iPod School

Abertura para novos teclados no iOS 8 melhorará nossa experiência com o sistema

André BazagliaAndré Bazaglia
swiftkey-ios8

Se existe algo que não me arrependo da péssima experiência com o Android que já tive por um tempo foi a oportunidade de aprender coisas novas com tecnologias diferentes. Como um amante de tecnologia, amei ver e perceber como sistemas diferentes têm propostas completamente diferentes. Amei ver como uma empresa (a Apple) consegue fazer um sistema lindo, estável, funcional e prático, enquanto a Google consegue programar um sistema mais aberto e que abrem a mente dos desenvolvedores.

No entanto, o iOS 8 mudou, parcialmente, este cenário em alguns pontos. Dentre as novidades e possibilidades criadas com o novo iOS, surge um recurso que chamou bastante minha atenção: a abertura do teclado do iOS para desenvolvedores de terceiros. Um desenvolvedor pode, agora, desenhar/programar seu próprio teclado e disponibilizá-lo para usuários que tenham o iOS 8 (ou versões posteriores).

Praticidade: fazendo o que a Apple não fez. Direito.

O SwiftKey, uma das várias opções de teclado para outros sistemas operacionais móveis (o iOS se exclui dessa por ser antes limitado neste quesito), muda a vida de seus usuários. O Fleksy ganhou um prêmio registrado no Guinness World Records por digitar 25 palavras em 18.19 segundos. Ele digita, no smartphone, mais rápido do que eu digito em um teclado de computador. Sem errar.

A novidade é: a equipe de desenvolvedores do SwiftKey já anunciou, através do seu blog oficial, que o app chegará ao iOS 8. Podemos, portanto, esperar os recursos expostos no vídeo incorporado acima em nossos iPhones, iPods touch e iPads.

“Escreva o código, mude o mundo”. A Apple sabe como a criatividade dos desenvolvedores transformam as nossas vidas. Milhares de aplicativos feitos por desenvolvedores tornam nosso dia-a-dia mais prático, além de serem quase que indispensáveis em diversas situações. Espero, particularmente, que o lançamento de teclados de terceiros seja mais uma das diversas formas de usuários otimizarem seu tempo dentro do smartphone/tablet, fugindo do padrão imposto pela Apple e partindo para algo ainda melhor – cada usuário buscando aquilo que se encaixa perfeitamente nas suas necessidades específicas.

via SwiftKey Blog.

iOS

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.