). No sistema binário, 1 GB é calculado como 1.073.741.824 bytes.

Então há uma margem de conversão de 20% no caso da Apple. Porém este número é maior ainda com aparelhos concorrentes.

Captura de Tela 2015-01-03 às 04.09.00

Os números podem ficam maiores até por outro fator: má fé dos fabricantes. Ao menos é o que mostra o levantamento feito pela Folha, demonstrando que alguns aparelhos chegam a ter sua capacidade de armazenamento anunciada reduzida em até 46%.

Existem soluções para sair do “tanque da reserva” sem trocar de aparelho, com sistemas de armazenamento cloud (onde você pode salvar seus arquivos na “nuvem” e apaga-los do seu aparelho) e streaming (para ouvir músicas ou assistir a filmes sem ter que armazená-los).

Captura de Tela 2015-01-03 às 04.31.45

Se isto não resolver, vários aparelhos hoje em dia fornecem mais de uma opção de armazenamento interno ã venda. No caso do iPhone 6 e 6 plus, é possível encontrá-los com três capacidades de armazenamento diferentes: 16gb, 64GB e 128GB. Qual o aparelho e capacidade escolhida porém dependem do seu bolso!

Analista

  • Cyane Pacheco

    Não só entendi tudo como fiquei orgulhosa por você, Andrezinho. Dona Marília soube criar muito bem e você, aproveitar a intelig~encia que Deus lhe deu.