Press "Enter" to skip to content

A iTunes Store do iTunes 9 usa WebKit

Até antes mesmo do seu lançamento oficial, os rumores diziam que o iTunes 9 mudaria bastante por dentro, e de fato, isso aconteceu hoje. Na nova versão de seu programa, a Apple decidiu usar o framework que forma a base interna do Safari, chamado de WebKit. O WebKit foi usado em toda a infraestrutura de navegação da nova iTunes Store.

A navegação da iTunes Store ainda pode ser manipulada via HTML se você for um webmaster profissional, conforme mostram testes feitos pelo programador Will Norris.

Além disso, outros desenvolvedores conseguiram rastrea a parte do código que determina a versão instalada de um navegador usado pelo aplicativo, descobrindo que ele bate com a última versão do Safari (4.0.3).

Então, podemos concluir que é preciso que a última versão do navegador da Apple esteja instalada no seu Mac para que ele possa ser usado.

No entanto, o resto da interface do aplicativo continua escrito em Carbon e ele continua sendo um binário universal, embora o Mac OS X 10.6 Snow Leopard consiga otimizar o seu desempenho para o hardware Intel após a instalação.

Aqueles que usam Mac e não conseguem usar a iTunes Store deverão atualizar o Safari para a versão mais recente e tentar novamente, o próprio iTunes dá este aviso aos que não possuem a última versão do navegador.

Até mais!