Press "Enter" to skip to content

A Nintendo deveria fazer ótimos games para o iOS, segundo John Gruber

Nintendo-mario-iphone

A Google Play e a App Store, além de representarem as duas maiores (em conteúdo) e mais populares lojas virtuais de aplicativos de categorias gerais, se destacam dentro da seção de jogos. O iOS e o Android dominam os games no universo móvel, superando os consoles portáteis Nintendo 3DS e PS Vita. A Nintendo, que consolidou e dominou por bastante tempo o mercado de jogos, fica para trás. A competência da empresa japonesa que é um dos grandes símbolos quando o assunto é videogame é indiscutível, mas a ideia de sucesso reduzido quando comparado ao glorioso passado da Nintendo se deve ao fato de smartphones e tablets se aparentarem muito mais atraentes para o consumidor final, mesmo que ele seja um gamer.

É óbvio que para se reerguer no mercado mobile, a Nintendo precisa se mover. É essa a ideia que John Gruber, escritor e admirador da Apple, passa na elaboração de uma matéria intitulada “Nintendo in Motion”, publicada em seu blog oficial, o Daring Fireball. Sua opinião é bastante sólida:

Escrevo, aqui, o que eu gostaria de ver a Nintendo fazer.

Desenvolver dois ótimos jogos para o iOS (compatíveis apenas com o iPhone, se necessário, mas universal para iPhone/iPad se possível). Não portar jogos já existente do 3DS ou Wii, mas dois jogos novos desenhados do zero para o hardware do iOS: touchscreen, acelerômetro, câmeras (?) e a falta de botões físicos em mente. (“Mario Kart Touch” seria minha sugestão; Eu o compraria de olhos fechados). Colocar a mesma quantidade de esforço que a Nintendo já coloca nos jogos para Wii e 3DS nesses jogos para iOS é essencial. Quando eles estiverem prontos, ‘promovê-los pra caramba’. Roubar o a plataforma de Steve Jobs não como uma forma de desistir de suas próprias plataformas, mas como como um pouco de água gelada necessária para as pessoas. Vendê-los por US$14.99 ou até mesmo US$19.99.

E você, acha que a Nintendo ainda tem força para se impor no mercado de jogos mobile? Produzir games para o iOS seria um bom começo? No meu ponto vista, sim.