iPod School

A Nintendo deveria fazer ótimos games para o iOS, segundo John Gruber

André BazagliaAndré Bazaglia
Nintendo-mario-iphone

A Google Play e a App Store, além de representarem as duas maiores (em conteúdo) e mais populares lojas virtuais de aplicativos de categorias gerais, se destacam dentro da seção de jogos. O iOS e o Android dominam os games no universo móvel, superando os consoles portáteis Nintendo 3DS e PS Vita. A Nintendo, que consolidou e dominou por bastante tempo o mercado de jogos, fica para trás. A competência da empresa japonesa que é um dos grandes símbolos quando o assunto é videogame é indiscutível, mas a ideia de sucesso reduzido quando comparado ao glorioso passado da Nintendo se deve ao fato de smartphones e tablets se aparentarem muito mais atraentes para o consumidor final, mesmo que ele seja um gamer.

É óbvio que para se reerguer no mercado mobile, a Nintendo precisa se mover. É essa a ideia que John Gruber, escritor e admirador da Apple, passa na elaboração de uma matéria intitulada “Nintendo in Motion”, publicada em seu blog oficial, o Daring Fireball. Sua opinião é bastante sólida:

Escrevo, aqui, o que eu gostaria de ver a Nintendo fazer.

Desenvolver dois ótimos jogos para o iOS (compatíveis apenas com o iPhone, se necessário, mas universal para iPhone/iPad se possível). Não portar jogos já existente do 3DS ou Wii, mas dois jogos novos desenhados do zero para o hardware do iOS: touchscreen, acelerômetro, câmeras (?) e a falta de botões físicos em mente. (“Mario Kart Touch” seria minha sugestão; Eu o compraria de olhos fechados). Colocar a mesma quantidade de esforço que a Nintendo já coloca nos jogos para Wii e 3DS nesses jogos para iOS é essencial. Quando eles estiverem prontos, ‘promovê-los pra caramba’. Roubar o a plataforma de Steve Jobs não como uma forma de desistir de suas próprias plataformas, mas como como um pouco de água gelada necessária para as pessoas. Vendê-los por US$14.99 ou até mesmo US$19.99.

E você, acha que a Nintendo ainda tem força para se impor no mercado de jogos mobile? Produzir games para o iOS seria um bom começo? No meu ponto vista, sim.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • O problema, é que atualmente a Nintendo está perdendo muitas vendas para os concorrentes, os únicos compradores são os fãs da própria Nintendo, então, se eles começarem a produzir jogos para iOS e Android, eles vão acabar tendo prejuízo, já que as pessoas não precisarão comprar o console, pra jogar,

  • jean

    na minha opiniao iria ser um sucesso de venda total tanto na apple store como na google play.
    quem nao iria querer um mario kart no ios?

    • Philip2607

      Play store uma ova

  • Philip2607

    Tem que fazer nada, se não ninguém mais compra os consoles

  • Mario Kart Touch seria muito bom!:D

  • Cristianno

    Só vejo um problema com a estratégia dele: se a nintendo vendesse qq produto numa das outras app stores taxando-o a 19.99, não serviria à intenção.
    Eu, por exemplo, tenho um 3ds e compro jogos por 35 dólares em média, mas isso pq sou fã da nintendo. Se ela lançasse jogos na App Store (não tenho nenhum android, só ios), com certeza pagaria 20 doletas sem chorar, se me interessasse pelo produto. Mas se a nintendo investisse em outras plataformas só pra chamar atenção pra qualidade de seus jogos em suas próprias plataformas (ou seja, pra se fazer conhecer pra novas pessoas, e não pelos fãs), esses novos softwares não deveriam ser tão caros com relação aos outros da mesma plataforma. Olhe por exemplo o itunes: qnd a Apple o lançou pro windows, ele foi gratuito — em parte, pq o produto que eles queriam vender eram itens da loja, mas enfim, gratuito tem um alcance maior 😉 . Se a nintendo quer vender propaganda de si mesma, acredito que o melhor seria desenvolver jogos simples e baratos, ou vender software no estilo freemium (mas pelamordeDeus, com a estratégia bem aplicada), ou disponibilizar demos de jogos famosos nessas outras stores (como o primeiro mundo de algum mário, por exemplo).
    Mas as ideias do John nem são de todo ruim: de tudo que tem saído por aí, o q acho um absurdo são os que falam que a nintendo deveria abandonar suas plataformas e migrar pra ios/android. Esse povo só ignora que alguns de seus jogos nem fazem sentido fora de plataformas como o wii ou o 3ds.

    • Sabe algo que daria certo? A onda de in-app-purchases. Mas é uma estratégia muito "diferente". Funcionou pro Real Racing e pro Plants vs. Zombies. As desenvolvedoras dos dois games tiraram muito proveito desse modelo econômico. Mas no caso da Nintendo, não sei se valeria a pena, até pelo tipo de jogo que a empresa oferece.

      Da média de 35 dólares que você citou pra 19.99, vejo uma melhoria grande. Tudo bem que alguns jogos na App Store saem por apenas 1 dólar, mas há, na App Store, jogos mais elaborados (e que vendem que nem água) que não estão distantes da faixa dos 20 dólares.

  • Sr. Rossi

    eu adoraria ver o jogo super mariobros na appstore eu conpraria na hora. meu eu comprei o tom tom e o aurelio. não tenho dó de gastar em bons aplicativos. super mario fez parte da minha infancia. muito boa por sinal. ja tenho emulador sem nescessidade de jailbreak. mas um super mario adaptado pro ios? um sonho. uma esperança