iPod School

[alerta] Um simples vídeo é capaz de travar o seu iPhone completamente

Lucas PedrosaLucas Pedrosa

captura_de_tela_2016-11-22_as_11-42-35

Já deixou de ser incomum a descoberta de falhas de segurança no sistema iOS, e de tempos em tempos é descoberto bugs que afetam os dispositivos dos usuários.

Se você se lembra bem em 2013 foi descoberto um sequencia de caracteres árabes que causavam pane em aplicativos do iOS e do Mac, mas dessa vez o problema em questão é um vídeo. Um simples vídeo de apenas 5 segundos é capaz de congelar todo o sistema do iPhone.

O engraçado é que o vídeo é inofensivo e roda normalmente no início, e assim que você termina de assistir ele o seu iPhone continua funcionando normalmente, porém depois de um tempo ele começa a ficar tão lento que é impossível de utilizá-lo e em seguida ele congela completamente.

Esse novo bug atinge TODOS os iPhones, desde o iOS 5 até o iOS 10.2 beta 3 e quem publicou o vídeo demonstrando-o foi o canal do YouTube EverythingApplePro.

Ainda não se sabe se é uma falha de segurança ou simplesmente um arquivo de vídeo corrompido, o fato é que se você tiver sido pego por isso basta um hard reset no aparelho que ele volta ao normal.

Em iPhones anteriores ao iPhone 7/7 Plus o hard reset pode ser feito pressionando o botão início e o de força (liga/desliga) ao mesmo tempo por 10 segundos como mostra a imagem a seguir:

iphone_5_hardware_reset

Em iPhones 7/7 Plus o procedimento muda pois o botão início passa a ser virtual, mas nesse link ensinamos como fazer o procedimento nessa geração de iPhones.

De acordo com alguns usuários do Reddit o vídeo está sendo distribuído pelos domínios vk.com e testtrial.si-te90.net, mas qualquer um pode mascará-lo com a ajuda de encurtadores de URL.

Como disse anteriormente, para que ele faça efeito só basta abrir o link do vídeo e visualizá-lo. Por isso recomendo que sempre fique de olho em links que possa receber em rede sociais ou de estranhos.

Sou um estudante fascinado por séries, filmes e livros porém apaixonado pela Apple desde 2011 e minha meta é sempre aprender mais. Se quiser entrar em contato comigo basta enviar um e-mail para [email protected]