iPod School

Análise: Android rodando no iPod touch 1G

André BazagliaAndré Bazaglia

Hoje falarei sobre minhas experiências com o iDroid, projeto que porta o sistema operacional Android para os gadgets da Apple, que já foi comentado anteriormente no blog aqui, com diversos detalhes sobre os avanços dele.

O projeto já está disponível para iPhones dos modelos 2G e 3G, e agora também para o iPod touch de primeira geração. Como o iPod touch 1G é o único gadget que eu tenho compatível com o Android até o momento, apenas tive a oportunidade de testar o projeto nele, e fiz isto no mesmo dia que vi a notícia com um tutorial de instalação bem complicado, em italiano.

Apesar das dificuldades, consegui instalar o sistema em meu aparelho, inclusive falei sobre isto hoje à tarde em meu Twitter. A propósito, assim que possível publicarei por aqui um tutorial de instalação bem explicado e em português. 🙂

Enfim, meu objetivo aqui é analisar o Android, mostrar para vocês minhas primeiras impressões sobre ele e a utilidade de tê-lo rodando no aparelho.

1- OpeniBoot

Para começar, lembro que o projeto ainda está numa fase inicial, mas já vale a pena para mim apenas pelo fato de ter o OpeniBoot instalado, é muito legar ver a tela dele e poder selecionar o sistema de boot (iPhone OS, Console do OpeniBoot ou Android OS).

Quando a opção iPhone OS é selecionada, o sistema normal padrão de seu aparelho é selecionado. Quando a opção do Console é selecionada, você poderá rodar comandos básicos em seu aparelho, bem inúteis, como rodar cores na tela. Quando a opção Android OS é selecionada, obviamente o sistema iniciará no aparelho.

O OpeniBoot necessita de um iPod touch com firmware 3.1.2 para ser instalado, precisei fazer um downgrade em meu aparelho, que estava na versão de software 3.1.3, para usá-lo. O aparelho também precisa estar com jailbreak realizado com o Blackra1n, o Spirit é incompatível com o projeto até o momento.

Por enquanto, apenas os drivers de touchscreen e wireless, além do básico, como as conexões USB, são funcionais no Android OS.

2- Android OS

Falaremos agora sobre o Android OS rodando no iPod touch, o principal motivo de ter o OpeniBoot instalado, a possibilidade de rodar um outro sistema operacional. Ainda existem algumas incompatibilidades, como o fato da Android Market não vir instalada, sendo assim você não pode adicionar aplicativos nele.

O sistema demora bastante para iniciar, mas depois de iniciado, ele é bem rápido e estável.

O touchscreen é de uma qualidade um pouco inferior em relação à do iPhone OS, mas mesmo assim ainda é de uma qualidade aceitável, e a navegação na internet é ótima, funciona normalmente.

Por enquanto não vi nada realmente significamente melhor no Android OS em relação ao sistema padrão do iPod touch, mas minha conclusão final é de que vale a pena instalar o sistema no aparelho. 🙂

O projeto ainda tem muito para avançar,  mas a ideia dele com certeza é muito boa. Novamente repito: aguardem por um tutorial de instalação em breve.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.