iPod School

A interface do Apple TV é assim porque, sem Jobs, não há ninguém para dizer “NÃO!”

André BazagliaAndré Bazaglia

No mesmo evento de lançamento do novo iPad, o qual chamarei o aparelho de iPad 3 a partir de agora, para o “novo” não ficar muito repetitivo, foi lançado também uma versão mais nova do Apple TV, conforme mostramos aqui no iPS. Reprodução de vídeos em Full-HD (1080p), suporte ao iCloud e um hardware mais potente foram algumas de suas novidades, mas nós demos bastante ênfase à algo que é a alma de seu software: o aparelho teve sua interface totalmente reformulada.

Opine sobre a interface que você pode ver acima. Visualmente elegante e moderno? Algo mágico que apenas a Apple consegue fazer? Novo? De acordo com Michael Margolis, um ex-engenheiro da Apple que já trabalhou na Apple TV, o projeto do design visual da nova versão de software é antigo: de 5 anos atrás. E porque só agora conhecemos ele? Simples: porque ele foi rejeitado por Steve Jobs, na época. A primeira versão do Apple TV foi apresentada no mesmo dia em que o mundo conheceu o revolucionário “iPhone”, e me arrisco a dizer que este foi o motivo das semelhanças visuais do software atual do Apple TV com o iOS no projeto rejeitado. Portanto, acho que já tenho a resposta para as três perguntas no começo deste parágrafo: não, não e não.

A opinião tweetada pelo ex-engenheiro em questão foi bem interessante:

“Fato engraçado – este novo visual foi jogado fora 5 anos atrás porque Steve Jobs não gostou dele. Agora, não há ninguém para dizer “não” a um design ruim.”

E você, o que acha? Em minha humilde opinião, o perfeccionismo de Steve Jobs entraria em conflito com o lançamento de um projeto visual rejeitado por ele mesmo há 5 anos atrás. Desde a apresentação primeira versão do Apple TV, em 2007, nunca fui admirador da interface de seu sistema operacional, e continuo achando que faltou um toque mágico da Apple na interface do novo aparelho. Até quando, será? Espero que Tim Cook saiba dizer “não”, afinal, Steve já disse: “ter foco é dizer não”, dizer não a centenas de boas ideias

Fonte: 9to5Mac

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Matheus Machado

    Nada contra o Apple o Apple TV, até torque não tenho um, mas pelo que já vi em imagens, a interface realmente não é tão legal, para mim.

    • Carlosleonardo037

      eu tenho um e acredito que essa é bem melhor do que a antiga. está mais convidativa. 

  • Putinha safada

    A Apple TV sempre foi uma porcaria e um fracasso em vendas, com ou sem Jobs, se mostrou um produto fraco. Engracado que a Apple prega que soh faz um produto quando ele realmente é o melhor ou util, mas a Apple Tv se mostrou ateh agora o contrario.

    • Matheus Machado

      Cada um com sua opinião né… rsrs

    • Eu e somente eu

      Nossa!!Se deve se

    • Joao M.

      Nossa!Se deve ser bem burra mesmo!Pelo jeito vc n entende sobre a Apple…nem sabe nada sobre inglês!Com a Apple TV você não precisa sair de casa para ver um filme…e te files que lançaam na Apple TV esmo antes de ser lançados no Brasil!

  • Vitor

    Bom.. Eu gosto muito da Apple Tv, comprei no final do ano passado.. Confesso que fiquei decepcionado em saber que já iria sair uma melhor.. Mas… A interface antiga era muito melhor, nessa nova pelo menos os ícones deveriam preencher a tela e nao ficarem "escondidos", aumentou os menus sendo que anteriormente era mais simples entrar em repouso por exemplo.
    Nao gostei mas pelo menos ela trouxe suporte a escolha de idiomas no netflix!

  • Lordofmiojo

    Queria que o iPod School fizesse um teste e publicasse uma artigo elogiando e dizendo que Jobs queria ter lançado esta interface antes, pois ele gostava muito, ai todo mundo ia dizer que ela é magica….

  • JanjaBoy

    Eu não acredito que cinco anos atrás Jobs tinha "condenado" a interface. DUVIDO!
    Duvido porque não existia há cinco anos atrás.

    Agora vai aparecer vários "ex" Apple dizendo que o Jobs não gostava e agora com ele morto estão colocando no mercado. E assim vai ter um monte de lendas para chamar a atenção.

  • C0rrosiv3

    Ta fugindo de todo " Tema Apple " que Steve sempre fez questão de padronizar em todos os produtos da Apple…

  • Brunobarbosalinhares

    Steve realmente esta fazendo falta…Esse designer ta horrivel!! Apple que se cuide, nesse passo eu creio que a marca Apple vai perder a indentidade.